sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

GOVERNADOR PRESENTE NA 11ª COPA ABAMF EM CIDREIRA

       Nesta sexta-feira, (10-02), às 10h, o Governador do Estado Tarso Genro, o Secretário da Segurança Pública, Dr Airton Michels, o Comandante Geral da BM, Cel Sergio Roberto de Abreu, a Secretária Adjunta da Casa Civil, Sra Mari Perusso, o Comandante do Comando do Litoral, Cel Altemir Folgiarini Ferreira, o Comandante do 9º CRB, Tenenete Coronel Rogério da Silva Alberche, o Coordenador do Brigada Orienta Tenente Coronel Paulo César Franquilin Pereira e o Presidente da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (ABAMF) participaram da abertura da 11ª Edição Copa ABAMF, anteriormente denominada Copa Estadual de Futebol de Areia, na colônia de férias Farroupilha dos Cabos e Soldados, em Cidreira.
Nestes 18 anos de competição, é a primeira vez que um Governador comparece ao evento onde discursou para um público de aproximadamente 600 pessoas. 
Durante o evento, os integrantes dos projetos Proerd Praia, Brigada Orienta Verão e Salva-vidas Master distribuíram folders para os participantes e deram orientações sobre os perigos no mar. Na ocasião foram entregues ao Governador Tarso Genro e ao Secretário Airton Michels boné do Projeto  Proerd Praia e os uniformes e certificados do Projeto Salva-vidas Master, também pousaram para fotos com a equipe do Programa Brigada Orienta.
A copa recebeu 28 delegações entre capital e interior, sendo que as regionais receberam das mãos do Presidente do MBM, Cel RR Guacir, um terno de camisetas para serem usadas na competição.
Os competidores brigadianos disputarão hoje, sábado e domingo nas categorias: futebol, vôlei de duplas, Bocha e Canastra. Já, na parte da tarde de sábado acontece à escolha da Rainha da competição, sendo que cada time apresenta uma candidata.
O evento, também contou com o Presidente do Clube Farrapos Cel Ronaldo, do Sicredimil, Cel RR Rudi, Presidente da IBCM Ten Daniel, comunidade local, veranistas e atletas da Brigada Militar.













GOVERNADOR TARSO GENRO PRESTIGIA A ABERTURA DA COPA ABAMF EM CIDREIRA

   
         Na manhã de sexta-feira (10/2), em Cidreira, foi realizada a abertura da 11ª Copa Abamf, evento promovido pela Associação Beneficente Antonio Mendes Filho dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar que congrega servidores de todo estado, durante alguns dias, para diversas práticas desportivas.

         Estiveram presentes na solenidade de abertura o governador do Estado, Tarso Genro, o  secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels, a secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, o presidente da Abamf, Leonel Lucas, o presidente do Sicredimil, coronel Rudy Martins, o presidente do Clube Farrapos, tenente-coronel Ronaldo Nunes Prates, o presidente do MBM Seguro de Pessoas, tenente-coronel Guacir Dellano Bueno, o presidente da IBCM, tenente Daniel Lopes, entre outras autoridades civis e militares, representantes de entidades ligadas à BM e outros convidados.

       O comandante-geral, coronel Sérgio disse que a Corporação, além de procurar proporcionar que o seu efetivo tenha o melhor nível técnico-profissional, também apóia esse tipo de iniciativa, que oferece lazer aos policiais militares.

         Já o secretário Michels elogiou a BM pelo trabalho realizado, referenciando a ocorrência de roubo a banco com reféns, ocorrida no dia anterior ao evento, que terminou da melhor forma possível. O presidente da Abamf, Lucas, agradeceu ao comando da Brigada Militar pelo apoio para a realização do evento.

         O governador Tarso Genro destacou que o Governo do Estado está se empenhando na construção de medidas duradouras para a valorização dos policiais militares. Além disso, Tarso também disse que o salário dos brigadianos não é mais o pior do país “e que continuaremos subindo nessa escalada”, completou. O chefe do poder executivo do RS falou ainda que os gaúchos têm a melhor corporação militar do país, que é a BM, e que o Governo “continuará trabalhando para valorizar esse servidor”, finalizou. O governador Tarso ainda visitou os estandes dos projetos realizados pela Operação Golfinho da Brigada Militar, acompanhado pelo comandante-geral, coronel Sérgio.

