quarta-feira, 18 de julho de 2012

ÚLTIMO DIA DO FÓRUM DE SEGURANÇA NA UFRGS

Auditório lotado no último dia do VI Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na UFRGS.
Tema: Segurança Pública e Desenvolvimento: reformas institucionais, grandes eventos e Direitos Humanos.



COMANDANTE GERAL PARTICIPA DA CONFERÊNCIA DO JUIZ BALTAZAR GARZÓN SOBRE DIREITOS HUMANOS, DESENVOLVIMENTO E CRIMINALIDADE GLOBAL


       Na noite de terça-feira (17/7), na sede do Ministério Público em Porto Alegre foi realizada a conferência do juiz espanhol Baltasar Garzón, sobre Direitos Humanos, Desenvolvimento e Criminalidade Global. A palestra fez parte do 6º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que teve sua abertura na segunda-feira (16/7).
       O Comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu e o Subcomandante-geral da BM, Coronel Altair de Freitas Cunha estiveram na conferência que também contou com a participação do presidente da Comissão Nacional da Verdade e ministro do STJ, Gilson Dipp, e a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, governador do estado, Tarso Genro, entre outros.
       O juiz espanhol Baltasar Garzón foi homenageado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, com a Comenda da Ordem do Ponche Verde, a mais alta condecoração oficial do Rio Grande do Sul. O governador Tarso Genro também assinou o decreto que institui a Comissão Estadual da Verdade no estado.
Baltasar Garzón - Garzón ficou conhecido mundialmente quando, em 1998, devido ao desaparecimento e morte de espanhóis no Chile durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), solicitou e obteve da Grã-Bretanha a prisão do ex-general, que se encontrava em Londres.
        Em fevereiro deste ano, foi proibido pelo Supremo Tribunal da Espanha de exercer sua profissão por ter autorizado, a pedido das autoridades policiais, escutas telefônicas em investigações sobre corrupção envolvendo altas autoridades da administração pública espanhola. No mesmo mês, Garzón foi absolvido pela mesma corte da acusação de violar a Lei da Anistia de 1977, na investigação de crimes cometidos pela ditadura do general Francisco Franco. Segundo o jurista, 114 mil pessoas permanecem desaparecidas desde o período da guerra e da ditadura de Franco.
         Atualmente com 56 anos, Garzón ocupa a função de procurador-adjunto do Ministério Público no Tribunal Penal Internacional (TPI), que julga crimes contra a humanidade. Desde 2010, sua função é auxiliar o TPI, por meio de ação penal, na responsabilização de indivíduos por atrocidades como genocídios, crimes de guerra e os crimes de agressão.






3º SIMPÓSIO DO CONSELHO ESCOLAR DE SEGURANÇA DO EXTREMO SUL DA CAPITAL"

Na quarta-feira (18/07), às 0830horas, o 21ºBatalhão de Polícia Militar promove o III Simpósio do Conselho Escolar de Segurança do Extremo Sul da Capital, em parceria com o Conselho Escolar de Segurança, criado em 2008 por representantes do 21ºBPM – 2ª Companhia, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Delegacia Especializada da Criança e Adolescente (DECA) e Conselho Tutelar Micro Região 6, o evento acontecerá na na Sociedade Amigos de Belém Novo (SABEN) no Bairro Belém Novo,sito Av Beira Rio nº 127. O III Simpósio tem como objetivo debater a importância e a participação das Instituições Públicas na Segurança das Comunidades Escolares.

e-mail: 21ºbpm-comsoc@brigadamilitar.rs.gov.br

CAMPANHA DO AGASALHO REALIZADA PELO 1º BPAF NA CIDADE DE URUGUAIANA

Nesta terça-feira (17/07), ás 15:h30, em Uruguaiana, o Núcleo de Projetos Sociais do 1º BPAF realizou a entrega de cerca de quinhentas peças de roupas e cinqüenta cobertores, para moradores de uma comunidade carente, localizada no Bairro Anita Garibaldi.
As famílias já haviam sido previamente cadastradas e hoje receberam as doações, sendo que também foram contempladas várias pessoas que não tinham feito o cadastro, mas foi possível atendê-las com agasalhos da mesma forma.
O comando do 1º BPAF informa que estará trabalhando, a partir do mês de Outubro, com a 2ª edição da Campanha Natal sem Fome e contará com a comunidade uruguaianense para arrecadação alimentos não perecíveis os quais serão destinados para outra comunidade carente que será mapeada dentro dos próximos meses. Os alimentos arrecadados serão entregues para estas famílias antes do Natal.