segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SERVIDORES DA SEGURANÇA PÚBLICA INICIAM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PARA A COPA DE 2014

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) inicia no dia 28 de fevereiro um novo ciclo de capacitação. As aulas vão até 3 de abril para os cursos com carga horária de 40 horas, e dia 17 de abril para aqueles com 60 horas de duração. Durante esse período, o Departamento de Ensino e Treinamento (DET) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) terá um telecentro para que os servidores acompanhem as aulas e realizem os trabalhos de avaliação de desempenho.
Os 60 cursos, disponibilizados na modalidade à distância, têm como objetivo qualificar servidores da segurança pública para a Copa do Mundo 2014. No interior do Estado, doze telecentros estão em funcionamento nas cidades de Canoas, Rio Grande, Santo Ângelo, Osório, Viamão, Alvorada, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Erechim, Sant'ana do Livramento e São Luiz Gonzaga.
A Senasp já implantou 270 telecentros nas capitais e principais municípios do interior. Os telecentros são ambientes de treinamento compostos de telessala, sala web, ambiente de tutoria e sala do servidor de rede, com a infraestrutura e os meios necessários para teleconferências, videoconferências, treinamento baseado em computador, e-learning, exibição de vídeos e filmes. Tudo está disponível para treinamento das corporações de segurança pública, instituições parceiras e também para a própria comunidade.
A interatividade entre os alunos e professores acontece via e-mail e também em fóruns de discussão. O DET também estará à disposição para esclarecer dúvidas nos telefones (51) 32887013 e 32887035, e também pelo e-mail cead@ssp.rs.gov.br.
Cursos:
1. Ações para o Controle de Armas-APCA (60 h/a);
2. Análise Criminal-AC (60 h/a);
3. Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial-AJAP (60 h/a);
4. Atendimento as mulheres em situação de Violência-AMSV (40 h/a);
5. Atuação Policial frente aos Grupos Vulneráveis-APGV (60 h/a);
6. Busca e Apreensão-BEA (60 h/a);
7. Capacitação em Educação para o Trânsito-CEPT (40 h/a);
8. Cartéis-Cart (60 h/a);
9. Combate à Lavagem de Dinheiro-CLD (60 h/a);
10. Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA (60 h/a);
11. Crimes Ambientais-CRA (60 h/a);
12. Democracia Participativa-DP (60 h/a)
13. Elaboração de Materiais para Educação a Distância-EMEAD (60 h/a);
14. Emergencista Pré-Hospitalar 1-EPH1 (60h/a);
15. Emergencista Pré-Hospitalar 2-EPH2 (60 h/a);
16. Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes-ESCA (40 h/a);
17. Espanhol 1-ESP1 (60 h/a);
18. Espanhol 2-ESP2 (60 h/a);
19. Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial-FDHAP (60 h/a);
20. Fiscalização Interestadual de Transportes de Passageiro-FITP (60 h/a);
21. Formação de Formadores (60 h/a);
22. Gerenciamento de Crise-GDC (60 h/a);
23. Gestão de Projetos-GP (60 h/a);
24. Identificação Veicular 1-IDV1 (60 h/a);
25. Identificação Veicular 2-IDV2 (60 h/a);
26. Inglês1-ING1 (60 h/a);
27. Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública-IIDH (60h/a);
28. Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos-IEPP (60h/a);
29. Investigação Criminal 1-IC1 (60 h/a);
30. Investigação Criminal 2-IC2 (60 h/a);
31. Investigação de Estupro-IDE (60 h/a );
32. Licitações e Contratos Administrativos-LCA (60 h/a);
33. Mediação Comunitária-MCOM (40 h/a);
34. Mediação de Conflitos 1-MC1 (60 h/a);
35. Mediação de Conflitos 2-MC2 (60 h/a);
36. Ocorrências Envolvendo Bombas e Explosivos-OBE (60 h/a);
37. Operações de Manutenção da Paz e Policiamento Internacional-OPPI (60 h/a);
38. Papiloscopia 1-PAP1 (60 h/a);
39. Papiloscopia 2-PAP2l (60 h/a);
40. Planejamento Estratégico-PES (60 h/a);
41. Policiamento Orientado por Problemas (Sra Model)-POP (60 h/a);
42. Polícia Comunitária-PCO (60 h/a);
43. Português Instrumental-PTI (60h/a);
44. Preservação de Local de Crime VA-PLCVA (60 h/a);
45. Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte-PPCAAM (60 h/a);
46. Psicologia das Emergências-PDE (60h/a);
47. Redação Técnica-RDT (60 h/a);
48. Representação Facial Humana 1-RFH1 (60 h/a);
49. Representação Facial Humana 2-RFH2 (60 h/a);
50. Resolução de Conflitos Agrários-RCA (60 h/a );
51. Saúde ou Doença: em qual lado vocês?-SODVA (40h/a);
52. Segurança Pública sem Homofobia-SPSH (60 h/a);
53. Sistema de Comando de Incidentes-SCI (60 h/a);
54. Sistema e Gestão em Segurança Pública-SGSP (60h/a);
55. Técnicas e Tecnologias Não letais de Atuação Policial-TNL (60h/a);
56. Tópicos em Psciologia Relacionados à Segurança Pública-TEP (60h/a);
57. Tráficos de seres Humanos VA-TSHVA (60h/a);
58. Uso das informações na Gestão das Ações de Segurança Pública-UIG (60h/a);
59. Uso Diferenciado da Força-UDF (60h/a);
60. Violência, Criminalidade e Prevenção-VCPVN (40h/a).

