segunda-feira, 9 de maio de 2011

2º BPAF REALIZA SEMINÁRIO DE SEGURANÇA RURAL

Na sexta feira (06/05), das 15h00 às 18h00, no Parque do Sindicato Rural de São Borja, foi realizado o Seminário de Segurança Rural, onde foram discutidas estratégias para enfrentamento dos crimes do campo, especialmente abigeato e ações práticas de combate aos crimes do campo e quais precauções que devem ser adotadas pelos produtores, além de um trabalho de parceria com órgãos de segurança.

As palestras foram ministradas pelo Maj. Xavier e Ten. Eduardo e contou com a presença de autoridades, representantes da comunidade e produtores rurais das cidades de São Borja, Itaqui, Maçambara e Garruchos.

O comandante do 2º BPAF, Maj. Damião fez uma prestação de contas referente aos índices estatísticos da criminalidade do campo.





Assessoria de DH presente na Reunião da Desocupação da Vila Chocolatão

Em (09-05), às 09:00h a Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, através do Major Franquilin, participou da reunião das entidades envolvidas na desocupação da Vila Chocolatão, realizada na sede do DEMHAB.
A reunião contou com a presença da Diretoria do DEMHAB, Comando de Policiamento da Brigada Militar, Ministério Público, Comando do 9º Batalhão de Policia Militar, Associação do Moradores da Vila Chocolatão, Departamento Jurídico e Social do Demhab, bem como representantes jurídicos dos moradores da Vila.
 Na ocasião foram tratados assuntos para a retirada pacífica dos moradores da Vila Chocolatão e transportados para suas novas moradias na Zona Norte.

Assessoria de DH presente na Reunião da Regularização Fundiária em Áreas da União

Em (06-05), a Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, Major Franquilin, participou da reunião sobre a regularização fundiária realizada pela Comissão Especial de Habitação Popular e Regularização Fundiária, presidida pelo deputado Raul Carrion (PCdoB), onde debateram aspectos da regularização fundiária para fins de moradia de interesse social em áreas da União situadas no Rio Grande do Sul, em audiência pública, na tarde desta sexta-feira (6). Estiveram presentes representantes da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), da inventariança da extinta RFFSA, da Caixa Econômica Federal, do INSS, da Advocacia Geral da União (AGU) e de 29 municípios gaúchos, entre outros órgãos. Também participou do debate a relatora do órgão técnico, deputada Ana Affonso (PT).

Assessoria de Direitos Humanos na Reunião sobre Igualdade Racial

Em (05-05), a Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante-Geral da Brigada Militar, através do Maj Franquilin participou da reunião do Comite de Promoção de Igualdade Racial no Setor Público, organizado pela Coordenação de Igualdade Racial no RS, da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, coordenado pela Sra Sandra Maciel.
Estiveram presentes Ministério Público, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, doze entidades ligadas a movimentos negros do RS, a Assessoria de Políticias Públicas para o Negro, da Prefeitura de Gravataí, Sr Jairo Santerra e o Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais do DF e RS, Srª Profª Franquilina Marques Cardoso.
A próxima reunião ficou marcada para o dia 17-05, às 14:30hs na Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar. (Rua dos Andradas, nº 522, Centro).