terça-feira, 4 de setembro de 2012

ADH PRESENTE NA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO DA FRENTE PARLAMENTAR DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

       A Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral da Brigada Militar esteve presente na reunião do Grupo de Trabalho da Frente Parlamentar pelo Fim da Violência contra as Mulheres, realizada no dia de hoje, 04/09 às 17:30 horas na Sala Adão Pretto na Assembléia Legislativa, representada pela Sd Luciana Andrade.
        Estavam presentes na reunião a Srª Vanessa Gil da Marcha Mundial de Mulheres,  Srª Maisa Fernando de Oliveira da Secretaria de Segurança Pública, Télia Negrão do Coletivo Feminino Plural, a Srª Mariane Tagliari da Defensoria Pública do Estado, o Major Luis Fernando Linch da Secretaria da Segurança Pública - Fórum do Governo, o Sr. Juliano F. de Sá da Secretaria Geral do Governo, a Srª Rubia Abs Diretora do Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o Sr João José Heni da Secretaria Geral de Governo e o Deputado Edegar Pretto. 
         Na reunião foram tratados assuntos pertinentes a introdução do assunto de violência contra as mulheres e meninas nos currículos escolares das escolas do Estado do RGS, foi sugerida uma audiência pública em forma de reunião para debater uma proposta de programa curricular com a Secretaria de Educação do Estado, Conselhos de Educação e demais atores instituicionais de Educação. Por fim foi debatido a temática da elaboração do Relatório Lilás que é uma publicação da Comissão da Cidadania e Direitos Humanos da AL/RS, que abordará a temática da violência de gênero e oferecerá dados sobre violações e garantias dos direitos da mulhreres gaúchas.


REUNIÃO NA CORAG SOBRE A REVISTA COMEMORATIVA AOS 175 ANOS DA BRIGADA MILITAR

Na terça-feira (04/09), às 14h00min, na sede da CORAG (Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas), o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos (ADH), TCel. Paulo César Franquilin Pereira, participou de reunião com a Diretora-Presidenta, Dr.ª Vera Oliveira, sendo tratado sobre a parceria entre a Assessoria de Direitos Humanos e a CORAG sobre a produção da revista de comemoração do aniversário dos 175 anos da Brigada Militar.


REUNIÃO DO OBSERVATÓRIO CONTRA A HOMOFOBIA

          Na tarde de hoje, a Assessoria de Direitos Humanos, representada pela Soldado Rosimar Vieira de Assis, participou da Reunião do Observatório Contra a Homofobia, com a participação do Ministério Público, OAB (Ordem dos Advogados Brasil), Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Defensoria Pública e representantes dos Movimentos Sociais.
          Tem como finalidade, o combate à violência motivada por orientação sexual e identidade de gênero.



DOAÇÃO DE SANGUE

DOAÇÃO DE SANGUE DE QUALQUER TIPO PARA A SRA VERA MARIA TOSCANO PAZ  

Os doadores deverão se dirigir para:
Hospital Mãe de Deus - Banco de Sangue
Rua José de Alencar, 286 - Menino Deus
Porto Alegre - RS 

DOAÇÃO DE SANGUE

Sr CARLOS GARCES precisa de 200 doadores de qualquer tipo sanguíneo.

Doações no Banco de Sangue do Hospital da Santa Casa.

BRIGADA MIRIM DO 1º BPAF PARTICIPA DA CORRENTE HUMANA PARA A CHEGADA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA

Neste sábado (01/09), ás 10h00, na Avenida Presidente Vargas, em Uruguaiana, integrantes da Brigada Mirim participaram da corrente humana para a chegada do Fogo Simbólico da Pátria.
O evento contou com a participação de estudantes, populares e autoridades civis e militares, onde o Fogo Simbólico foi conduzido por corredores da Associação de Corredores de Rua de Uruguaiana (ACORU).


CURSO: "CRACK DO CONSUMO AO TRATAMENTO"

OS INSTRUTORES DO PROERD DO 6º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR PARTICIPAM DE CURSOS EM RIO GRANDE

              No sábado (1/9), às 8h, no Cidec-Sul, Furg, em Rio Grande, instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), Tenente Rafael de Quadros, Sargento Alex Sandra Minase e Soldado Márcia Simone Schimidt, concluíram os cursos; A escola que se vive e a escola que se sonha e X Jornada CEP-Rua, com a apresentação do trabalho Diálogo necessário: prevenção as drogas e a violência no ambiente escolar.
              No decorrer dos cursos os instrutores do Proerd realizaram intervenções nas Escolas Admar Corrêa e Ernesto Pedroso, ambas do bairro Santa Tereza, com o objetivo de estabelecer um diálogo com as crianças e com os adolescentes com o foco na prevenção as drogas, violência e na garantia dos direitos humanos, aproximando os agentes de segurança pública da comunidade infanto-juvenil e ainda estabelecendo uma relação de confiança, desmistificando a visão de autoritarismo que permeia o imaginário social sobre a polícia.