quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CHEFE DA ADH ACOMPANHA APRESENTAÇÃO DO TEATRO DO BRIGADA EM CENA

    Em (05-01), às 15h, o Coordenador do Brigada Orienta, TCel Paulo Franquilin acompanhou a apresentação do teatro de fantoches do Brigada em Cena, "Criança feliz é criança segura" realizado na Colonia de férias dos sargentos do Exercito, Geraldo Santana, em Tramandaí.
    O teatro de fantoches tem por objetivo educar e instruir as crianças sobre perigos dentro do lar, na rua, nos parques esportivos, praças e no mar.
    Participaram do evento o diretor de período da colonia Heitor Sutello de Moraes, o coordenador de esportes e recreação João Pedro Fraga e recreacionista Vanessa Nogueira.









DADOS DA OPERAÇÃO GOLFINHO DE 17 DEZ 2011 A 03 JAN 2012

Dados das ações do Policiamento Ostensivo, Rodoviário, Ambiental, Fazendário, Bombeiros, Grupamento Aéreo e Salva-vidas no Litoral Norte acumulados do dia 17 de dezembro até as 23h59 do dia 03 de Janeiro de 2012.


Salvamentos no Litoral Norte: 258
Salvamentos no Litoral Sul: 32
Águas Internas: 05
Total de Salvamentos: 295
Encontro de cadáver: 01 (Capão Novo)


Praias com o maior número de salvamentos:
1º - Torres – Total de salvamentos: 79
2º - Imbé – Total de salvamentos: 33
3º - Tramandaí – Total de salvamentos: 31


Guaritas com o maior número de salvamentos:
Na Guarita nº 10, em Torres, foram realizados 26 salvamentos
Na Guarita nº 8, em Torres, foram realizados 22 salvamentos
Na Guarita nº 146 em Tramandaí, foram realizados 16 salvamentos
Na Guarita nº 11, em Torres, foram realizados 14 salvamentos
Na Guarita nº 76, em Capão da Canoa, foram realizados 08 salvamentos
Na Guarita nº 134, em Imbé, foram realizados 07 salvamentos
Na Guarita nº 215, em Quintão, foram realizados 06 salvamentos
Na Guarita nº 199, em Balneário Pinhal, foram realizados 06 salvamentos
Na Guarita nº 108, em Imbé, foram realizados 06 salvamentos
Na Guarita nº 12, em Cassino, foram realizados 06 salvamentos


Prisões realizadas pela Brigada Militar: TOTAL: 709
Autuado em Flagrante na Polícia Civil: 168
Registro Ocorrência na Polícia Civil: 292
Termo Circunstanciado pela BM: 249


Destacam-se:
Presos foragidos da justiça: TOTAL: 20
Capão da Canoa – 03
Tramandaí – 04
Pinhal – 03
Santo Antonio da Patrulha- 03
Torres – 02
Cidreira - 05
Presos por cumprimento de mandado: TOTAL: 04
Arroio do Sal – 01
Torres – 01
Rolante - 01
Tramandaí – 01


Armas de fogo apreendidas: 05
Perturbação do sossego alheio – Total: 55
Arroio do Sal – 18
Torres – 11
Tramandaí – 07
Capão da Canoa – 04
Cidreira – 01
Santo Antônio da Patrulha – 03
Imbé – 04
Riozinho – 01
Tavares – 01
Terra de Areia – 01
Três Cachoeiras – 01
Xangrilá – 01
Palmares – 01
Osório – 01


CNH apreendida:
Praias – 125
Rodovias Estaduais – 111


Art. 162 – Dirigir veículo sem CNH
Praias – 158
Rodovias Estaduais – 131
Art. 165 – Dirigir sob influência de álcool ou de qualquer substância entorpecente
Praias – 76
Rodovias Estaduais – 19
Art. 306 – Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 0,4 decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.
Pena: detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos; suspensão ou proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir.
Praias – 29
Rodovias Estaduais – 15
Art. 307 – Suspensão do Direito de Dirigir – Dirigir o veículo com a CNH suspensa
Praias – 06
Rodovias Estaduais – 16
Ocorrências de Bombeiros:
Ações Realizadas: 17
Prevenção combate a Incêndio: 8.155
Remoção de Fontes de Perigo: 373
Salvamento de Pessoas (exceto ação de Salva-vidas): 306
Incêndio: 815
Ocorrências Diversas: 2.108

