terça-feira, 10 de julho de 2012

COMANDANTE-GERAL CONVIDA PARA PASSAGEM DE COMANDO DE POLICAMENTO DA CAPITAL

ADH PARTICIPA DE REUNIÃO NA SSP

Na terça-feira (10/07), no Departamento de Ensino e Treinamento (DET) na Secretaria de Segurança Pública, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) TCel. Paulo César Franquilin Pereira, participou da reunião de atualização técnica e normatização  da Carteira de Nome Social utilizada pela população travesti e trassexual no Estado do Rio Grande do Sul a qual tem previsão de confecção no mês de agosto pelo Instituto de Identificação.






SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES IMPULSIONA A CRIAÇÃO DE MAIS UM CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER - CRAM

       A Secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Márcia Santana, participou no  dia 05/07, do ato de inauguração do novo serviço municipal de atendimento às mulheres, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM).  “Neste momento importante para Porto Alegre, é necessário parabenizar todas  e todos aqui presentes, mas, recordar da história de mulheres como Vânia Araujo que construiu história no Estado. Este centro é o resultado da união e parceria de diversas instâncias políticas, governamentais e movimentos de mulheres.  Exemplo disto é a Secretaria de Política para as Mulheres que não existiria  se as mulheres de diversos movimentos sociais não exigissem e não construíssem história. É a institucionalização de políticas públicas direcionadas para as mulheres. Este centro é também resultado de todo este passado histórico”, complementa a secretária.  

      Centro de Referência integra rede de atendimento à mulher

      Saúde, assistência social, orientação jurídica e pedagogia são os pilares do trabalho que desenvolverá o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM). O novo serviço municipal (rua Siqueira Campos, 1184, 16º andar) foi inaugurado na manhã do dia 05/07, como um espaço de atendimento multidisciplinar a mulheres vítimas de todo tipo de violência, como doméstica, sexual ou assédio sexual e moral.

      Conforme esclareceu a titular da Coordenadoria Municipal da Mulher, a qual o centro está ligado, Ângela Kravczyk, a principal finalidade é de prevenção à violência. “O centro deverá ser uma porta para a rede de atendimento. É um trabalho de transversalidade, para articular os serviços existentes em benefício das mulheres e dar base para que se sintam fortes e rompam o ciclo de violência”, afirmou Ângela.   

       Para o prefeito José Fortunati, o centro marca a integração dos serviços a fim de potencializar a resolutividade nas pontas. “O centro era uma necessidade. Esse é um espaço de proteção, acolhimento e amor às famílias que precisam de um novo horizonte e orientação do serviço público“, manifestou o prefeito, destacando a parceria com órgãos municipais, estaduais e federais na rede de atendimento.  

      Todos os casos que chegarem ao Centro serão mantidos sob sigilo. O serviço contará com equipe para oferecer atendimento multidisciplinar, com profissionais nas áreas de psicologia, assistência social e Direito. No local, a mulher terá informações sobre questões de gênero e violência e, caso necessário, será encaminhada para a rede de atendimento da prefeitura nas áreas de saúde, segurança e assistência social. Serão disponibilizados, ainda, uma brinquedoteca, com pedagoga que irá atender crianças que vierem acompanhando suas mães, e um auditório para palestras.   

      A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Renata Jardim, enfatizou que a criação do Centro completa três etapas importantes da Capital na estruturação da rede para articular as políticas públicas - que previa a realização da conferência municipal, a criação do conselho municipal e a constituição do CRAM, nascido de uma demanda antiga durante as três últimas edições da Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.   

     Participaram da solenidade a primeira-dama Regina Becker, secretários municipais, vereadores, a secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana, coordenadora da Delegacia Especial do Atendimento à Mulher, Nadine Farias Anflok, a representante do Movimento Organizado das Mulheres Lícia Peres, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Helena Estrazulas, e a procuradora de Justiça Veleda Dóbke, representando o Ministério Público.  

JOANA INTEGRANTE DA BRIGADA MILITAR PARA A CORTE DA OKTOBER

Reportagem do Jornal Gazeta do Sul de 09 de Julho de 2012.
 






CPC REALIZAZA FORMATURA DO PROERD

Na tarde de terça-feira (10/07), a Assessoria de Direitos Humanos (ADH), através de seu Chefe TCel. Franquilin, participou da formatura do programa PROERD, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), no bairro Lomba do Pinheiro, no Ginásio Paroquial Santa Clara, onde foram formados alunos de dezenove escolas envolvidas. Presentes oficiais e praças do programa e comandantes dos OPM, estando presente, também, o comandante do CPC Cel. Valmor.