quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA DA REGIÃO SUL E DO MATO GROSSO SERÃO INTEGRADOS

         A integração e compartilhamento dos bancos de dados dos Sistemas de Inteligência das Secretarias de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul foram debatidos durante reunião do Conselho de Inteligência da Segurança Pública, do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), nesta quarta-feira (15), na sede da SSP, em Porto Alegre. A previsão é que, até o final de março, as plataformas já estejam totalmente interligadas e em operação. Com isso, as informações cadastradas no Consultas Integradas, por exemplo, serão acessadas nos demais estados, em tempo real.

         Na abertura da reunião, que contou com representantes dos setores de inteligência das polícias civil e militar e das Secretarias de Segurança Pública dos quatro estados, o titular da pasta da Segurança do RS, Airton Michels, valorizou o trabalho conjunto e a produção de resultados mais concretos na área. "Com o Codesul, vamos evoluir em muitas questões relacionadas à segurança pública, pois as ações serão integradas e de forma contínua e isso nunca foi feito". Foi elaborado um plano de ações conjuntas que deverão ser executadas ao longo do ano.

       Para o diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública da SSP/RS, delegado Jerônimo Pereira, "a integração é importante porque o crime é dinâmico, se mobiliza e migra muito rapidamente e, por isso, as polícias que fazem parte do Codesul, precisam estar integradas para enfrentar a criminalidade".

Comissão Permanente da Segurança Pública

         O Conselho de Inteligência da Segurança Pública faz parte da Comissão Permanente da Segurança Pública, do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne chefes de setores de inteligência da Polícia Civil, Polícia Militar, Sistema Prisional e das Secretarias de Segurança Pública, assim como os secretários de segurança pública dos quatro estados. O objetivo do Conselho é facilitar as ações de integração e o intercâmbio de informações entre os órgãos policiais.

SALVA-VIDAS DE TAPES ALERTAM PARA OS PERIGOS DOS BALNEÁRIOS DE ÁGUA DOCE

         Salva-vidas há cinco anos e pelo terceiro ano consecutivo em Tapes, Fernando Rosa da Cruz conhece os perigos ocultos na tranquilidade da Lagoa dos Patos. A praia da Pinvest, uma das mais frequentadas no município, é repleta de belezas naturais e a calmaria atrai famílias que buscam sossego à beira da lagoa.

         "Olhando julgamos ser tranquilo, mas a rotina nos mostra o perigo", afirma Cruz, que já vivenciou casos de afogamento e morte. A água calma e a profundidade permitem ao banhista se distanciar mais da guarita em comparação com os balneários de água salgada.
A área de banho é delimitada, mas como nem todos respeitam, o trabalho de conscientização é intenso. "Não podemos impedir que a pessoa avance, podemos orientar. É preciso ficar atento, porque se ocorre um mau súbito a 200 metros da guarita, o salva-vidas leva mais tempo para resgatar", diz Cruz.

           Mesmo que o número de salvamentos seja inferior ao registrado à beira-mar, nos finais de semana, feriados e épocas festivas, o movimento cresce muito. Para Cruz, o vínculo entre o banhista e o salva-vidas em balneários de água dice é bem maior, e essa proximidade muitas vezes auxilia nos resgates.

          A utilização de bóias pelos veranistas é um risco. Quando o vento está na direção da guarita é possível se divertir, mas quando vira, os salva-vidas não permitem a utilização, já que o banhista pode se distanciar muito da praia. "Se a pessoa não sabe nadar e uma marola virar a bóia, nós não conseguimos chegar a tempo para salvar. No mar, a água está a favor do salva-vidas, fora quando o dia é de repuxo. Na água doce, o vento pode se tornar um inimigo".

Atenção especial às crianças

         Outra situação que merece atenção especial dos profissionais de socorro diz respeito às crianças. Com a presença dos salva-vidas e a água tranquila, alguns pais deixam de monitorar os pequenos, esquecendo que aquilo que parece uma marola para um adulto pode ser fatal para uma criança. "É um trabalho diferenciado. Uma praia de mar aparentemente dá mais trabalho, mais salvamentos, mas na água doce o salvamento é mais difícil, mesmo ocorrendo em menor número", atesta Cruz, dando ênfase na densidade e morfologia da água, e na falta de ondas, o "leva e traz" do mar. 
  
          Nos dias de pouco movimento, os salva-vidas possuem visão total de quem está na água. O que aparentemente está sob controle, no entanto, pode mudar com a chegada de um grande grupo. "Nós fazemos contato, falamos das condições da água, damos uma atenção especial. Preferimos passar uma temporada inteira sem ter um salvamento, mas efetuar 500 prevenções", diz ele.

