quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

BRIGADA ORIENTA PRESENTE NA COMPETIÇÃO DE SALVA-VIDAS EM CIDREIRA

      Na manhã de quarta-feira (25-01), o Coordenador do Brigada Orienta, TCel Franquilin acompanhou as competições dos Salva-vidas na praia de Cidreira, que contou com modalidades de natação e corrida, envolvendo salva-vidas das praias do litoral Norte, sagrando-se campeã a equipe de Quintão.
       O Projeto PROERD Praia distribuiu material informativo e orientou os veranistas,  tendo o Coordenador do Brigada Orienta entregado folders e revistas para o Diretor do MBM Seguros de Pessoas, Coronel da Reserva Guacir Del´lano, o diretor do Sicredi Mil , Coronel da Reserva Rudy Martins, Diretor de Previdência e Produção do MBM, TCel da Reserva Nelton Ledur e o Coronel da Reserva Joel Prates Pedroso.






Reunião do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Políticas para as Mulheres

Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar presente na reunião do Comitê Gestor de Gênero do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que ocorreu no Palácio Piratini, Salão Negrinho do Pastoreio.
o Evento contou com a presença da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário.

Realização: Secretaria de Política para Mulheres/RS
Apoio: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República



Operação Golfinho registra 116 salvamentos no fim de semana

O fim de semana com tempo bom e praias lotadas fez aumentar em 23% o número de resgates realizados pelos salva-vidas da 42ª Operação Golfinho. Dos 587 salvamentos contabilizados até a meia-noite de sexta-feira (20), o total chegou a 703 até o final de domingo (22). No Litoral Norte, os salva-vidas precisaram ser acionados em 90 ocasiões. Já nos balneários de águas internas, o índice quase dobrou, passando de 27 para 48.
Os salva-vidas orientam os banhistas a respeitarem as placas e bandeiras de sinalização expostas na orla. Em um desses pontos considerados perigosos, os agentes resgataram do mar, na última sexta-feira (20), três veranistas argentinos que ignoraram os sinais de alerta e se arriscaram em um ponto entre as guaritas 75 e 76, em Capão da Canoa. Os salva-vidas das duas guaritas tiveram dificuldade em retirar da água o grupo que estava prestes a se afogar. Os três foram encaminhados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Veranistas e salva-vidas participam de campeonato de escultura na areia

Agentes salva-vidas da 42ª Operação Golfinho participaram, nesta terça-feira (17), em Torres, do primeiro campeonato de escultura na areia deste verão. Promovida pela Brigada Militar (BM), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a competição reuniu militares e civis, em uma integração entre a comunidade e os agentes da operação.
A atividade faz parte do programa Verão numa Boa, do Governo do Estado. Além dos participantes, também estiveram presentes no evento os oficiais e praças da equipe da Comunicação Social da BM, os oficiais e praças da coordenação dos salva-vidas e a equipe do Sesc de Torres.
Consagraram-se campeões:
Na categoria Comunidade
1º lugar- escultura Raquel
2º lugar- escultura Musa da Praia
3º lugar- escultura Tartaruga Grande
Na categoria Militares- Operação Golfinho
1º lugar- escultura Mão dos Salva-vidas, realizada pela equipe de salva-vidas de Torres, soldados Maldaner e Fabrício
2º lugar- escultura Consciência no Trânsito, realizada pela equipe de salva-vidas de Capão da Canoa, sargentos Alex e Martinez
3º lugar- escultura Brasão da Operação Golfinho- realizada pela equipe da Comunicação Social, soldados Fogliarini e Rocha (fem).


Primeira-dama fotografa agentes penitenciárias em Charqueadas

A primeira-dama Sandra Genro visitou a Penitenciária Modulada de Charqueadas, onde fotografou as agentes penitenciárias da Susepe, que trabalham com presos tanto nos módulos masculinos quanto no feminino. Ela conheceu o complexo presidiário, conversou com os funcionários e também com algumas detentas.
"Há uma relação amigável entre as detentas e as funcionárias, inclusive com elogios ao tratamento que recebem. Isso mostra a importância de valorizar o trabalho das agentes penitenciárias", afirmou Sandra. As fotos farão parte de uma exposição fotográfica que o Gabinete da Primeira-Dama está organizando, a pedido da Secretaria de Segurança Pública, para homenagear as mulheres que trabalham na área da segurança durante o Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública, marcado para os dias 6 e 9 de março no auditório do Ministério Público Estadual.
Desde o mês de dezembro, a primeira-dama e sua equipe do Gabinete registraram o trabalho de mulheres em diversos órgãos e departamentos que tratam da segurança pública como o Departamento Médico Legal (DML), o Comando Ambiental da Brigada Militar, a Delegacia da Mulher, o Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), o Departamento de Criminalística, a Penitenciária Madre Pelletier, o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), entre outros.


Curso de Instalação elétrica e hidráulica beneficia apenados em Montenegro

Um convênio assinado entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Senai e Fiergs possibilitou, na última segunda-feira (16), que 32 presos do regime fechado da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro (PMEM) ingressassem no curso de Instalação Elétrica Predial e Eletricista, na modalidade Iniciação Profissional.
Os apenados serão divididos em duas turmas de 16 alunos. Os detentos que participam do curso foram escolhidos por estarem em iminência de liberdade, progressão de regime e ou condicional.
Aulas teóricas e práticas
Na carga horária de 80 horas, dentro das normas da Associação Brasileira Normas (ABNT), os presos vão aprender noções de segurança, manuseio de ferramentas, fios, tomadas e interruptores, além limpeza e organização do ambiente, durante execução do trabalho. As aulas práticas envolverão simulações de instalação elétrica dispostas em box, que imitam paredes e tetos de residências, prédios e outros. Viabilizar cursos profissionalizantes na inserção social tem sido umas das prioridades da Secretaria da Segurança Pública, por meio da Susepe.