SUSEPE INSTALA CONTROLE BIOMÉTRICO NO PRESÍDIO DE PASSO FUNDO

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) instalou o sistema de biometria para controlar a entrada e a saída de apenados e visitantes no Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF). A ferramenta, implantada nesta semana, funciona a partir de um equipamento leitor de impressões digitais, no qual o preso do regime semiaberto coloca um dos dedos e o sistema informa todos os dados de identificação, com foto e horários de retorno e saída do presídio.

A medida visa melhorar o controle e a segurança do estabelecimento, que é o maior da Região Norte do Estado. Antes, os apenados assinavam um livro de presença para registrar suas movimentações. A instalação, feita no presídio e nos dois albergues, incluiu um projeto de infraestrutura com parte elétrica, lógica e telefônica, além de três computadores novos e três coletores de digitais. O investimento totalizou R$ 60 mil.

Outros estabelecimentos de regime semiaberto já utilizam o recurso da biometria como o Instituto Penal de Viamão, o Instituto Penal Padre Pio Buck, em Porto Alegre, o Instituto Penal de Caxias do Sul, o Instituto Penal de Santa Maria e o anexo da Penitenciária Modulada de Osório.

O projeto piloto foi desenvolvido no Instituto Penal Padre Pio Buck, entre 2009 e 2010, após o seu aperfeiçoamento, ele passou a ser implantado em outras casas prisionais. Até o momento, existem cerca de 18 mil pessoas cadastradas biometricamente, entre apenados e visitantes.

SSP E SÃO LOURENÇO DO SUL FIRMAM PARCERIA PARA INSTALAR SERVIÇOS DE CORPO DE BOMBEIROS

O Estado e a Prefeitura de São Lourenço do Sul firmaram uma parceria com vistas à criação dos serviços do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar no Município. A assinatura do termo de cooperação ocorreu neste sábado (25), durante a Interiorização do Governo Estadual. O evento, coordenado pelo governador Tarso Genro, contou com o prefeito José Sidney Nunes de Almeida, o secretário em exercício da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, e o comandante-geral da BM, cel. Sérgio de Abreu.

Pelo documento, compete à Secretaria de Segurança Pública, entre outros pontos, por intermédio da BM, designar a área física compatível para a construção do prédio do quartel junto à 2ª Companhia do 30º BPM, designar e manter o efetivo mínimo para o funcionamento de uma Seção de Combate à Incêndio (SCI), com o respectivo oficial comandante, além de fornecer uma viatura de autobomba-tanque, que atualmente encontra-se sob guarda do Corpo de Bombeiros de Pelotas. Ao município, cabe a construção do prédio do quartel.