FDRH APRESENTA PERFIL DOS CANDIDATOS AOS CONCURSOS DO MAGISTÉRIO E BRIGADA MILITAR

            A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) realizou um levantamento do perfil dos candidatos aos concursos públicos para o magistério e Brigada Militar, a fim de identificar o público que disputa uma vaga nas provas organizadas pela instituição.

            Dos 89.275 mil inscritos para o concurso do magistério, 78,25% tiveram as inscrições homologadas e estão aptos a realizar as provas. O presidente da fundação, Jorge Branco, destacou alguns dados que confirmam o perfil clássico das duas carreiras. No caso do magistério, a maioria continua sendo de mulheres: 84,56% dos inscritos são do sexo feminino e 15,44%, do masculino.

           O curso normal ainda é uma formação considerada por quem disputa uma vaga. Mais da metade dos inscritos são para os anos iniciais. Com relação às disciplinas mais procuradas, o ensino da língua portuguesa é a área que tem mais interessados. Pessoas com deficiência correspondem a 1,2%. Pessoas que se identificaram como negras representam 4,33% dos inscritos. A comunidade indígena soma apenas 0,27%.

           Já o concurso da Brigada Militar para a função de Polícia Ostensiva registra 71,32% de homens inscritos e 28,68% de mulheres. Para bombeiro militar, o percentual de mulheres cai para 15,54%, enquanto o de homens sobe para 84,46%. Para o cargo de capitão a presença masculina é de 72,16% e a feminina de 27,84%.

AJUSTES NO SISTEMA GUARDIÃO DE CONSULTAS INTEGRADAS

        A Secretaria de Segurança Pública informa que deficiências que existiam em 2010 no Sistema Guardião e no Sistema de Consultas Integradas, identificadas pelo Tribunal de Contas do Estado, já vêm sendo solucionadas desde o ano passado. O Sistema Guardião é utilizado para escutas telefônicas autorizadas pelo Poder Judiciário durante investigações policiais. Já o Sistema de Consultas Integradas permite acesso a bancos de dados de informações cadastrais. 

        O relatório do TCE-RS aponta a necessidade da nomeação formal do Grupo Gestor de Tecnologia da Informação. A portaria SSP Nº 141/2011, publicada em 04/10/2011, oficializa a composição desse grupo com quatro representantes da Secretaria da Segurança Pública e um de cada vinculada (Brigada Militar, IGP, Polícia Civil e Susepe).

        Quanto à documentação das etapas de projeto, desenvolvimento e manutenção do Sistema de Consultas Integradas, toda construção e manutenção do SCI é feita pela Procergs. E o sistema permite auditoria permanente sobre os acessos feitos e os conteúdos pesquisados.

         A formalização de convênios para permitir que instituições não vinculadas à Secretaria da Segurança Pública tenham acesso ao SCI - como o próprio Tribunal de Contas, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia federal e Polícia Rodoviária Federal - começou a ser feita em 2011, antes mesmo do que o TCE apontasse essa necessidade. E todos os órgãos que obtêm acesso às Consultas têm real necessidade de uso das informações disponíveis. Atualmente, todas as instituições com acesso ao Consultas Integradas têm convênio oficial com a SSP.


COORDENAÇÃO DIVULGA SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHERES E A SEGURANÇA PÚBLICA EM CAXIAS DO SUL

            O governo do Estado realiza o Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública no período de seis a nove de março, em Porto Alegre. Analisar a crescente presença da mulher nos serviços de segurança pública e suas conseqüências, bem como a relação da população feminina, meio urbano e rural, com o setor, são os principais objetivos do Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública.

             A coordenação do seminário já está percorrendo várias cidades para divulgar o evento. Nesta segunda-feira (13), a delegada Patrícia Tolotti Rodrigues e a major Simone Kilian Braga, da coordenação executiva, se reunirão com as servidoras da Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe e IGP de Caxias do Sul. O encontro ocorre às 14h, no auditório do 12º BPM, Travessa Santa Maria, nº 900, bairro Kaiser.

Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública

            O evento pretende ouvir e conscientizar as participantes sobre as políticas públicas e iniciativas de sucesso em benefício das mulheres, através de explanações e debates participativos entre governo e sociedade civil organizada. Também visa proporcionar um amplo debate, discutindo o papel da mulher na sociedade atual, perspectivas, avanços e empoderamento, fomentando a importância da defesa da igualdade de gênero.  Além de identificar experiências promissoras de combate à violência, o seminário se constituí em um importante instrumento de luta e organização de igualdade de direitos.


SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA ASSISTE ESQUETE TEATRAL NO LITORAL

     Nesta quinta-feira, (16-02), às 14h, o Secretário de Segurança Pública, Airton Michels, juntamente com o Cmt Geral, Cel Sergio Roberto de Abreu e o Coordenador do Brigada Orienta Tenente coronel Paulo Cesar Franquilin Pereira assistiram a esquete teatral "Um dia de Praia", do grupo Brigada em Cena.
     A apresentação aconteceu no auditório da sede do comando, atingindo um público de aproximadamente 50 pessoas.




