Um aumento de 10% sobre os vencimentos básicos dos delegados de polícia, pagos em duas parcelas - a primeira em janeiro de 2012 e a segunda em abril do mesmo ano-, foi a proposta apresentada nesta sexta-feira (04) pelo Governo do Estado durante entrevista coletiva realizada na Casa Civil. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, ressaltou que o trabalho que a Polícia Civil vem desempenhando é "extremamente satisfatório e as negociações com o Executivo buscam o reconhecimento, por meio de uma melhor remuneração".
No entanto, Michels admitiu que o reajuste oferecido ainda não contempla totalmente as reivindicações dos delegados de polícia. Porém, as negociações seguem em 2012, quando o orçamento do Estado poderá prever essas questões.
Airton Michels destacou, ainda, que o Governo está propondo o mês de junho de 2012 para a retomada das discussões sobre a pauta da categoria, quando estará vigorando o orçamento elaborado pela atual gestão e com informações mais consolidadas sobre as condições financeiras do Estado. "Ao lado da educação e da saúde, a segurança pública é uma de nossas políticas prioritárias. Implementamos, em 2011, uma série de iniciativas que demonstram que queremos construir uma realidade melhor para os servidores e para a população gaúcha", afirmou.
O secretário da Segurança Pública, acompanhado da chefe adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e do chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, lembrou que a atual gestão concedeu, entre outras vantagens, aposentadoria especial, atendendo a uma reivindicação histórica da categoria, aumento salarial para os agentes de Polícia, reajuste de 45% na etapa alimentação - que estava com valor congelado há cinco anos; pagamento de promoções por merecimento e antiguidade e criação de 1.541 vagas para promoção de inspetor, escrivão, comissário e delegado de polícia, permitindo novos ingressos nas classes iniciais e um maior número de promoções.
Na área da segurança pública, explicou Michels, foram aplicados mais de R$ 52 milhões entre investimentos e verbas de custeio, garantindo a continuidade das obras, aquisição de viaturas e quitação de despesas, tais como processo de implantação do projeto de modernização da Delegacia Online, quatro delegacias de polícia móveis, aquisição de helicóptero, aquisição de 126 veículos, obras e reformas na estrutura da Polícia Civil, conclusão da Central de Polícia de Passo Fundo e de Novo Hamburgo, conclusão de reformas em várias DPs, além das obras na Academia Civil Integrada da Segurança Pública e compra de kits de proteção individual.