quarta-feira, 25 de julho de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DO PROERD - TRES PASSOS

No dia 20 de julho de 2012, na sede do quartel do 7º Batalhão de Polícia Militar de Três Passos, sob coordenação do CRPO/Fronteira Noroeste, foi realizada solenidade de formatura do Curso de Formação de Instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), primeiro curso de formação no programa da região frequentado por Policiais Militares do Rio Grande do Sul e Policiais da Província de Misiones - Argentina.
Os formandos passaram por duas semanas de estudos, treinamentos e práticas, sob a supervisão pedagógica de uma equipe de capacitação composta por mentores do Proerd do Rio Grande do Sul que vieram de diversos municípios: Lajeado, Flores da Cunha, Colorado, Santa Rosa, Augusto Pestana e Santa Maria.

No curso foram formados 30 (trinta) novos Instrutores do Proerd, 26 (vinte e seis) da Brigada Militar e 04 (quatro) Policiais da Policia de Misiones - Argentina.

Os novos Instrutores estarão habilitados a desenvolver o programa nos currículos de Séries Iniciais, 5º e 7º ano do ensino fundamental nas Escolas Públicas e Privadas.




24º BPM executa mandado judicial com êxito

Nesta terça-feira, 24/07, às 06h, na rua José Lins do Rego, no Parque Morumbi, em Alvorada, um efetivo de mais de 160  Policiais Militares (PMs) comandados pelo tenente coronel Júlio César Rocha Lopes, comandante do 24° Batalhão de Polícia Militar (24ºBPM), executaram o mandado de reintegração de posse de uma área ocupada por populares no ano de 2011.
O efetivo composto por PMs do 1º Batalhão de Operações Especiais (1ºBOE), do 4º Regimento de Polícia Montada (4ºRPMont), do Pelotão de Operações Especiais do 15ºBPM e a totalidade de PMs do 24ºBPM, chegou por volta das 6h no local da operação, onde de uma maneira técnica se posicionaram no terreno para dar o início ao cumprimento do mandado judicial.
No local permaneciam erguidas 90 residências com 99 famílias das 230 que ocuparam inicialmente a área. Esta evasão das famílias se deu devido ao contato prévio feito por PMs do 24°BPM, orientados pelo subcomandante do batalhão major Marcelo Couto, com os moradores do local. Neste contato os moradores eram informados sobre a irregularidade das residências e a maneira profissional e pacifica que a Brigada Militar iria atuar. Além deste contato no local, foram realizadas reuniões preliminares com a liderança dos moradores e os órgãos que iriam atuar na operação, sempre visando a atuação de forma ordeira e pacífica.
O chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente coronel Florivaldo Pereira Damasceno, estava acompanhando a operação que tem previsão de término no final da tarde de hoje. Além do efetivo da Brigada Militar a operação contou com agentes da Guarda Municipal de Alvorada, da Corsan, da Ceee, dos conselheiros tutelares, da Zoonose, do corpo de bombeiros, de enfermeiros da secretaria da saúde.