HABITAÇÃO PARA SERVIDORES DA SEGURANÇA PÚBLICA

        Na av. Manoel Elias 2200 bloco II, em frente à Faculdade Porto Alegrense (FAPA), será lançado o Residencial Mário Quintana. Reservado apenas para servidores da segurança pública, o empreendimento contará com 2 elevadores, piscina, quadra poliesportiva, quiosque com churrasqueira, portaria 24h e apartamentos de dois dormitórios, todos com churrasqueira na cozinha e metragem de 47m² e 49m².

         O Estado do Rio Grande do Sul e a Caixa Econômica Federal assinaram acordo de cooperação para facilitar a compra da casa própria, por brigadianos, policiais civis e servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários e do Instituto Geral de Pericias. A iniciativa, seguindo diretriz do Programa Nacional de Segurança Publica com Cidadania (PRONASCI), e o Programa Minha Casa Minha Vida, possibilita melhores condições de vida aos servidores da segurança pública, bem como maior dignidade no exercício de suas funções.

      Podem beneficiar-se os servidores da Brigada Militar, Policia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários e do Instituto Geral de Pericias, ativos e inativos, que tenham renda bruta até R$ 4.360,00.
Contatos:
Rosane f: 8531-2182 (Correspondente Caixa).
Elenir f:  9370-2617 (Corretora de Imóveis). 
Jairo f: 8441-6427 Diretor Habitacional Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (ABAMF)/BM/RS.
Central de Reservas
Av Veiga, 223 na ABAMF

CHEFE DA ADH CONCEDE ENTREVISTA PARA ITARAMÃ EM TRAMANDAÍ

     Nesta manhã, (05-01), às 09h, o coordenador do Brigada Orienta, TCel Franquilin concedeu entrevista ao apresentador Uiraçu Pinto, no programa cidade aberta, da rádio Tramandaí 920 AM, em Tramandaí.
    O TCel Franquilin falou sobre o Programa Brigada Orienta e os Projetos Sociais realizados no Litoral Norte e Sul. Também orientou aos banhistas sobre o consumo excessivo de álcool, a exposição ao sol, o combate e prevenção às drogas e o controle sobre a poluição sonora nas praias.
     Durante a entrevista ouvintes ligaram elogiando a atuação da Brigada Militar de Tramandaí.
     Na visita, o TCel Franquilin conversou e entregou folders para o Diretor da rádio Tramandaí AM, Eloi Braz Sessim e representantes da Fundação Nacional do Culto Afro-brasileiro, senhora Sandra de Ogun, Pai Nico de Ogun.



PROJETOS SOCIAIS NAS PRAIAS DE TRAMANDAÍ E IMBÉ

Na quarta-feira (04/01), pela manhã, na praia de Tramandaí, nas proximidades da guarita 145, foram realizados, pela Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, os Projetos Salva-vidas Mirim e Salva-vidas Master.
O projeto Salva-vidas Mirim formou 21 crianças que receberam orientações sobre os riscos do mar, dicas de segurança na praia, noções de prevenção às drogas e à violência e conceituação de meio ambiente e a importância de sua prevenção.
O projeto Salva-vidas Master instruiu 39 adultos que receberam ensinamentos sobre exposição solar e seus riscos à saúde, preservação do meio ambiente e coleta seletiva de lixo, noções sobre a atividade dos salva vidas, significado e utilização das bandeiras dos salva vidas, dicas de segurança, morfologia do mar, noções de atendimento pré-hospitalar e suporte básico de vida, prevenção ao uso de drogas e comportamento das crianças à beira mar.
Ainda pela manhã, também foram desenvolvidos, na praia de Imbé,  junto à guarita 133 os Projetos Brigada Orienta e Proerd Praia.
 Ambos os projetos foram muito bem recebidos pela comunidade, contando inclusive com a presença da TV Ulbra, da rede NH de rádio e jornal, Rádio Guaíba e Joven Pan, que registraram as atividades desenvolvidas.
      O Brigada Orienta realizou palestras, distribuiu folders e orientaram a comunidade sobre os cuidados com a pele, reciclagem de lixo e prevenção sobre incêndio.
      Já o Proerd Praia, desenvolveu atividades pedagógicas com o objetivo de prevenção sob o uso indevido de drogas e violência, priorizando a segurança pessoal das crianças, e contou ainda com a participação do seu mascote, o Leão do Proerd que envolveu e cativou  as crianças e os adultos.
      Pela tarde, na tenda do SESC em Tramandaí, o Projeto Brigada em Cena apresentou à comunidade a peça teatral “Um dia de Praia”, que teve como objetivo transmitir conhecimentos a crianças e adultos sobre os perigos de entrar no mar, da prática de atividades esportivas dentro e fora dele, com ênfase ao trabalho diário dos salva-vidas.












