sábado, 14 de janeiro de 2012

PM MIRINS DE GRAVATAÍ PARTICIPAM DO SALVA VIDAS MIRIM EM CAPÃO DA CANOA

  Na quarta-feira (11/1), em Capão da Canoa, as 67 crianças que integram o “Projeto Policial Militar Mirim” do 17º Batalhão de Polícia Militar participaram do projeto Salva-vidas Mirim da Brigada Militar, que é desenvolvido durante a Operação Golfinho 2011/2012.
O curso é desenvolvido há 14 anos pela Brigada Militar, objetivando preparar as crianças e, indiretamente, suas famílias, para curtir um veraneio com segurança e tranquilidade.
Policiais militares, bombeiros militares e salva-vidas que integram a equipe transmitem orientações às crianças sobre os riscos no mar, dicas de segurança na praia, noções de prevenção às drogas e à violência. Também ensinam a conceituação de meio ambiente e a importância da preservação deste, entre outros assuntos relevantes à faixa etária. 





Brigada Orienta no Litoral Gaúcho

O programa Brigada Orienta da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar desenvolveu diversas atividades nesta semana.
Na terça-feira (10/01) o Salva-vidas Mirim esteve na praia de Quintão e contou com uma apresentação do Brigada em Cena. A interação além de divertida foi muito educativa e as crianças aprenderam como as pessoas devem se comportar na praia, que tipos de cuidados devem ter com o lixo, entre outras orientações. Na quarta e na quinta, o projeto esteve em Capão da Canoa e na sexta-feira (13/01) estará em Arroio do Sal, na guarita 38 e na praia do Laranjal, no Balneário Camping.
O Salva-vidas Máster desenvolveu suas atividades em Torres, Capão Novo e Capão da Canoa. O público participante recebeu orientações sobre riscos no mar, dicas de segurança na praia, noções de prevenção às drogas e à violência, entre outros assuntos relevantes. Na sexta-feira estará nas praias de Imbé e Mariluz.
Além das atividades de rotina, na segunda-feira (09/01), em Capão da Canoa, o Patrulha do Mar proporcionou aos patrulheiros um divertido banho de mar e repassou a eles orientações sobre os cuidados no mar. Na quarta-feira os patrulheiros prestigiaram a competição de salva-vidas, e posteriormente, na sede da Patrulha do Mar/CEACRIA receberam a visita do coordenador-geral do Brigada Orienta, o TCel Franquilin. Na quinta-feira, eles participaram com muito entusiasmo do projeto Salva-vidas Mirim.

O Brigada Orienta Verão esteve na terça-feira nas praias de Mariluz e Santa Terezinha, na quarta-feira em Quintão, onde em parceria com o PROERD Praia e Brigada em Cena orientaram os veranistas e distribuíram de Folders à beira mar. Na quinta-feira o projeto desenvolveu suas atividades em Xangri-lá, na Vila Figueirinha e na Colônia de Férias da CEEE. Na sexta estará em Pinhal.

Na terça e na quarta-feira o Brigada em Cena realizou apresentações na praia de Quintão, entre elas a peça “O motorista Maluco”, e na quinta-feira passeou de “Dindinho” em Tramandaí, divertindo e orientando a população.

O Proerd Praia, juntamente com seu mascote Léo, desenvolveu suas atividades de prevenção às drogas, nas praias de Tramandaí, Quintão e Cassino. Na sexta-feira estará em Pinhal, na Estação Verão do Sesc e em Laranjal, no Litoral Sul.
Os jovens do Praia Limpa assistiram, na terça-feira, em Tramandaí, na Associação Cultural de Capoeira Una Ganga (ACCUG) uma apresentação de capoeira, com Leandro de Andrade, Prof. Baiacu. Na quinta-feira, o projeto contou com a parceria do Proerd Praia, outro integrante do Brigada Orienta, que realizou uma palestra sobre prevenção e combate às drogas, na sua sede, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Tramandaí.
O Patrulheiro Ambiental Mirim, que desenvolveu suas atividades em Torres, forma nesta sexta-feira (13/01), novos patrulheiros ambientais mirim.
A Escolinha ABC de Trânsito que também integra o programa Brigada Orienta esteve, nesta semana, nas praias de Torres e Xangri-lá, e na sexta-feira, desenvolve suas atividade em Arroio do Sal.






Todos os projetos do Brigada Orienta são abertos ao público e o calendário geral é divulgado nos endereços: http://direitoshumanosbm.blogspot.com, http://www.facebook.com/brigadaorienta e no site www.brigadamilitar.rs.gov.br.
Maiores informações através do email projetosbm@brigadamilitar.rs.gov.br ou com o coordenador-geral do Programa Brigada Orienta, Ten Cel Franquilin pelo fone: 85016542.