quinta-feira, 12 de julho de 2012

BEBIDAS ALCOÓLICAS: FORMATURAS DE ESCOLAS PARTICULARES TERÃO FISCALIZAÇÃO REFORÇADA

As formaturas do Ensino Médio dos Colégios Anchieta, Farroupilha, Marista Rosário e Monteiro Lobato servirão de projeto-piloto na luta contra o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes em Porto Alegre. Durante a reunião do Fórum Permanente de Combate ao Uso de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes ocorrida nesta terça-feira, 10, as direções das escolas apresentaram a proposta. 
Os contratos com a produtora de eventos responsável, que serão assinados pelos pais dos formandos, terão a previsão de que os seguranças contratados irão impedir o acesso de quem estiver com sinais de embriaguez ou de uso de drogas. Se forem menores de 18 anos, os pais serão comunicados, e o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) da Polícia Civil, bem como Conselho Tutelar e Ministério Público serão acionados. Também será vedada a entrada de qualquer tipo de líquidos nas festas. 
Na reunião, presidida pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Família e Sucessões, procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, foi criado um Grupo de Trabalho de Fiscalização, composto pelo MP, CONED/RS, Polícia Civil, Brigada Militar, EPTC e SMIC. Será feito o mapeamento dos locais em que são vendidas bebidas alcoólicas no entorno de onde serão realizadas as festas, para que sejam feitas ações de conscientização sobre a vedação legal da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Nos dias dos eventos, haverá fiscalização também do comércio ambulante. 
“Reconhecemos publicamente o esforço e compromisso das produtoras de eventos. Sem essa iniciativa e empenho, não poderia ocorrer essa mudança de paradigma”, afirmou Maria Regina Fay de Azambuja. Já a procuradora de Justiça Noara Bernardy Lisboa, uma das idealizadoras do Fórum, lembrou da importância de que exista a certeza da punição. “A fiscalização deve ocorrer pelo menos uma vez por semana, nos moldes da balada segura, para que os comerciantes saibam que estamos exigindo o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente”, enfatizou.
Nesta segunda-feira, 9, as escolas enviaram aos pais uma carta aberta em que ratificam a necessidade de conscientização sobre os malefícios do uso de álcool por crianças e adolescentes. 
Participaram da reunião, ainda, representantes do Sinepe, TCE, ONGs e Associações de Pais e Mestres.

Por Jorn. Marjuliê Martini


CONVITE PARA A SOLENIDADE DE PASSAGEM DE COMANDO DO COMANDO RODOVIÁRIO DA BRIGADA MILITAR

COMANDANTE-GERAL RECEBE VISITA DO TENENTE CORONEL DE MATO GROSSO

            Na tarde de 12 de julho, o Comandante-Geral, Coronel Sergio Roberto de Abreu, acompanhado da Capitã Leticia Dall'Igna da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, receberam no Gabinete do Comandante-Geral a visita do Tenente Coronel da Policia Militar do Estado do Mato Grosso, Sr. Jacques Lopes da Cunha, Coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
           Na ocasião foi firmada uma parceria entre o Centro Mercosul de Formação PROERD e a coordenação do PROERD da Policia Militar de Mato Grosso, com objetivo de enviar um facilitador para auxiliar na formação de instrutores e certificar o curso, que ocorrerá no mês decorrente.






             

ENCONTRO DO COMITÊ ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL NO SETOR PÚBLICO E ONG'S EM ALVORADA


      Aconteceu nessa terça-feira, (10) a Reunião de trabalho com foco no município de Alvorada, do Comitê Estadual de Promoção de Igualdade Racial no Setor Público e ONGs. O encontro teve inicio as 14h30minh na Câmara Municipal de Vereadores, na Avenida Presidente Getúlio Vargas no centro da cidade e contou com a participação do Vereador Professor Serginho, que saudou a comissão de representantes da sociedade civil que propiciaram o encontro do Comitê em Alvorada.

      As reuniões do Comitê são itinerantes e buscam integrar os diferentes espaços das instituições de governo e da sociedade civil com vista às discussões étnico-raciais. O Comitê Promoção de Igualdade Racial no Setor Público e ONGs é decorrente do seminário realizado em 25 de março de 2011,promovido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos integrado pelo Coletivo de Trabalhadores Negros e Negras dos Correios (CONCOR), Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial do RS, Grupo Hospitalar Conceição (CEPPIR), Carris, Gabinete do Povo Negro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria de Cultura do Estado do RS, Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais (Membro de organização da 1° Semana Consciência Negra da Assembleia Legislativa do RS),  Ministério Público do RS Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) que após integraram-se as seguintes instituições: Associação Mocambo, ONG Cassangue, GAEC, ONG Movimentação, Prefeitura de Canoas, Instituto Cultural Kizomba, COEP, SINDSERF, Prefeitura de Gravataí, Prefeitura de Nova Santa Rita e Biblioteca do Negro de Viamão.