        Depois de visitarem as instalações da Colônia Farroupilha e da solenidade de abertura, as autoridades deram o pontapé inicial para a primeira partida de futebol de areia. Também serão disputadas provas de bocha, vôlei de praia e canastra até domingo, quando a Copa Abamf se encerra.
 
                                      




SUSEPE FIRMA PARCERIA E LANÇA CURSO DE TECNÓLOGO EM SERVIÇOS PENAIS

           Por meio de uma parceria entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Escola Superior de Administração Direito e Economia (Esade), integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate, foi criado o curso de graduação tecnológica em Serviços Penais, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O egresso do curso de tecnólogo em Serviços Penais poderá atuar na gestão de serviços penitenciários, garantindo a segurança e promovendo a disciplina, a saúde, a qualidade de vida e a inserção social do preso, entre outras atribuições.

Público Alvo 

            O curso é aberto ao público geral, porém, com foco nos servidores da Susepe, por já atuarem na área de Serviços Penais, e demais servidores da Segurança Pública. Para os Agentes Penitenciários Administrativos, a capacitação os habilitará para prestação de concurso público para o cargo de Agente Penitenciário, uma vez que a Lei nº 13.259/2009 estabeleceu o critério de nível superior completo no ato da inscrição para o cargo. A graduação tecnológica em Serviços Penais poderá auxiliar, dentre outros critérios, na avaliação utilizada na definição das promoções dos servidores penitenciários no curso da carreira profissional.
Vestibular

             As aulas têm previsão de início em março e são divididas em duas turmas, uma no turno vespertino, as sextas-feiras, das 19h15 às 22h, e aos sábados, das 8h30 às 16h, e outra no turno da noite, as segundas, terças e quartas-feiras, das 19h15 às 22h.
            As provas ocorrem no dia 14 de fevereiro, em dois horários: às 9h30 para turma do turno vespertino e às 19h30 para turma do turno da noite. A aplicação da prova será na Esade, que fica na Rua General Vitorino, nº 25 - Bairro Centro - Porto Alegre /RS. O critério de avaliação será uma redação sobre temas contemporâneos.

            A taxa de inscrição é de R$ 25,00.

           Servidores da Susepe e das demais vinculadas da Secretaria de Segurança Pública têm desconto nos valores de matrícula e mensalidade. Outras informações, podem ser verificadas no site http://www.esade.edu.br/esade/cursos/servicos-penais ou pelo telefone: (51) 3251-1111.

 

SEMINÁRIO DEBATE AÇÕES DO RS NA PAZ

         O Comitê Gestor do RS na Paz (Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania) realizou, nesta quinta-feira (09), no auditório da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação, um seminário interno. O coordenador, Carlos Sant'Ana, destacou que o encontro teve como objetivo ajustar e consolidar as ações a serem implementadas nos Territórios de Paz pelas secretarias e órgãos do governo do Estado. O evento contou ainda com a presença da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana.

         Durante o seminário, os integrantes do Comitê Gestor também debateram o Centro de Referência do RS na Paz, espaço a ser instalado em todos os Territórios de Paz, onde serão debatidos os projetos e as ações a serem implementadas nos Territórios. Ali, conviverão Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal, representantes de todas as secretarias e órgãos que participam do programa, além da comunidade, através dos Fóruns Regionais de Segurança Pública e de suas associações.

Órgãos que integram o RS na Paz

        Fazem parte do RS na Paz as secretarias da Segurança Pública, da Educação, da Saúde, da Cultura, da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, do Esporte e do Lazer, da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Habitação e Saneamento, do Turismo, da Justiça e dos Direitos Humanos, de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Geral do Governo, Casa Civil, Casa Militar, do Banrisul e CEEE.

DETENTOS DO PRESÍDIO DE VACARIA TRABALHAM NA COLHEITA DE MAÇA

       A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o produtor rural Nelson Zancan firmaram acordo, ainda em janeiro, por meio do Protocolo de Ação Conjunta (PAC), para viabilizar trabalho aos apenados do Presídio Estadual de Vacaria. Esta semana, a tarefa se inicia com a participação de 20 detentos que irão trabalhar na colheita de maçãs.

        Com jornada de oito horas diárias, o limite máximo da carga horária será de 44 horas semanais. Os presos irão receber um salário mínimo nacional vigente. A fiscalização do trabalho e utilização dos equipamentos de proteção individual obrigatório será de responsabilidade do produtor rural.

