sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CRIANÇAS DO PROJETO CIDADE ESCOLA VISITAM 1.º COMANDO REGIONAL DE BOMBEIROS

Na manhã de sexta-feira (25/11), às 11h, no 1.º Comando Regional de Bombeiros (1.º CRB), ocorreu a visita das crianças integrantes do Projeto "Cidade Escola", criado pela Fundação Pão dos Pobres, em convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED), coordenado pela Educadora Sr.ª Isabel Machado e a Monitora Social Graziela de Souza Pereira,  contando também com a presença do Núcleo de Projetos Sociais  da Brigada Militar (NPS)  através do Soldado Figueiró,  e da Assessoria de Direitos Humanos (ADH), Sargento Carlos. As crianças, de 09 a 12 anos de idade, são alunos da Escola Campos do Cristal, do bairro Vila Nova, de Porto Alegre. As crianças tiveram instruções práticas sobre prevenção contra incêndios pelo instrutor Soldado Bombeiro Gilmar Gomes, do 1.º CRB.

crianças receberam orientações do Soldado Gilmar Gomes do 1.º CRB
observados pela Educadora Isabel, Monitora Graziela
e Soldado Figueiró do Núcleo de Projetos Sociais




crianças aprenderam a agir em situações de risco envolvendo incêndio












crianças conheceram os equipamentos utilizados
pelos Bombeiros no combate a incêndios

Soldado Figueiró (Núcleo de Projetos Sociais)



crianças que se destacaram nas instruções
receberam lembranças do Corpo de Bombeiros




Sd Gilmar Gomes (1.º CRB) - Sd Figueiró (NPS)
Educadora Isabel Machado - Monitora Graziela S. Pereira
(Fundação Pão dos Pobres)



1º BPAF APRESENTA PROJETO PEQUENO CINÓFILO EM SESSÃO ORDINÁRIA NA CÂMARA DE VEREADORES



          Nesta quinta-feira (24/11), integrantes do Canil do 1º BPAF composto pelos Sds Cabreira, Eclair, Vaz, Paula e Sd Dos Anjos, apresentaram durante Sessão na Câmara de Vereadores o Projeto Pequeno Cinófilo, cujo principal objetivo do projeto é de proporcionar aos jovens conhecimentos e habilidades para que possam criar seus animais de forma correta e responsável e serem, ainda, difusores de seus conhecimentos para as pessoas de seu convívio.
           Esta é a primeira edição do projeto que contou com trinta e seis horas aulas entre teóricas e práticas e que já está, neste momento, em fase de conclusão.
          A formatura dos vinte alunos que freqüentaram as aulas será na sexta-feira (25/11), às 17h, na sala de aula  do 1º BPAF, onde contará com autoridades municipais e com as famílias dos formandos.
          Os vereadores elogiaram o trabalho social que a Brigada Militar desenvolve, uma vez que os policiais militares, além de cumprirem suas responsabilidades funcionais, dedicam-se também aos projetos sociais, como o Pequeno Cinófilo que ora foi apresentado, o PROERD (Programa Educacional de Resistência ás Drogas e a Violência), a Brigada Mirim, o Bombeiro Mirim e o Patrulheiro Ambiental Mirim. Desta forma planta-se hoje, para amanhã, colher os bons frutos através de cidadãos de bem e conscientes de suas obrigações.

SDH FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO PARA COMBATER A HOMOFOBIA

O combate à homofobia é o que temos de mais desafiador nesse momento, pois precisamos remover os preconceitos das instituições". Estas foram palavras da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a articulação e implementação de políticas de enfrentamento às homofobias no Brasil. A cerimônia, que contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi realizada nesta terça-feira (22), em Brasília (DF).
           O termo foi firmado entre a SDH/PR, o Ministério da Justiça e representantes de secretarias estaduais de Segurança Pública do país. Para o ministro da Justiça, a parceria com a SDH/PR trará resultados concretos. "Esse é um tema que tem a maior nobreza. A causa é mais que justa, é uma causa humana," afirmou.
             A iniciativa tem o objetivo de combater a onda de violência e discriminação contra pessoas LGBTs. Segundo a secretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da SDH, Nadine Borges, o enfrentamento das homofobias deve fazer parte do cotidiano das pessoas. "Este é um passo importante para contribuir com a temática LGBT e impulsionar a luta contra a discriminação e a violência," afirma.
             Entre as ações previstas no Termo estão a capacitação das unidades policiais para lidar com ocorrências relacionadas a crimes de ódio e delitos de intolerância contra homossexuais; a inclusão de um campo sobre orientação sexual e identidade de gênero nos formulários de registros de ocorrência policial; além da promoção da abordagem da temática LGBT na formação inicial e continuada dos profissionais de segurança pública.
            São signatários do termo 21 estados brasileiros. Participaram da cerimônia de assinatura representantes dos estados de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pará.

Fonte: http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/11/23-nov-2011-sdh-firma-termo-de-cooperacao-para-combater-a-homofobia
LBL-RS - Liga Brasileira de Lésbicas - RS lbl.rs@brturbo.com.br