segunda-feira, 2 de julho de 2012

ESCOLA ITINERANTE DE DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA

     Na segunda-feira (02/07), às 08:30min, iniciou-se na Faculdade Monteiro Lobato, em Porto Alegre, o curso da Escola Itinerante de Direitos Humanos e Segurança Pública, promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e pelo Instituto Palavrações, oriundo da cidade de Estrela/RS. Os integrantes da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) participam do curso.
     O período do curso é de 02  à 09 de julho/2012, seguindo os seguintes eixos: Violência, História do Brasil, Conjuntura Atual da Segurança Pública e Qualidade de Vida da Segurança Pública.
     A Escola Itinerante de Direitos Humanos e Segurança Pública, sob a liderança do Professor Ricardo Balestreri, tem por objetivo capacitar Policiais Militares e Civis, Bombeiros e Guardas Metropolitanas das capitais da Região Sul à questão dos Direitos Humanos e da promoção dos direitos do cidadão. Também estimula os grupos de estudo a produzierem conhecimento atráves de suas vivênvias como policiais, sendo o instrutor um "facilitador", o qual estimula os grupos atráves de filmes, esquetes, músicas, cartazes e outros recursos.
     Mais detalhes sobre o Instituto Palavrações pelo site: www.palavracoes.com.
Fotos: Lucas Dávila (Instituto Palavrações)


PARABENIZAÇÃO DO COMANDO DA BM AO DIA DOS BOMBEIROS

EXPOSIÇÃO CONTRA A HOMOFOBIA VAI ATÉ 5 DE JULHO

        Até a próxima quinta-feira (05), ocorre no hall de entrada do Centro Administrativo Fernando Ferrari a exposição "Homofobia tem cura: Educação e Criminalização". A mostra faz parte da programação do Dia Internacional do Orgulho Gay, celebrado na última quinta-feira (28) e tem por objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade contra o preconceito e a discriminação e em apoio à criminalização da homofobia.
 
        Também integra as comemorações ao Dia Internacional do Orgulho Gay, o Seminário Regional Rio Grande Sem Homofobia, que acontecerá no dia 3 de julho, no prédio 16 da Universidade de Cruz Alta (Unicruz). A atividade visa à capacitação de servidores municipais e estaduais da saúde, educação, segurança pública, assistência social e cultura, além de ONGs que atuam no enfrentamento à homofobia. As inscrições podem ser feitas pelo Ste http://nic.unicruz.edu.br/lgbts/srrgshca.

         No Rio Grande do Sul, segundo dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100), foram registradas 80 denúncias de casos de homofobia no período de janeiro a junho deste ano. Os números revelam, ainda, que 13 pessoas são vítimas de homofobia ao mês no Estado, uma média de três por semana.

         O coordenador de Diversidade Sexual da SJDH, Fábulo Nascimento da Rosa, afirma que, ao longo da história, a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) foi oprimida e a orientação sexual foi sempre associada à vergonha. "É neste sentido que celebramos o Dia do Orgulho LGBT, como uma forma de afirmação daquilo que simplesmente somos, e não inerentes a cada indivíduo. É a não aceitação à livre expressão e o desrespeito à diversidade que geram os graves índices de violência contra esta população e, por serem dados graves, é que nos comprometemos cada vez mais com essa política", completou o coordenador.

Instrutora do PROERD CRPO/VRS realiza ação social

Na manhã de sexta-feira (29/6), no Plenário da Câmara dos Vereadores de Estância Velha, uma Instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS), realizou a entrega de doações de roupas para instituições de caridade. 

      O evento ocorreu devido uma gincana em benefício à Campanha do Agasalho que a Policial Militar Instrutora do Proerd, soldado Graziela, do 3º Batalhão de Policia Militar (3° BPM) organizou com seus alunos. O Comandante do CRPO/VRS, tenente-coronel Carlos Armindo Thomé Marques prestigiou a Ação Social, parabenizando a soldado Graziela pela iniciativa e a todos que contribuíram para organização do evento. 

      Estavam presentes no acontecimento o Comandante do 3º BPM, capitão Zanini, o Coordenador dos Projetos Sociais do CRPO/VRS, tenente Gustavo e autoridades regionais.