AUXILIO DE MEDICAMENTOS A SME QUE REALIZOU TRANSPALNTE DE CÓRNEA

O Sd GILMAR SILVEIRA DOS SANTOS, Id Func. 2318296 do 2º BPAF DE SÃO BORJA realizou Tranplante de Emergencial de córnea do olho direito, em 16 de Outubro de 2011, no Banco de olhos de Porto Alegre e está tendo dificuldade de manter os gastos com medicação, devido ao alto custo. 

O SME utiliza as seguintes medicações:
CICLOFORINA        5 ml (143,00 Reais) Obs: Remédio para Segurar o Transplante ANFOTERECIDA      5 ml (80 Reais) COSOPTI               5 ml (50 Reais)
Obs: O MILITAR ESTÁ CADASTRADO NA FILA DE TRANSPLANTE DE CÓRNEA DO HOSPITAL SANTA CASA DE P/ALEGRE. VISTO QUE O TRANSPLANTE DE CÓRNEA DO OLHO DIREITO, QUE O MESMO FEZ EM OUTUBRO DE 2011; FOI PROVISÓRIO, PARA O MESMO NÃO PEDER A VISÃO DESTE OLHO.

As doações também podem ser de alimentos e material de higiene.
Qualquer tipo de doação será bem vinda.

As doações deverão ser enviadas a SAS ( Serviço de Assistencia Social da BM) ou  em contato com o Setor de Apoio e Auxilio Social através do fone: 3288 3317 ou 8504 6879.

       
GILBERTO DA SILVA VIEGAS - Maj QOEM
Chefe do Serviço de Assistência Social da BM


DADOS DO COMANDO RODOVIÁRIO DA BM NA OP GOLFINHO 2012 E NO ESTADO


Na 42ª Operação Golfinho já foram fiscalizados 1.449 veículos.
Foram autuados 403 condutores por cometimento de infrações de trânsito, outros 2.661 foram abordados e sete presos.

Já em todo o estado os policiais militares efetuaram a fiscalização em 3.962 veículos com a autuação, por cometimento de infrações de trânsito, em 942 condutores, sendo seis por embriaguez ao volante.

Com a intensificação das ações de combate ao excesso de velocidade, fator determinante nos índices de acidentalidade, outros 1.247 veículos foram fiscalizados pelos radares móveis do CRBM, ocorrendo à autuação eletrônica por excesso de velocidade em 155 casos.

Também realizaram a abordagem e identificação de 6.731 pessoas ocorrendo à prisão de 32 destas, 21 vinculadas a termos circunstanciados, lavrados pelos policiais militares.

Os acidentes de trânsito, em todo o estado, totalizaram 40 casos com o envolvimento de 72 veículos que causaram ferimentos em 22 pessoas e a morte de uma.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), destaca o telefone 198.

A ligação é gratuita e pode ser feita de telefone móvel em todo o Estado do Rio Grande do Sul para casos de urgência, emergência ou ainda nas condutas imprudentes que necessitem da intervenção do Policiamento Rodoviário da Brigada Militar.

A PRAIA DE TORRES É A CAMPEÃ DE SALVAMENTOS NO LITORAL GAÚCHO

Características geográficas peculiares em comparação com o restante do litoral gaúcho. Esta é umas das principais causas do índice de salvamentos superior registrado na Praia da Cal e na Prainha, em Torres. Dos 249 banhistas socorridos até as 13h desta quarta-feira, no litoral Norte, 74 foram resgatados do mar em Torres, conforme o comando da Operação Golfinho, da Brigada Militar.

