quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ADH PARTICIPA DE AUDIÊNCIA COM O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Na quinta-feira (13/09), ás 16h:00min, a Assessoria de Direitos Humanos (ADH), representada pelo Tenente-Coronel Paulo César Franquilin Pereira, participou de audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, sendo tratado sobre o Observatório da Homofobia - Aceitação do Carteira de Nome Social.





I ANIVERSÁRIO DO MEMORIAL DA LEGALIDADE

Na quinta-feira (13/09), às 11h:00min, a Assessoria de Direitos Humanos (ADH), representada pelo Tenente-Coronel Paulo César Franquilin Pereira, 3.º Sargento João Batista da Silva Xavier e Soldado Rodrigo Domingues dos Santos, participou do I Aniversário do Memorial da Legalidade ocorrido no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, com a presença do Exm.º Sr. Governador do Estado Tarso Genro.



























I SEMINÁRIO AFROEMPREENDEDOR

Na quinta-feira (13/09), A Assessoria de Direitos Humanos (ADH)  em parceria com o Comitê para a Promoção Racial no Setor Público e Ongs, realizou no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG) o I Seminário Afroempreendedor. Foi exposto no evento a importância do empreendedorismo para o bem estar econômico e social, dicutindo o empreendedorismo da população negra.
Participam do Comitê: Coordenadoria de Promoção Racial do RS, Correios-CONCOR, Grupo Hospitalar COnceição (CEPPIR), Gabinete do Povo Negro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria de cultura do Estado do RS, Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais, Assessoria de Direitos Humanos da PGE-RS, OngCassangue, Prefeitura de Canoas, Instituto Cultural Kizomba, COEP, Prefeitura de Gravataí, AFRICAXÉ Conselho Municipal de Cultura de Gravataí, Prefeitura de Nova Santa Rita, SINDSERF, ACBANTU, Instituro Gaúcho Tradição e Folclore, ONG Movimentação, CNAB e SINDACS.
09:45 - Redes de Empreendedores - Painelista: Adriano José Lima dse Jesus - Kult Afro SP
Mediador: Major Ney Humberto Fagundes Medeiros;
10:15 - Empreendedorismo Negro - Painelista: João Carlos Noggueira - SEBRAE
Mediador: Giovanni Talavera;
14:00 - Atrração artística - Capoeira
14:30 - Formas de Organização - Painelista: Karen Medina Osvald e Rafaela Sillav - Empresa Somos
Mediador: Ângela Silva;
15:15h - Cases de Sucesso - Painelista: Carla Xavier e Lú do Natal
Mediador: Jeanice Ramos;
16:30h - Palavras do Tenente-Coronel Paulo César Franquilin Pereira (ADH) e Sandra Maciel.
 











PRINCESA DA 28ª OKTOBERFEST DE SANTA CRUZ DO SUL É SOLDADO DO 23ºBPM

A Soldado Joana Aline Frantz, pertencente ao 23º BPM, nos últimos meses, tem dividido seu tempo entre o mundo do Conto de Fadas e a realidade do combate a criminalidade. Desde que foi eleita, uma das princesas da 28ª Oktoberfest, Joana, nas horas de folga, como num conto de fadas, tem trocado a farda, o coturno e a pistola Pt 40, pelo salto alto, vestido cor-de-rosa e a coroa de princesa da festa da alegria.
Aos 23 anos, atua há três nas fileiras da Brigada Militar, desde que chegou em Santa Cruz do Sul, exercia suas atividades de policiamento na 2ª Cia do 23º BPM. Estudante do Curso de Direito da Faculdade Dom Alberto, alega que tem vivido dois extremos: “tenho que ser firme e séria, e em seguida, graciosa e meiga”. De acordo com o Comandante do 23º BPM, TCel Reis, a Militar não tem deixado a desejar em nenhuma das funções. Para conciliar as duas atividades, na última semana, Joana passou a realizar sua função policial no Atendimento Comunitário do Batalhão, onde localiza-se a Seção de Processamento de Ocorrências, assim a Comunidade que busca os serviços da Brigada Militar, encontra no sorriso da Policial-Princesa o espírito de camaradagem e de bem servir ao público em geral, afinal “temos que acabar com o estereotipo de que o policial militar é carrancudo e pouco sociável”.
Nos dias atuais, cada vez mais a Brigada Militar tem desenvolvido suas atividades com base no Policiamento Comunitário e na prevenção à criminalidade, buscando a aproximação e integração com a comunidade. Por isso, o fato de a Sd Joana ser princesa da Oktoberfest, é motivo de orgulho para a Brigada Militar.



O CRPO-FRONTEIRA OESTE CONVIDA PARA AULA INAUGURAL DO CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO POLICIAL MILITAR

 O Comandante Regional da Fronteira Oeste e o Comandante do 2º R P Mon tem a honra de convidar para a aula inaugural do Curso Básico de Formação Policial Militar 2012/2013, turma de Santana do Livramento, a qual será realizada no auditório do 2º R P Mon, localizado na Rua Angelo Mello 744, às 17 horas do dia 17 de setembro de 2012.
            Nesta oportunidade, o comandante do CRPO-Fronteira Oeste, Cel. Iguaraçu Ricardo da Silva ministrará a aula inaugural junto ao corpo de alunos e convidados presentes.                             
                                

AÇÕES INTEGRADAS NAS ESCOLAS DO VALE DO RIO PARDO

             No dia 12 de setembro de 2012, no Município de Venâncio Aires, na Escola Estadual de Ensino Medio Frida Reckziegel, realizou-se a 6ª edição do projeto ações integradas nas escolas realizado pelo comando regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), para legitimar essa ação, foram realizadas inúmeras atividades sociais e de prevenção criminal, abordando temas que incluem: Educação Ambiental, segurança no transito, prevenção a incêndio e acidentes domésticos, primeiros socorros, prevenção a violência e a drogadição, educação em saúde escolar, este projeto conta com o apoio da 6ªCRE, UNISC, e integrantes da Brigada Militar.        
             Estiveram presentes autoridades da região, Oficiais e Praças do CRPO/VRP. O Coronel Edson Luiz Chaves Brendler, Cmt do CRPO/VRP, considera de extrema impotancia as atividades educativas, envolvendo a comunidade escolar com a instituição, colaborando para o crescimento educacional dos alunos.