segunda-feira, 21 de maio de 2012

REUNIÃO DA ADH SOBRE DIVULGAÇÕES DOS TRABALHOS E PROJETOS SOCIAIS

     Na segunda-feira (21/05), às 14:00, na Assessoria de Direitos Humanos, foi realizada reunião coordenada pelo Chefe da ADH, TCel. Paulo César Franquilin Pereira, com todos os integrantes da ADH, do Núcleo de Projetos Sociais (NPS) e do Proerd, tendo-se como pauta as divulgações dos trabalhos realizados pela ADH e de todos os projetos sociais da Brigada Militar.
     Na oportunidade, após a reunião, ocorreu a celebração do aniversário da Soldada Luciana dos Santos Andrade, pedagoga, instrutora do Proerd e técnica em projetos sociais.
O Chefe da ADH TCel. Franquilin esplanou sobre
a necessidade de melhor divulgação dos trabalhos realizados pela ADH

Sd. Luciana
Pedagoga, instrutora proerd e técinica em projetos sociais

Celebração do aniversário da Sd. Luciana na ADH

PALESTRA SOBRE BULLYING PARA ALUNOS INSTRUTORES DO PROERD

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (21/05) em Alvorada/RS, uma palestra sobre Bulling na Escola Estadual Érico Veríssimo, para 26 alunos instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Bullying termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo “valentão” ou um grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapazes de se defender. Geralmente estes assédios e agressões ocorrem em escolas.

O palestrante comentou sobre alguns aspectos pertinentes ao tema, inclusive traçando um perfil psicológico dos atores que possuem este comportamento, sempre frisando as consequências destas ações e apontando as responsabilidades dos profissionais do Proerd diante destes fatos.

O assédio escolar foi o ponto base para orientar os policiais no momento da abordagem aos alunos, frisando objetiva classificação dos autores, aqueles que participam ativamente da agressão; os alvos-autores, que incitam o grupo contra si e depois não sabem lidar com aquela situação; as testemunhas, aqueles que observam ou se afastam; e o alvo, aquele que perde o interesse pela escola, pelos amigos, e em alguns casos pela própria vida.

Reconhecer o poder nocivo da prática do Bullying é o primeiro passo para combatê-lo. E foi com este intuito que os alunos do curso de formação assistiram à palestra sobre “Bullying” ministrada pelo Sgt. Túlio Cesar Figueiró da Assessoria de Direitos Humanos.



                                                           Sgt. Figueiró




DOADORES DE SANGUE

Solicita-se  (06) seis doadores de sangue:

Local : Banco de Sangue

End:    Rua São Manoel nº 543 - 2º andar do Posto de Saúde

Dias:   Segunda à Sexta - Das 08:00 às 17:00 horas

Paciente:  Geraldina Anita de Freitas

Data:   Até 22/05/2012

Solicitante:  Sd Silvio Grebinski   da SAdm do Departamento Administrativo - Fone 3288 2800

INSTRUTORES DO PROERD PARTICIPAM DE CURSO NA FURG

   
       De abril a setembro, os instrutores do Programa de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), sargento Alex Sandra, soldados Simone e Joseane e o coordenador, tenente Rafael do 6º Batalhão de Polícia Militar (6° BPM) estão participando de um curso promovido pela Universidade Federal de Rio Grande. 
       
      O objetivo do curso é capacitar profissionais do sistema da educação e outras áreas tais como, a segurança pública, para compreender, diagnosticar e criar estratégias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Para tanto, serão abordados temas como Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, convivência familiar, violência doméstica, violência sexual, erradicação do trabalho infantil e mediação de conflitos. 

       Após todas essas temáticas serão trabalhados e propostos, pelos participantes, planos de intervenções envolvendo os temas.


     

2º BPAF REALIZOU A 1ª NOITE DO PIJAMA COM OS INTEGRANTES DA BRIGADA MIRIM


        No sábado (19/5), às 18h, em São Borja, no Quartel do 2° Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (2° BPAF), foram realizadas várias atividades com os 30 componentes da Brigada Mirim, dentre elas: instrução de marchas e estacionamentos, de sons e ruídos, sessão cinema, toque do recolher, jantar com rodízios de pizzas e atividades lúdicas.
     
      Os integrantes do 3° Pelotão Mirim pernoitaram na sede do Batalhão, com alvorada prevista para às 6h30, refeição matinal e hasteamento das Bandeiras, quando serão liberados.
    
      Participaram das atividades, o comandante do 2º BPAF, major Damião, o comandante da 1ª companhia, capitão Helio, o comandante da BM Mirim, sargento Carvalho e os instrutores sargento Valteron, soldado Gusmão, soldado Airtom, soldado Motta e soldado Bruna.