         Conforme o Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, a empresa recolherá 10% sobre o valor da folha de pagamento ao Fundo Penitenciário. A elaboração da folha de pagamento ficará a cargo da Susepe. Os apenados terão direito à remição da pena, sendo que para cada três dias trabalhados, haverá um dia de diminuição no tempo de reclusão.

 

PROJETO SALVA VIDAS MASTER EM CAPÃO DA CANOA


          Na manhã de terça-feira (8/2), na praia de Capão da Canoa, foi realizado o projeto Salva-Vidas Master, que contou com a presença de 50 pessoas entre adolescentes, jovens e adultos. O público recebeu com muito entusiasmo as orientações da equipe do projeto.

          O projeto Salva-vidas Master é desenvolvido na maioria das praias gaúchas, e tem o objetivo de aliar os conhecimentos técnicos dos instrutores, com a experiência dos participantes, visando formar uma consciência preventiva, diminuindo assim os índices de salvamento e afogamentos durante o verão.

          O programa existe há 13 anos, os policiais militares e salva-vidas que integram a equipe passam, através de atividades com metodologia descontraída e lúdica, orientações sobre riscos do mar, dicas de segurança na praia, noções de prevenção às drogas e à violência e conceituação de meio ambiente e a importância da sua preservação, entre outros assuntos relevantes.

           A Assessoria de Direitos Humanos, da Brigada Militar, vem realizando em todo litoral Norte e Sul diversos projetos sociais que integram o Programa Brigada Orienta como: Salva-vidas Mirim, Salva-vidas Máster, Surfe-Salva, Patrulha do Mar, Patrulheiro Ambiental Mirim, Escolinha ABC de Trânsito, Proerd Praia, Brigada em Cena, Brigada Amiga, Brigada Orienta Verão e Praia Limpa.

          Todos os projetos do Brigada Orienta são abertos ao público e o calendário geral é divulgado no site da Brigada Militar, no endereço www.brigadamilitar.rs.gov.br.


BRIGADA ORIENTA REÚNE CRIANÇAS NA PRAIA DE SÃO LOURENÇO

         Na quarta-feira (8/2), na cidade de São Lourenço do Sul, foi realizado o programa “Brigada Orienta na Praia”, com os projetos PROERD Praia e Salva-vida Mirim.

          O evento, realizado na Estação do SESC, na orla da praia, teve a participação de 26 crianças, sendo 15 meninos e 11 meninas, todos acompanhados pelos familiares e frequentadores do local.
A população foi bastante participativa nos projetos, que são de grande importância para as crianças. As orientações tiveram como foco os cuidados da praia, locais para banhos, informações pertinentes aos turistas e prevenção às drogas e à violência.


REUNIÃO NO COMANDO GERAL DISCUTE A SEGURANÇA NA COPA DO MUNDO DE 2014

            Na quinta-feira (09/02), no gabinete do Comando-Geral, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Sergio Roberto Abreu, recebeu a visita do Deputado Estadual Gérson Burmann (PDT), a sua Chefe de Gabinete, Adenir Jahn, do Coronel Pitroski, do Comitê da Copa, e do Comandante do CPC, Coronel Atamar Manoel Cabreira Filho. A reunião teve como pauta a segurança durante a Copa do Mundo de 2014.



COMANDO GERAL RECEBE EM SEU GABINETE O DEPUTADO ALCEU BARBOSA


        Na quinta-feira (9/2), o Comandante – Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu,  recebeu em seu gabinete,  a visita cortesia do deputado Alceu Barbosa e sua comitiva, onde foram tratados assuntos referentes à segurança pública do Estado.





COMANDANTE GERAL PARTICIPA DE SOLENIDADE DE TROCA DE DIREÇÃO DO TJM/RS



 Na tarde de quarta-feira (8/2), às 17h, o Comandante-Geral da Brigada Militar Coronel Sérgio Roberto de Abreu participou da solenidade de passagem de direção do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (TJM/RS).

     Na oportunidade assumiu a presidência do TJM/RS o Juiz-Coronel João Vanderlan Rodrigues Vieira, a vice-presidência ficou a cargo do Juiz Geraldo Anastácio Brandeburski e a corregedoria-geral com o Juiz Fernando Guerreiro de Lemos. Essa administração deve comandar a casa no biênio 2012-2013.

     O subcomandante-geral da BM, Coronel Altair de Freitas Cunha também acompanhou a cerimônia de posse ao lado de diversos oficiais e praças da corporação.