      A Reunião de Alvorada foi articulada pelas representações das ONGs que atuam no município, dentre elas: ONG Cassangue, ONG Movimentação e Instituto Cultural Kizomba. Foram CONVIDADOS todos os candidatos a Prefeito de Alvorada, para apresentarem suas propostas de políticas para as comunidades negras e firmar compromisso com o Comitê acerca de plano de governo que faça inclusão de negros e negras nos quadros do governo municipal. Entretanto, só o candidato do PT compareceu para o debate.

      O próximo encontro de o Comitê dar-se á em Porto Alegre, no dia 20 de agosto. A     plenária encaminhou as ações do Comitê para Alvorada, sugerindo uma ação conjunta das organizações sociais para a realização de um encontro que trate da saúde da população negra. Para os integrantes do Comitê, a saúde deve ter um olhar da pluralidade da cultura dos afrodescendentes, que trazem o seguinte conceito: (cuidar da saúde para não precisar tratar de doenças). A data do próximo encontro do Comitê em Alvorada está em aberto, para que todos os candidatos a prefeito do município possam apresentar ao Comitê seus projetos que atendem as demandas das comunidades negras, nos seus mandatos de governo.






     

CAMPANHA DE VACINAÇÃO INFLUENZA (GRIPE)

             O Centro Médico-Odontológico da BM - Policlínica Praia de Belas,  nos dias 04/07 e 06/07,  engajado na Campanha contra a  Influenza, realizou a aplicação de 550 (quinhentos e cinquenta) doses da Vacina Influenza , em membros da Família Brigadiana. 

             Informamos que a Policlínica Praia de Belas, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde/ Coordenadoria do Núcleo de Imunização da Vigilância Sanitária, prestando um serviço de utilidade pública,  no dia 12 de Julho de 2012, a partir das 09:00 min às 17:00min, estará mais uma vez disponibilizando a Vacina da Influenza ( a mesma da Campanha de Vacinação de 05 a 25 de maio de 2012 aplicada nos Postos de Saúde do RS) , ao efetivo da Brigada Militar.

             Segue abaixo informações sobre a Campanha da Influenza, e fotos da vacinação realizada.

Informe Técnico Operacional da Campanha Influenza.

Período de 05  a 25 de maio. O dia D será 05/05.

População Alvo:   Meta 80% de cada população alvo.
-         Vacinar contra a influenza os indivíduos com 60 anos e mais.
-         Gestantes
-         Crianças de 6m a 1A11M29D
-         População indígena
-         Trabalhadores da saúde que realizam atendimento para a influenza.

Eficácia:
Mesmo que a efetividade da vacinação possa ser menor nos idosos (30-60%) na prevenção da gripe, eles muito se beneficiam da vacina uma vez que o objetivo primário da imunização em idosos é a redução da morbimortalidade (hospitalização por pneumonias reduz em 30 a 70% e morte em 80%)

Composição da vacina contra a influenza:
É composta de 3 cepas do vírus, fracionados e inativos.
A composição é atualizada, anualmente, segundo as recomendações da OMS.
As cepas utilizadas para a composição da vacina contra influenza envasada pelo Instituto Butantan a ser utilizada no Brasil são:
Vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1)
Vírus similar ao vírus influenza A/ Perth/16/2009 (H3N2) like vírus*
Vírus similar ao vírus influenza B/ Brisbane /60/2008
Timerosal  e Formaldeido

Apresentação:
Solução injetável em frasco-ampola contendo 10 doses.

Via de administração.
A vacina deve ser aplicada por via intramuscular.

Esquema de Vacinação.
6M a 2 anos de idade: 2 doses de 0,25 ml com intervalo de 1 mês*.
3 a 8 anos: 2 doses de 0,5ml com intervalo de 1 mês*.
A partir de 9 anos: 1 dose de 0,5ml.
* Realizar este esquema quando não recebeu dose anteriormente.
As crianças que receberam em anos anteriores é dose única.

Prazo de validade:
Após aberto o frasco, o mesmo deverá ser utilizada até 7 dias.

