segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Formatura de 250 alunos do PROERD em Vespasiano Correa

Na sexta feira(19/10), às 14h30min, no auditório da Escola Municipal Esperança, em Vespasiano Correa, foi realizada a formatura do PROERD de 25 alunos do 5° ano, pertencentes a duas escolas, sendo elas: E.M.Esperança e E.E.E.Médio Vespasiano Corrêa.
As aulas foram ministradas pelo Instrutor, Sd Erik Henrique Schaurich Bilhar. No final do programa os alunos realizaram uma redação, mostrando os conhecimentos adquiridos durante o curso, e esta foi avaliada, em que a redação de destaque teve uma premiação, porém todos os alunos foram agraciados com presentes.
O evento contou com presença de pais, professores, autoridades e imprensa regional.
      Agradecemos a todos os instrutores e simpatizantes pela presença, Cap Ricardo, Ten Ferreira, 3º Sgt Bicca, Sd Rocha (Instrutor PROERD de São Valentin do Sul), Sd Bueno (Cmt local) Sd Trindade (Instrutor PROERD de Dois Lajeados) e  Sd Brugnera (Leão) que em tarde de sexta feira, deixaram seus afazeres ou sua folga para prestigiar o empenho do Sd Bilhar na condução destes jovens PROERDIANOS.



Avanços e desafios no enfrentamento à violência contra as mulheres são debatidos em Seminário da Secretaria de Políticas para as Mulheres

Na última década, 44 mil mulheres foram assassinadas no país, que não chega a ter 500 delegacias especializadas para combater a violência. Estes números e muitos outros estiveram na pauta do Seminário “Políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil: desafios para a implementação da Lei Maria da Penha”, que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do RS, nesta sexta-feira (19), numa realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com a Rede Escola de Governo e PUCRS.
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, falou dos avanços e desafios da SPM e apresentou o Programa “Patrulha Maria da Penha”, que está sendo gestado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, para atender casos de violência contra as mulheres e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas, especialmente nos Territórios de Paz de Porto Alegre: Restinga, Santa Tereza, Lomba do Pinheiro e Rubem Berta.
A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM da União, Aparecida Gonçalves,  apresentou o panorama nacional da violência contra as mulheres, reforçando a necessidade de julgamentos efetivos dos casos no âmbito da Lei Maria da Penha. “Nos seis anos da Lei Maria da Penha avançamos muito no enfrentamento à violência contra a mulher. Mas precisamos aperfeiçoar ainda mais a Lei Maria da Penha. Para isso, o governo federal lançou, em parceria como sistema de justiça, a campanha 'Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte' como objetivo de dar celeridades aos julgamentos de assassinatos e estupros contra mulheres”, disse a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Aparecida Gonçalves. Provocou a academina no sentido de qualificar as políticas públicas, argumentando que “o Estado precisa dar visibilidade às mulheres. Precisamos da ajuda da academia para a produção de pesquisas e formação de profissionais com uma nova mentalidade”, declarou.”
A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos esteve representada pela Diretora de Educação e Formação da  FDRH, Sandra Bitencourt, que ressaltou: “Esse seminário traz uma palavra que é chave também para a gente caracterizar a participação da Rede Escola de Governo no desenvolvimento dessa política pública no Rio Grande do Sul, que é o enfrentamento. E para fazer o enfrentamento é preciso trabalhar coletivamente, unir forças, propor reflexões e muito estudo.”
A líder do  Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos da Faculdade de Serviço Social da PUCRS, Patrícia Grossi, apresentou as pesquisas do núcleo concluindo que o "Serviço de Enfrentamento à Violência contribui na identificação e na ruptura de processos de violência vivenciado por mulheres em situação de violência doméstica e familiar, nas suas diferentes expressões".
Representando a Reitoria, a Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da PUCRS, Jacqueline Poersch Moreira, destacou a importância da parceria da Universidade com o Governo Estadual, na qualificação da elaboração e execução de políticas públicas de enfrentamento à violência.
O auditório do Prédio 15 da PUCRS ficou lotado, com a participação de agentes públicos, gestoras e gestores de políticas para as mulheres, representantes de movimentos de defesa de direitos das mulheres, estudantes e corpo docente da universidade.
Também participaram dos debates a diretora da Faculdade de Serviço Social (PUC-RS), Beatriz Aguinski, e o diretor da Faculdade de Educação, Marcos Villela Pereira. Ao final da palestra, a coordenadora-geral do Coletivo Feminino Plural, Telia Negrão, entregou para a SPM Nacional uma sistematização com os dados do primeiro ano de atividades do Centro de Referência Beatriz Esber, em Canoas.

DOAÇÃO DE SANGUE

Sra SANDRA MARIA BRAUN precisa de vários doadores de qualquer tipo sanguíneo. Doações no Hospital Mãe de Deus.


DOAÇÃO DE SANGUE

Solicito doação de sangue, qualquer tipo sanguineo, para a criança ERIK ROCHA DOS SANTOS, internado no Quarto 813 do Hospital da Criança Santo Antonio.

1º BPAF RECEBE A VISITA DE INTEGRANTES DO PROJETO PROJOVEM ADOLESCENTE

   Na tarde de quinta-feira (18/10), na sede do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas de Fronteira (1º BPAF), em Uruguaiana, integrantes do Projeto Social Projovem Adolescente realizaram uma visita nas dependências do quartel com o objetivo de conhecer melhor a Instituição. Participaram 12 alunos do projeto.
   O sargento Rolandi apresentou aos jovens o vídeo institucional da Corporação e ainda explanou sobre o ingresso na BM, já que nesta fase os integrantes do Projovem estão buscando as profissões e vários deles demonstram a vontade de ingressar na carreira militar.