COMANDANTE GERAL APRESENTA DADOS DA OPERAÇÃO GOLFINHO AO SECRETARIO DA SEGURANÇA

    Em (16-02), na Sede da Operação Golfinho em Tramandaí, às 11h, o Comandante Geral Cel Sergio Roberto de Abreu apresentou ao Secretário da Segurança Pública, Airton Michels os dados estatísticos e informações da Operação Golfinho 2011/2012.
      Após a reunião todos foram almoçar no galpão da sede do Comando no litoral.






PATRULHEIROS AMBIENTAIS MIRINS DE TORRES VISITAM LABORATÓRIO DE ANIMAIS TAXIDERMIZADOS



         Na tarde de quarta-feira (15/2), no Laboratório de Animais Taxidermizados de Torres, os 28 Patrulheiros da 3ª Turma de Patrulheiros Ambientais Mirins de Torres, receberam instruções sobre a fauna silvestre, bem como a técnica utilizada no trabalho da Taxidermia.
Os participantes do projeto são oriundos da comunidade local e veranistas, de 07 a 14 anos de idade e são comandados pela Tenente Erneide.

           Durante o evento inúmeras espécies foram apresentadas aos alunos, pelo Biólogo Benedito Ataguille, da Escola de Padres São Domingos, tais como a tartaruga marinha (com aproximadamente 70 anos), a capivara (com aproximadamente 200Kg), o ratão do banhado, o guati, a jaguatirica, o lobo marinho entre outros.

          O Biólogo Benedito destacou que os lobos marinhos geralmente chegam à nossa costa muito cansados e ocasionalmente doentes. Desta forma esclarece que na maioria dos casos eles encontram-se apenas descansando, e nunca devem ser molestados.

           O Soldado Dirlei acrescentou que “Quando encontrar um animal deste na praia mantenha a distância, nunca tente alimentá-lo, ou retirá-lo do local ou mesmo colocá-lo de volta ao mar. Lembre-se que ele pode apenas descansando, e sua intenção de ajudar pode incomodar e torná-lo agressivo”. Também salientou que alguns desses animais podem ser portadores de doenças, como a tuberculose e a pneumonia.

            O policial militar ambiental Sd Carvalho, monitor do Curso, observa que “Se este animal em questão apresentar um corte profundo ou uma lesão de grande porte, avise o Comando Ambiental da Brigada Militar para dar o encaminhamento correto, ao Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos – CECLIMAR ou IBAMA, devendo evitar também que curiosos se aproximem do animal para incomodá-lo.”

             Por derradeiro, os alunos fizeram um círculo, dando as mãos umas para outras, ao redor de um exemplar de árvore nativa no pátio interno da Instituição, agradecendo a vida ao planeta terra, bem como se abraçaram no final. A próxima atividade de campo dos alunos será no Parque Estadual da Guarita, em 16 de fevereiro de 2012, às 15h. Além das aulas teóricas que ocorrem na Sede do Pelotão Ambiental de Torres.

            A turma tem previsão de formatura para o dia 17 de fevereiro do corrente ano, às 15h, junto a Estação Verão do Sesc em Torres, cujo objetivo do Curso é conscientizar e sensibilizar crianças e adolescentes para a adoção de um comportamento preventivo, a partir da sua realidade social e do seu habitat, onde possam praticar atitudes que contribuam para o desenvolvimento de ações de preservação do meio e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade Gaúcha.

 





GOVERNADOR DO ESTADO INAUGURA SISTEMA DE VÍDEO MONITORAMENTO EM PINHAL

     Nesta quinta-feira, (16-02), às 10h, na praia de Pinhal, o Governador do Estado Tarso Genro inaugurou a primeira etapa da implantação do sistema de vídeo monitoramento no litoral. O sistema conta com 156 câmeras de vídeo instaladas no litoral norte e nos Municípios de Cidreira, Pinhal, Capivari do Sul, Mostardas, Tavares e Palmares do Sul, todas interligadas em uma central no litoral  norte e outra na praia de Pinhal.
    Durante a solenidade o Governador Tarso, o Secretário de Segurança Dr. Airton Michels, o Secretário dos Direitos Humanos Dep. Fabiano Pereira, o Comandante Geral Cel. Sergio Roberto de Abreu e o Coordenador do Brigada Orienta TCel Paulo César Franquilin fizeram a entrega do ônibus adesivado ao Grupo Brigada em Cena.
     Neste ato o governador Tarso sugeriu ao Secretário Fabiano e ao Cmt Geral Cel Sergio a apresentação de uma peça teatral do grupo Brigada em Cena no Palácio Piratini.


















