quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍCIA COMUNITÁRIA

Na noite de terça-feira (30/8), no salão Diplomata do Hotel Embaixador, em Porto Alegre, foi realizada a solenidade de abertura do Seminário Nacional de Polícia Comunitária, evento promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
O evento tem o objetivo de promover o debate sobre polícia comunitária, estabelecendo um consenso que, futuramente, dará origem às diretrizes da política nacional de polícia comunitária a ser desenvolvida pelo Ministério da Justiça e órgãos policiais em todos os estados brasileiros.
A mesa de honra foi composta pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, pelo coordenador nacional de Polícia Comunitária, coronel Erisson Pita, pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels, pelo secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, pelo inspetor da Polícia Nacional do Japão, Koichi Marauyama e pelo representante da Secretaria de Segurança Pública de Santa Fé, na Argentina, Enrique Fonte.
Além das autoridades da mesa, prestigiaram o evento o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, o subcomandante-geral da BM, coronel Altair de Freitas Cunha, o chefe do Estado-Maior, coronel Valmor Araújo de Mello, os coronéis que compõem o Conselho Superior da corporação, entre outros oficiais e praças que irão participar do seminário, além dos policiais militares palestrantes.
Também estiveram presentes os comandantes-gerais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte e da Polícia Militar do Ceará, coronel Werisleik Pontes Matias, entre outros oficiais de outras polícias militares e corpos de bombeiros militares de outros estados, além dos coordenadores de polícia comunitária e outras autoridades estaduais de todo Brasil.
A programação do seminário segue até sexta-feira (2/9), com mais de trinta palestras ao longo dos três dias de evento.
Na manhã de quarta-feira (31/8), o governador do Estado, Tarso Genro, esteve na abertura do ciclo de palestras, e destacou a importância da polícia comunitária na aproximação do Estado com a população. Os oficiais do Comando-geral da Brigada Militar também estavam presentes, e, além de assistir, irão participar das atividades como palestrantes.




A Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar que tem com Chefe o Maj Paulo Cesar Franquilin Pereira enviou para o Seminário os representantes: Cap Letícia Dal'Igna, Ten Luzelani Flores Ziegler , Sgt Jorge Leandro Ferrazza, Sgt João Batista Silva Xavier, Sgt Carlos Miguel Nunes da Rosa, Sd José de Mattos, Sd Rodrigo Domingues dos Santo e o  Sd Túlio Cesar Figueiró.  







GRUPO DE TRABALHO CONTRA O ALCOOLISMO DISCUTE ESTRATÉGIAS


O Grupo de Trabalho Contra o Alcoolismo (GT), realizou a segunda reunião, na manhã desta sexta-feira (26), na Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). Durante o debate, conduzido pelo adjunto Miguel Velasquez, o grupo discutiu alternativas para a criação de um projeto que será apresentado ao governo.
Formado por instituições que trabalham com a área, o grupo reuniu-se pela primeira vem há uma semana, para discutir sobre o tema. Desde então ficou definido que serão realizadas reuniões semanais para elaborar e executar ações sobre o enfrentamento ao uso abusivo e venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
A intenção é formular políticas de estado para tratar sobre o caso. Além disso, o grupo está reunindo estatísticas e formulando estratégias para o enfrentamento do tema. “A repressão por si só não faz mudar cultura,  precisamos investir em campanhas educativas e informativas”, disse Velasquez sobre as estratégias.
No final do encontro, ficou acertado que cada integrante irá elaborar e apresentar propostas  em sua área de atuação, até a próxima quarta-feira. As ideias serão encaminhadas ao diretor do Departamento de Políticas sobre Drogas da SJDH, Solimar Amaro, que irá criar um esboço do artigo para ser discutido na próxima reunião.
O GT Contra o Alcoolismo é formado por representantes das seguintes instituições: Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Cruz Vermelha, Sindicato Médico do RS (SIMERS), Secretarias do Estado  da Justiça e dos Direitos Humanos, da Saúde e Educação. Além da Polícia Civil, Associação dos Psiquiatras do RS, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brigada Militar, Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e pelo Sindicato do Ensino Privado (Sinepe).
Representou a Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, o Sd Túlio Cesar Figueiró, que compõem o Grupo de Trabalho.