quarta-feira, 15 de maio de 2013

Livro sobre a vida de Peracchi Barcelos será lançado na sede do Comando-Geral da Brigada Militar


Livro sobre a vida de Peracchi Barcelos foi lançado na sede do Comando-Geral da Brigada Militar
A vida do policial militar e ex-governador do Estado Walter Peracchi Barcelos foi registrada em livro. A obra foi lançada na terça-feira (14), às 15h , no Salão Nobre Dr. Fernando Abbott do Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar.

   Peracchi Barcelos galgou todos os postos na Brigada Militar até chegar ao comando da Corporação, em 1948. Idealizou a criação de uma polícia rural que, efetivamente, tornou-se realidade em 1955 com a transformação do 1º Regimento de Cavalaria em 1º Regimento de Polícia Rural Montada. De setembro de 1966 a março de 1971, Peracchi Barcelos foi governador do Rio Grande do Sul e já havia sido deputado estadual. Nascido em 14 de maio de 1907, faleceu em 13 de agosto de 1986.

   O livro contém vários depoimentos firmados por coronéis da Brigada Militar, ex-comandantes, políticos, admiradores e amigos do ex-governador do Estado. Encerra com uma síntese da vida desse grande político e policial rio-grandense. O exemplar foi criado com objetivo de reaver a memória do rio-grandense Peracchi Barcellos, patrono da Fundação que leva o seu nome.

   O Quartel do Comando-Geral da Brigada, foi escolhido para o lançamento da obra, a fim de reconhecer o trabalho que o coronel desempenhou durante o período em que esteve na Instituição.

   Prestigiaram o evento, o ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Fundação Walter Peracchi de Barcelos, Jair Soares; o comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes; o subcomandante-geral da BM, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello; o chefe do Estado Maior da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, o ex-comandante-geral da BM, coronel José Dilamar Vieira da Luz; ex-comandante-geral da BM e comandante da Legião da Reserva Altiva, coronel Jerônimo Carlos Santos Braga; a escritora, poeta e pesquisadora, Aristilda Recchia; o secretário da Economia Solidária e Apoio a Pequena e Micro Empresa, coronel Altair de Freitas Cunha; e demais autoridades civis e militares e convidados.
GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Texto: Sd Sacha Rochele (MTB/RS - 14365)
Edição: Sd Daniela Alvienes
Fotos: Sd Leonardo Moiano









Comandante do CPC se reúne com presidente da Aldeia da Fraternidade

Na manhã de terça-feira (14/5), o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel João Diniz Prates Godoi; o tenente Elifas Levis do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) e o presidente da Aldeia da Fraternidade, Alfredo Fedrizzi se reuniram para tratar do Curso Proerd da Brigada Militar, que tem como finalidade orientar às crianças e adolescentes para o perigo que as drogas causam.

   A Aldeia da Fraternidade abriga aproximadamente 250 crianças e adolescentes de um a 18 anos nos turnos inversos das escolas. Seu funcionamento é das 7h às 18h30. São crianças carentes da comunidade que recebem refeições diárias provenientes de doações e cursos gratuitos de informática, música e dança.

Comunicação Social/EMBM
Texto: CPC
Foto: CPC



1º BPM realiza Projeto Boa Companhia

Na terça-feira (14/5), a 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) firmou uma parceira com a Confeitaria Armelin, na Zona Sul, que possibilitou o projeto Boa Companhia nas escolas do Território da Paz Santa Tereza. O projeto será realizado até o dia 9 de julho.

   Segundo o comandante da Companhia, o major José Carlos Pacheco Ferreira, no primeiro semestre de 2013, o projeto prevê o envolvimento de nove escolas do Território da Paz Santa Tereza. Serão realizadas atividades educativas coordenadas pelo efetivo do Território da Paz do 1º Batalhão de Polícia Militar. 

   As atividades iniciaram com uma visita à base integrada de Gestão em Segurança Pública, localizada no bairro Santa Tereza, onde as crianças conheceram o local e participaram de palestras. 

Comunicação Social/EMBM
Texto: 1º BPM
Fotos: 1º BPM