"Com isso, estamos atendendo uma demanda da comunidade. Também por intermédio da Brigada Militar, estamos investindo R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos para a região, como uma caminhonete pick-up 4x4 e motos, entre outros", apontou Juarez Pinheiro. O Policiamento Turístico - que está sendo implementado no Rio Grande do Sul -, também foi destacado pelo secretário em exercício. Ele lembrou que, em 2011, foram capacitados 40 servidores da BM e da Polícia Civil para atuar em Pelotas e São Lourenço do Sul. De acordo com Pinheiro, este ano deverão ser qualificados mais 80 policiais para atuarem na Costa Doce.

Após a reunião do secretariado, Juarez Pinheiro, o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Jr., e o diretor-geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia, se reuniram com representantes da segurança pública da região para debater assuntos pertinentes à área da segurança.

SUSEPE PROMOVE EVENTO DE CARNAVAL NA PENITENCIÁRIA MADRE PELLETIER

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) vai promover, na próxima terça-feira (28), o Carnaval para as apenadas na Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), em Porto Alegre. O evento, que vai ocorrer no pátio durante à tarde, terá como atração a Escola de Samba Imperadores do Samba, além de realizar o concurso da "Mais Bela Passista", no qual oito presas disputarão o título.

Segundo a direção da PFMP, a ideia do entretenimento é oferecer momentos de descontração, alegria e diversão para cerca de 240 presas. Na programação, baterias, passistas e ritmistas da Imperadores do Samba vão animar a festa.

REUNIÃO DISCUTE SEGURANÇA PÚBLICA NA COPA DO MUNDO DE 2014

O secretário em exercício da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, esteve reunido com o gerente-geral de segurança do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Hilário Medeiros.


O andamento dos preparativos para o campeonato foi um dos temas da reunião, que contou com a participação do coordenador da Câmara Temática de Segurança Pública, coronel Erlo Pitrosky e do coordenador do RS na PAZ, delegado Carlos Sant?Ana.


Para o primeiro semestre de 2012, está previsto o início de novos cursos de capacitação de policiais civis e militares em áreas como uso diferenciado da força, segurança e apoio ao turista, atuação da polícia judiciária voltada para grandes eventos, operações de bombeiros militares, entre outras. Essas disciplinas já estarão presentes na grade curricular dos cursos de formação dos novos policiais civis e militares aprovados nos últimos concursos. Aproximadamente 4 mil policiais serão capacitados para atuar em grandes eventos e serão multiplicadores desses conhecimentos.


A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos também irá formar servidores da segurança do RS em policiamento montado em praças desportivas e locais de grande aglomeração de público, condutor de cão de faro (busca de pessoas em áreas colapsadas), condutor de cão de faro (drogas e explosivos) e atendimento a múltiplas vítimas.

Investimentos em tecnologia também irão potencializar o trabalho policial. Será instalado, na sede da SSP, o Centro de Comando e Controle da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que deve reunir integrantes da Polícia Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Defesa Civil, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros.

PRAIA DE TORRES SEGUE COM O MAIOR NÚMERO DE SALVAMENTOS NO LITORAL NORTE

Em 65 dias de atuação da 42ª Operação Golfinho da Brigada Militar, que teve início em 17 de dezembro de 2011, as praias do Litoral Norte ainda apresentam um grande número de veranistas, principalmente devido ao feriado de Carnaval, o que aumenta o trabalho dos salva-vidas. A praia de Torres continua a campeã de salvamentos, com 219 casos - do total de 845 registrados até as 13h desta segunda-feira (20) no Litoral Norte.

O período de maior incidência de resgates de banhistas pelos salva-vidas ocorre entre 14h30 e 19h. Destaca-se que a faixa etária com maior número de salvamentos é a de 11 a 15 anos, totalizando 274 salvamentos dentro deste grupo até o momento no Litoral Norte, sendo159 do sexo masculino e 115 do sexo feminino.

A Brigada Militar salienta que os salva-vidas, além de realizar resgates quando necessário, têm a função de prevenir os afogamentos, sendo essencial o respeito às sinalizações de bandeiras e placas pelos banhistas.

