sábado, 10 de março de 2012

ASSESSORIA DE DIREITOS HUMANOS PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO MULHERES E A SEGURANÇA PÚBLICA


          Encerrou-se nesta sexta feira, dia 09/03, o Seminário internacional Mulheres e Segurança Pública, que durante o período de 06 a 09 do mês corrente, possibilitou um amplo debate entre as servidoras da segurança pública, as mulheres participantes dos movimentos sociais e a sociedade em geral, discutindo os seus papéis no mundo contemporâneo, perspectivas, avanços e empoderamento, reforçando a importância da defesa da igualdade de gênero.  
        A cerimônia oficial de encerramento ocorreu às 17hs com a presença do Governador Tarso Genro, o Secretario Estadual de segurança Pública Aiton Michels e outras autoridades ligadas a Segurança. O Governador Tarso elogiou o evento e a dedicação das organizadoras e recebeu das mãos da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana a Carta de Porto Alegre, que  contempla no  seu texto as reivindicações quanto ao papel e as necessidades das mulheres referentes a segurança pública.
        Também compareceu ao evento a Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário que ouviu diretamente nas falas das representantes de cada segmento da segurança pública  a leitura da Carta de Porto Alegre, foram ouvidas a Srª Maria José Diniz Delegada Penitenciária, Andrea Brochier Machado, Corregedora do Instituto Geral de Perícias, Nadine Anflor Delegada de Polícia e finalizando a Tenente Coronel Ana Hass Oficial da Brigada Militar.
         No período da manhã, foram ouvidas as palestras, de Eliene Amorim - Secretaria Municipal da Segurança Pública de São Leopoldo, a Dra Angelita Maria Ferreira Rios do Departamento Médico-Legal do Instituto Geral de Perícias/RS a Srª Mabel Bianco Presidente da Fundação de estudos e Pesquisas sobre a Mulher na Argentina e como mediadora a Srª Télia Negrão Coordenadora Geral do Coletivo Feminino Plural.  
        Palestrou também a Srª Pilar Muriedas, Coordenadora dos Territórios de Cultura para a Igualdade e do Projeto "Coração Seguro", Cidadania Cultural das Mulheres para a Segurança em Espaços Públicos da Cidade do México , participou como mediadora a Secretária Executiva do Codesul a Srª Emilia Fernandes. 
       Representaram a Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral a Capitã Letícia Dall’Igna, Tenente Luzelane Ziegler e a Soldado Luciana Andrade, durante todos os dias do evento no período de 06 a 09 Março de 2012.