domingo, 9 de dezembro de 2012

CONFRATERNIZAÇÃO DA ADH

Neste Domingo, 09 de Dezembro de 2012, foi realizado, na Praia das Pombas, em Itapuã, a confraternização de final de ano da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral, que tem como Chefe o TCel Paulo Cesar Franquilin  Pereira.
Durante todo o dia, os integrantes da ADH saborearam um churrasco, tomaram banho na lagoa, e ainda foi realizado amigo secreto entre o efetivo e familiares.


Parque Estadual de Itapuã

Caracterização:O Parque Estadual de Itapuã, criado em 1991, é uma Unidade de Conservação da Natureza (Lei Federal n° 9.985/2000) que guarda uma das últimas amostras dos ambientes naturais da região de Porto Alegre. Abrange cerca de 5.570 hectares, onde se encontra uma diversidade de paisagens e ecossistemas compostos de morros, praias de água doce, dunas, lagoas e banhados, bem como um número significativo de espécies raras e ameaçadas de extinção: cerca de 40
espécies de répteis, 30 espécies de anfíbios, 200 espécies de aves incluindo as migratórias, e um expressivo número de espécies de mamíferos, entre estes a jaguatirica, a lontra e o bugio-ruivo.
Este último foi adotado como símbolo do Parque Estadual de Itapuã.

VISITAÇÃO:
O Parque Estadual de Itapuã está aberto à visitação de quarta-feira a domingo, inclusive nos feriados ocorrentes nesse período da semana, das 9h às 18h. Duas áreas estão abertas à visitação – Praia das Pombas e Praia da Pedreira, sendo que o número de visitantes está limitado a 350 pessoas por praia, por dia. As trilhas interpretativas não estão disponíveis para visitação no momento. No Centro de Visitantes pode-se assistir a um vídeo sobre o Parque, além de visitar a exposição fotográfica permanente com diversas imagens da Unidade de Conservação.
O Parque oferece infraestrutura com banheiros, vestiários, estacionamento, churrasqueiras, com vigilância. Quanto à alimentação, indicamos que o visitante leve seu próprio lanche,
principalmente em caso de visita à Praia da Pedreira. Quanto ao uso das churrasqueiras, destaca-se que não há disponibilidade desse equipamento para todos os visitantes que ingressam no Parque, portanto seu uso está condicionado à ordem de chegada. Além disso, é obrigatório levar o carvão, pois não é permitido o uso de qualquer tipo de material existente no Parque (gravetos, etc.).
A visitação no Parque Estadual de Itapuã tem como foco a contemplação da natureza e a recreação em contato com os ambientes naturais. Visando à conservação da natureza no Parque e à segurança dos visitantes, algumas normas devem ser respeitadas nessa Unidade de Conservação:
- É permitido: banhar-se nas áreas demarcadas; usar guarda-sol, somente nas praias de areias;
usar somente bóias de braço (crianças devem ter sempre acompanhamento dos pais ou responsáveis); usar piscina infantil, somente sobre áreas de terra ou areia.
- Não é permitido: usar jet-ski, prancha, caiaque e assemelhados; deslocar-se nas pedras; circular de bicicleta; jogar bola; usar churrasqueiras portáteis e fogareiros a gás; ouvir som alto; pular dos
trapiches; alimentar os animais existentes no Parque; coletar qualquer tipo de material vegetal; pendurar quaisquer objetos nas árvores; entrar no Parque com animais domésticos; ingressar no Parque com lenha e utilizar gravetos e/ou materiais existentes no Parque para fazer fogo.
Quanto aos ingressos:
- Os ingressos são vendidos somente na entrada do Parque, até as 17h.
- O ingresso é cobrado por pessoa e por praia; caso o visitante deseje conhecer as duas áreas, deverá adquirir ingresso para cada praia.
- Crianças com até 10 anos de idade são isentas do pagamento de ingresso.
- O valor do ingresso é determinado pela Lei Estadual n° 8.109/1985, que define as taxas de serviços diversos relativos aos órgãos estaduais, com base na Unidade Padrão Fiscal (UPF). Para
valores atualizados, consultar o site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA.


Localização: O Parque Estadual de Itapuã situa-se na região metropolitana de Porto Alegre, no município de Viamão.
Como chegar:
Partindo de Porto Alegre
De carro:
- pelo bairro Glória, pela av. Oscar Pereira e Costa Gama;
- De ônibus:
- partindo de Porto Alegre, a linha é Viamão/Farol de Itapuã (Fone 51 -3485-4070), que tem seu ponto de embarque no Centro da cidade, na travessa Francisco Leonardo Truda (entre av. Mauá e rua Siqueira Campos). O tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas.
Partindo de Viamão
- pelo Cantagalo ou estradas Acrísio Prates e Ricardo Vieira Barcelos.
Outros acessos:
- RS-020 – liga Cachoeirinha a Porto Alegre;
- BR-116 – liga Canoas a Porto Alegre;
- BR-290 – liga Eldorado do Sul a Porto Alegre;
- BR-290 – liga Osório a Porto Alegre;
- RS-040 – liga Viamão a Itapuã.

Distância Capital (km): 57


Funcionamento: 

Funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h.  










 Deise Rocha (Técnica Ambiental do Parque Estadual de Itapuã)