Em todo o Estado, já são 1.101 salvamentos - sendo 164 no Litoral Sul e 92 em Águas Internas, além 845 no Litoral Norte, de conforme relatório da Brigada Militar desta segunda-feira. Os afogamentos somam três: em Torres, Capão da Canoa e Imbé.

Guaritas que registram mais salvamentos no Litoral: 

- Guarita nº 11, em Torres - 68 salvamentos
- Guarita nº 10, em Torres - 44 salvamentos
- Guarita nº 08, em Torres - 33 salvamentos
- Guarita nº 76, em Capão da Canoa - 28 salvamentos
- Guarita nº 146, em Tramandaí - 26 salvamentos
- Guarita nº 134, em Imbé - 23 salvamentos
- Guarita nº 12, em Cassino - 22 salvamentos
- Guarita nº 07, em Torres - 20 salvamentos
- Guarita nº 075, em Capão da Canoa - 17 salvamentos
- Guarita nº 077, em Capão da Canoa - 16 salvamentos

FORMATURA DO PROJETO PATRULHA DO MAR EM CAPÃO DA CANOA

     Na sexta-feira, (24-02), às 19h, na Casa de Cultura Érico Veríssimo de Capão da Canoa, ocorreu a formatura de 130 alunos do Projeto Patrulha do Mar, Projeto Social iniciado em 15 de dezembro de 2011, integrante do Programa Brigada Orienta.
      O evento contou com a presença do Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, do Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Otavio Teixeira, do Chefe da Assessoria de Direitos Humanos Ten Cel Paulo César Franquilin Pereira, do Comandante do 2º BPAF, Ten Cel Paulo Ricardo Garcia, do Coordenador Regional de Defesa Civil, Major Gilcei Leal, da Secretária Municipal de Educação, Rosmari Nicolau e da Diretora da Casa de Cultura, Lourdes Helena Cabral.
     O grupo teatral Brigada em Cena apresentou a peça “Cão fusão na Praia” trazendo alegria ao público presente, em seguida a Banda da Brigada tocou a marcha de desfile, para patrulheiros formados em anos anteriores, os quais fizeram a Guarda de Honra para a entrada dos novos patrulheiros do Patrulha do Mar.
      Os formandos pertencentes a Capão da Canoa foram coordenados pelos Soldados Everton, Paulo, Jane, Graziele e Padilha, recebendo orientações sobre ordem unida, moral e cívica, entre outras. Outros Projetos Sociais foram desenvolvidos junto aos alunos do Patrulha do Mar, sendo formadas turmas de Salva vidas Mirins, com participação do Proerd Praia e Brigada Orienta Verão, dando informações sobre prevenção ao uso de drogas, contra a violência, orientações sobre segurança e prevenção de incêndio, além de cuidados com a saúde.
       O Patrulha do Mar participou de diversas atividades esportivas na praia, ganhando a Gincana do Proerd Praia, em Torres e conquistando o vice-campeonato de Futebol Infantil em Capão da Canoa.
        O Prefeito Amauri Magnus Germano, o Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Otavio Teixeira, o Coordenador do Programa Brigada Orienta, Ten Cel Franquilin, o Comandante do 2º BPAF, Ten Cel Paulo Ricardo e a Diretora da Casa de Cultura, Lourdes Helena Cabral, foram homenageadas com um troféu do Projeto Patrulha do Mar, pelo incentivo, colaboração e apoio ao projeto.
      No seu discurso o Ten Cel Franquilin agradeceu a todos e principalmente às equipes do Programa do Brigada Orienta pelo trabalho desenvolvido na Operação Golfinho e destacou o trabalho da Coordenação do Projeto Patrulha do Mar, salientando que a parceria entre Prefeitura Municipal e Brigada Militar fizeram o sucesso do Projeto, na sequência o  o Prefeito Amauri agradeceu à Brigada Militar pelo apoio e colocou a Prefeitura à disposição para o desenvolvimento do Patrulha do Mar na próxima Operação Golfinho.