Conservação:
A vacina contra a influenza deve ser conservada sob refrigeração à temperatura de +2ºc a +8ºc. Não pode ser congelada.

Vacinação simultânea:
Pode ser administrada, concomitante com qualquer outra vacina do esquema básico recomendado pelo PNI/Ministério de Saúde.

Interações Medicamentosas:
O tratamento com imunossupressores ou radioterapia pode reduzir ou anular a resposta imune da vacina influenza.
Este fenômeno não se aplica ao corticóide utilizado na terapêutica de reposição, em tratamentos sistêmicos de curto prazo (menos de duas semanas) ou por outras vias de administração que não causem imunossupresão.

Contra-indicações:
-         História pregressa de hipersensiblidade severa a ovo;
-         História de reação severa em doses anteriores desta vacina;
-         Reações de hipersensibilidade a alguns de seus componentes, inclusive o timerosal;

Evitar vacinar indivíduos portadores de doenças febris agudas.

Eventos Adversos:
Os eventos adversos decorrentes da aplicação da vacina contra influenza são de intensidade leve, bem tolerado, e pouco reatogênico e tendem a desaparecer espontaneamente após 48 horas.

Ø      Eritema, aumento da sensibilidade, enduração, edema e/ou dor no local da aplicação foram relatados mais freqüentemente, persistindo por um ou dois dias.
Ø      Febre maior que 38ºC

Registro e Repasse de Dados


As doses aplicadas da vacina influenza deverão ser registradas na planilha específica para a campanha.
Os dados cumulativos deverão ser digitados no site: http://pni.datasus.gov.br, sempre as quartas-feiras.
Usuário: senha informada para coordenadores
Senha: senha informada para coordenadores   


Vacinação em pacientes com com morbidades, mediante comprovação, conforme indicação do CRIE:

1.      HIV/Aids;
2.      Transplantados de órgãos sólidos e medula óssea;
3.      Doadores de órgãos sólidos e medula óssea devidamente cadastrados nos programas de doação;
4.      Imunodeficiências congênitas;
5.      Imunodepressão devido ao câncer ou imunodepressão terapêutica;
6.      Comunicantes domiciliares de imunodeprimidos;
7.      Cardiopatas crônicos;
8.      Pneumopatias crônicas;
9.      Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas;
10. Diabetes mellitus;
11. Fibrose cística;
12. Trissomias;
13. Implante de cóclea;
14. Doenças neurológicas crônicas incapacitantes;
15. Usuários crônicos de ácido acetilsalicílico;
16. Nefropatia crônica/ síndrome nefrótica;
17. Asma;
18. Hepatopatias crônicas

Registro e Repasse de Dados:

Os dados serão acumulativos, ou seja, desde o início da campanha até o momento do repasse do dado.

Em planilha específica de paciente com com morbidades.

Repasse dos dados nas terçasfeiras para os coordenadores do distrito.
Os coordenadores repassarão os dados para o Núcleo de Imunizações.

Bom trabalho!



CONFRATERNIZAÇÃO ADH - JANTA E SHOW COM O GURI DE URUGUAIANA

No dia 11 de julho de 2012 ocorreu a Confraternização mensal da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral da Brigada Militar, jantar e Show com o Guri de Uruguaiana no 35 CTG, o Centro de Tradições Gaúchas Pioneiro do Rio Grande do Sul.
Fomos recepcionados muitíssimo bem pela Patroa da entidade Srª Márcia Borges e sua Patronagem.
O Evento Contou com a Presença do Exmº Sr Comandante Geral da Brigada Militar, Cel Sergio Roberto de Abreu e esposa, TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira, Chefe da ADH e família, Maj Silvio Marcant Engelsing e esposa, e Assessores da ADH com seus familiares.

















FORMATURA DO PROERD EM DOM PEDRO DE ALCANTÂRA

Ocorreu no dia 10/07 ás 14:30 horas na Escola Estadual Dom Pedro de Alcântara, a formatura de 66(sessenta e seis) alunos e 10 adultos do PROERD PAIS. Alunos pertencentes das Escolas Estaduais José Antõnio Rolim e Dom Pedro de Alcantâra e da Escola Municipal Professora Luiza Rodrigues. O pelotão BRIGADA MIRIM do município participou do evento.    








 

DOAÇÃO DE SANGUE

Sra MARIA PEREIRA DA LUZ DE OLIVEIRA precisa de doadores de qualquer tipo sanguíneo. Doações no Laboratório Marques Pereira, rua Vasco da Gama, nº 84/2º andar - Bom Fim, Porto Alegre.