segunda-feira, 11 de abril de 2011

Deputado Jeferson Fernandes parabeniza criação da Assessoria de Direitos Humanos da BM

    O deputado Jeferson Fernandes parabenizou o Governo Tarso pela iniciativa inédita de criar a Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar. O major Paulo Cesar Franquilin Pereira, que chefia este trabalho, apresentou os objetivos e as atividades que estão sendo desenvolvidas na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia hoje (30/3) pela manhã. O major destacou a realização de seminários de capacitação para policiais militares. O parlamentar, que é titular da Comissão, alertou para as relações dentro da própria corporação. “Ainda perduram traços e posturas autoritárias de alguns superiores, principalmente com os soldados. Sugiro que a Assessoria, além de continuar o trabalho para fora BM, também se preocupe em ouvir as transgressões de direitos dos praças. Isso não se dá, necessariamente pela violência física, mas pelo abalo moral.”
     Outras ações que estão sendo acompanhadas são a continuidade do Proerd, a instalação de Territórios da Paz, as parcerias com projetos sociais e cursos de capacitação em Direitos Humanos para grupos mirins. A Assessoria, ligada ao Gabinete do Comandante-Geral da BM, já monitora o caso do assassinato de um jovem boxeador em Osório e de violência policial envolvendo um estudante baiano da Unipampa de Jaguarão. (Fonte Cristiane Amaral - Mtr 8685 - Assembleia Legislativa do RS).

Comandante Geral Apresenta a Assessoria de Direitos Humanos

Em, 11 de Abril de 2011, o Comandante Geral, coronel Sérgio, apresentou a Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar ao Grupo Voges, sediado em Caxias do Sul.
Estiveram presentes o Diretor-Presidente do Grupo, Osvaldo Voges, que também é Presidente da Sociedade Esportiva e Recreativa de Caxias do Sul, o Diretor Institucional, Pedro Pezzi, o Diretor de inovação, Oscar Azevedo e o Diretor de Transportes, Marcos Voges.
O Grupo Voges é um dos principais grupos brasileiros de fornecimento de soluções customizadas em eficiência energética e peças de fundição de alto grau de segurança.



Seminário A Anistia no Brasil

Em 06 de Abril de 2011, as 19h, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral, Major Paulo Cesar Franquilin Pereira, participou do Seminário A Anistia no Brasil: Desvendar a Violência do Passado É Prevenir a Violência de Hoje.
Fizeram-se presentes no Evento, Exmo Sr Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, Exmo Sr Presidente da Assembléia Legislativa, Adão Vilaverde, Exmo Sr Secretário de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, Exmo Sr Procurador Geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, Representante do Ministério da Educação, Misiara Oliveira, Exmo Sr Juiz-Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado, Antônio Vinicius Amaro da Silveira, Exmo Sr Defensor Geral da Defensoria Pública do Estado em Exercício, Nilton Leonel Arnecke Maria, Srª Secretária Geral Adjunta da OAB, Maria Helena Dornelles.