COMANDANTE GERAL RECEBE COMENDA CAVALEIRO DO MAR

            Na noite de terça-feira (14/2), no Parque de Eventos Petronilho L. Dias, em Imbé, a Fundação Cultural Cavalgada do Mar realizou o evento de entrega das comendas e distinções a autoridades da 28ª Cavalgada do Mar.

           Na oportunidade, o Comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, foi agraciado com a Comenda Cavaleiro do Mar e o Tenente-coronel Solon Brum Beresford, Comandante do 4º Regimento de Policiamento Montado recebeu o Troféu Cavaleiro do Mar.

           A Comenda da Cavalgada do Mar é concedida a pessoas que, além de sua participação na Cavalgada do Mar, estão comprometidas com o objetivo da mesma, qual seja, de cultivar, cultuar e levar a tradição a todos os rincões, riscando o chão a casco de cavalo.

           A 28ª edição da Cavalgada do Mar teve inicio na sexta-feira, dia 10/2. O evento, que reune mais de 3 mil cavalarianos, prevê o percurso de 240 km de Dunas Altas a Torres.

           A primeira Cavalgada do Mar foi realizada em 1984, com 76 cavalarianos e sob o comando de seu idealizador, João José de Oliveira Machado. Desde 1989, a cavalgada vem sendo comandada pelo tradicionalista Vilmar Romera.

           Realizada pela Fundação Cultural Cavalgada do Mar, este ano foi firmado convênio com o Ministério Público para que não haja maus tratos aos animais. A chegada será em Torres no dia 18 de fevereiro, oito dias depois, ocorre por volta das 13h30.

            Estiveram presentes no evento o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, o Secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, o Secretário de Estado da Saúde, Ciro Simoni, O Secretário de Estado de Esportes e Lazer, Kalil Sehbe, o Prefeito de Imbé, Darcy Luciano Dias, o Presidente do Instituto Gaúcho de Tradições e Folclore, Rodi Pedro Borghetti, O Presidente da OAB/RS Claudio Pacheco Prates Lamachia, além dos membros da Fundação Cultural Cavalgada do Mar, artistas, amigos e patrocinadores.

           Após a entrega das homenagens os convidados saborearam delicioso churrasco.






COMANDANTE GERAL RECEBE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA BM

           Na terça-feira (14/2), às 17h45, no Quartel do Comando-Geral, o Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu recebeu a visita do Ten Cel RR José Carlos Riccardi Guimarães, presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (Asof – BM). Foram tratados assuntos referentes à classe. 

ATIVIDADES DO PROJETO BRIGADA ORIENTA NA COLÔNIA Z3 NO LITORAL SUL

      A Brigada Militar através da sua equipe de projetos sociais, Salva-Vidas Mirins e PROERD-Praia (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência na Praia) realizou na terça-feira dia (14/02), na Colônia Z3, em Pelotas, atividades de prevenção as drogas e a violência, como também cuidados durante o veraneio, locais próprios para banhos, alertas sobre os perigos nas praias.

      Participaram das atividades no Sindicato dos Pescadores, 20 crianças, dentre meninos e meninas, e após as atividades foi feita distribuição de lanches para os participantes.

      Ao conversar com o Nilmar Ferreira, presidente do Sindicato dos Pescadores, o mesmo externou a satisfação da comunidade em ser contemplada com os projetos sociais da Brigada Militar, e que essa aproximação das crianças com os policiais militares é muito importante, para uma aprendizagem com confiança e multiplicando os conhecimentos.



PROJETO BRIGADA ORIENTA VERÃO NO EVENTO ESCULTURA NA AREIA EM TRAMANDAÍ


              Nesta manhã de terça-feira, (14/2), o Projeto Social Brigada Orienta Verão, esteve presente na praia de Tramandaí, no evento Escultura na Areia, promovido pela Comunicação Social da Brigada Militar, com o apoio da Estação SESC Verão, onde foi efetuado palestra para participantes da aula de ginástica, e foram distribuídos folders e orientação aos veranistas, bem como a comunidade local, referente à conscientização do Meio Ambiente como: reciclagem de lixo, praia limpa, cuidados com a pele e com a Prevenção de Incêndio e a drogas ilícitas, entre outras orientações e respostas a dúvidas dos veranistas, além da divulgação dos demais projetos da Brigada Militar.

              Esteve Presente no evento, grupo da APAE com a Coordenadora Pedagógica, Viviane Prates; Professora de Educação Física, Patrícia Marega; a Banda da Brigada Militar; o Comandante dos Salva-vidas  de Quintão, Capitão Soares; Reporters da TV Record e a Assessora da Secretaria de   Esportes de Porto Alegre, Beatriz Cavalli.

              Durante a realização do evento foram realizadas orientações e distribuição de Folders junto a um público de aproximadamente 621 pessoas.