quinta-feira, 17 de maio de 2012

ADH PARTICIPA DE HOMENAGEM AO EX-GOVERNADOR OLÍVIO DUTRA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

        Na quinta-feira (17/05), a Assessoria de Direitos Humanos (ADH) participou do evento no auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa, onde o ex-governador Olívio Dutra foi homenageado com a Medalha Mérito Farroupilha.
      A proposta da distinção, foi de autoria do deputado petista Edgar Pretto, responsável, também, pelo pronunciamento de abertura da homenagem.
      Após o ex-governador agradacer a homenagem, realizou-se um coquetel com a participação das autoridades, membros da AL, e demais convidados, onde houve também a apresentação de cantores de músicas tradicionalistas, onde o Dep. Edgar Pretto e o TCel. Franquilin também entoaram canções.















DIA DE ENFRENTAMENTO Á HOMOFOBIA - LANÇAMENTO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE COM NOME SOCIAL

 

      Na quinta-feira (17/05), às 16:00, A Assessoria de Direitos Humanos (ADH) , representada pelo TCel. Franquilin, Cap. Humberto, estiveram presentes no ato em comemoração ao Dia Estadual de Enfrentamento à Homofobia e o lançamento da carteira de nome social para travestis e transexuais, durante a reunião do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio Piratini. Simone Rodrigues será a primeira travesti a receber a carteira simbolicamente. Durante o ato, o governador Tarso Genro assinará o decreto que autoriza a expedição da carteira de identidade com os nomes que os travestis e transexuais escolherem para si. Por enquanto, o documento só terá validade no RS.
      Quem quiser a carteira poderá procurar os postos de identificação, mesmo local onde é feita a carteira de identidade, 90 dias após a publicação do decreto. Será cobrada a mesma taxa da confecção do Registro Geral (RG), R$ 40, mas quem não tiver o valor pode fazer uma declaração de pobreza e ficará isento da taxa.

















SECRETARIA DA SEGURANÇA E COMANDO AMBIENTAL DA BM REALIZAM CURSO SOBRE FAUNA ICTOLÓGICA

         Na tarde da quarta-feira (16), em Porto Alegre, no Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), ocorreu a abertura do curso sobre fauna ictiológica, que acontecerá na sede da instituição até a sexta-feira (18). A capacitação é promovida pela secretaria estadual da Segurança Pública (SSP), por meio do seu Departamento de Ensino e Treinamento (DET), com apoio do CABM, que disponibiliza instrutores, além da estrutura física. 

         Estiveram presentes o comandante do CABM, coronel Carlos Magno Shwantz; do diretor do DET da SSP, coronel Julio César Marobin; da Delegada Civil do Meio Ambiente, Roberta Bertoldo da Silva; e do técnico da secretaria estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Flávio José de Souza Júnior.

        O diretor do DET, coronel Marobin, afirmou que a proposta do curso é facilitar a ampliação de conhecimentos e promover a integração dos órgãos participantes. “O ensino deve caminhar junto com a atividade policial. Devemos conhecer com profundidade aquilo que fazemos. Esta é a proposta da capacitação”, disse o coronel Marobin. Por sua vez, o coronel Magno falou que o CABM está sempre disposto a ampliar, melhorar e difundir conhecimentos para a atualização do trabalho de fiscalização dos crimes contra o meio ambiente.

         Participam do curso sobre fauna ictiológica policiais militares dos Comandos Ambiental e Rodoviário, policiais civis e técnicos da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, totalizando 25 alunos.

        Fez parte do evento a Aldeia Ambiental, organizada pelo CABM, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Braskem, que contou com a participação de 120 alunos das escolas Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva e Jerônimo de Albuquerque, situadas na Vila Barracão e no Campo da Tuca, na capital. A Aldeia Ambiental busca sensibilizar os participantes para a conservação da natureza, mostrando animais silvestres taxidermizados, que deveriam estar em seu hábitat, mas foram mortos pela caça ilegal; a prática da separação de resíduos sólidos; o reaproveitamento de materiais recicláveis e a importância do plástico em diversos segmentos. Outras atrações foram o teatro de fantoches do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, a Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário e os cavalos do 4º Regimento de Polícia Montada da Corporação.

          A Banda da Brigada Militar, que comemora seu centenário neste ano, executou os hinos Nacional e Rio-grandense na solenidade do curso e apresentou canções para os participantes da Aldeia Ambiental.

CABM - Comando Ambiental da Brigada MilitarAssessoria de Imprensa
Jornalista Jussara Pelissoli (RMT 6108)
Fone: (51) 3339.4568 - RAMAL 41
Cel:   (51) 9835.6050
www.ambientalbmrs.org








1º CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES INTERNACIONAL DO PROERD - BRIGADA MILITAR FORMA INSTRUTORES URUGUAIOS

       A Brigada Militar, através do Centro Mercosul de Formação PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), iniciou na última segunda-feira dia 14 de maio, junto ao CRPO-Sul na cidade de Pelotas, o 1º CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES INTERNACIONAL DO PROERD, que está ocorrendo no 4º BPM, e visa capacitar policiais brasileiros e uruguaios nas ações de prevenção as drogas no Mercosul.
       Estão participando 30 militares do Comando Regional de Polícia do Sul, e 06 policías dos Departamentos de Melo, Rio Branco, Cerro Largo e Chuy. Segundo palavras do Comissário Inspetor Gustavo Lopes Oliveira. Assim que chegarmos ao Uruguai, vamos preparar um relatório a ser entregue ao Ministério do Interior para que as autoridades de segurança possibilitem a implantação do Proerd, conhecido mundialmente como D.A.R.E. Ressalta que no Uruguai, não só o crack e a maconha, mas o consumo do álcool e do tabaco, principalmente em classes menos favorecidas, gerando uma preocupação constante para a polícia. Ele conta estar impressionado com a dinâmica do curso de formação, com uma carga horário de 110 horas, que ao final permite aos policiais orientarem crianças e adolescentes na prevenção ao uso de drogas e violência.
       Estão previstas mais edições do curso em diversos pontos do Estado, com a participação de outros policiais uruguaios e argentinos nos pontos junto às fronteiras, formando ao final do primeiro semestre de 2012 mais 330 instrutores brigadianos do PROERD.