O balneário é o mais perigoso se considerado este tipo de operação. Comandante dos salva-vidas do polo de Capão da Canoa, Gilson Wagner pede mais atenção aos veranistas nestes locais. "A areia acumulada sobre estas pedras e a corrente de água com direção à rebentação acabam gerando uma espécie de vala, sugando rapidamente os banhistas e carregando-os para as partes mais profundas", explica.

Wagner frisou, ainda, que, nessas praias, a corrente de retorno (repuxo) ocorre sobre uma estrutura de pedra que existe no fundo do mar. Este fenômeno ocorre principalmente em frente às guaritas 8 (Prainha) e 10 (Praia da Cal), campeãs em número de salvamentos entre os 330 postos espalhados pelo litoral Norte, Sul e balneários de águas internas. Até esta quarta-feira, foram 48 salvamentos só nos dois pontos.

Ele também relacionou o número elevado de salvamentos em áreas de concentração expressiva de banhistas, como em frente à guarita 146, em Tramandaí, e 76, em Capão da Canoa. Com experiência de 20 anos na função, ele adverte: "Quando o mar está mais calmo é que fica mais perigoso, porque as pessoas de despreocupam e se lançam nas águas sem o devido cuidado".

A orientação dos salva-vidas é de que os banhistas atentem para as cores das bandeiras hasteadas sobre as guaritas. A vermelha chama atenção para o Mar Perigoso - banho desaconselhável. A amarela, Cuidado no Mar - banho com risco. Em caso de bandeira verde, o mar está bom, sendo aconselhável o banho com atenção.

Neste ano, entre salva-vidas civis e militares, a Operação Golfinho soma 636 profissionais no litoral Norte, 112 no litoral Sul e 172 em águas internas, cobrindo uma área de 489 quilômetros de extensão.

Números da Operação Golfinho: (atualizados até às 0h de quarta-feira)

Salvamentos no Litoral Norte: 245
Salvamentos no Litoral Sul: 29
Águas Internas: 05
Total de Salvamentos: 279
Encontro de cadáver: 01 (Capão Novo)

Praias com o maior número de salvamentos:
1º - Torres - Total de salvamentos: 74
2º - Imbé - Total de salvamentos: 32
3º - Tramandaí - Total de salvamentos: 28

Guaritas com o maior número de salvamentos:
Na Guarita nº 10, em Torres: 26 salvamentos
Na Guarita nº 8, em Torres: 22 salvamentos
Na Guarita nº 146 em Tramandai: 13 salvamentos
Na Guarita nº 11, em Torres: 09 salvamentos
Na Guarita nº 76, em Capão da Canoa: 08 salvamentos
Na Guarita nº 134, em Imbé: 07 salvamentos
Na Guarita nº 11, em Torres: 07 salvamentos
Na Guarita nº 215, em Quintão: 06 salvamentos
Na Guarita nº 199, em Balneário Pinhal: 06 salvamentos
Na Guarita nº 108, em Imbé: 06 salvamentos
Na Guarita nº 12, em Cassino: 06 salvamentos


Fonte: Rádio Guaíba/ Edição Digital Jornal Correio do Povo.com.br

Operação Golfinho registrou 08 salvamentos na guarita nº 76, em Capão da Canoa <br /><b>Crédito: </b> Pedro Revillion / CP Memória

ASSISTAM ! HOJE TEM PROGRAMA BRIGADA EM FOCO

ROBSON ALVESFOTOGRAFIA | FILMAGEM | ARTE-FINAL PROGRAMA BRIGADA EM FOCO - TV URBANA
QUINTA-FEIRA COM REPRISE NO DOMINGO 23:30
CANAL 55 UHF - 11 DA NET - SITE:
WWW.TVURBANA.TV.BR



EMBM - PM5
COMUNICAÇÃO SOCIAL BRIGADA MILITAR
Fones: - 51 3288-2930/2932 -
51 9651.5451 Rua dos Andradas, nº 522 - Centro - Porto Alegre, RS - CEP 90020-002
Acesse:
http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/