quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

BRIGADA ORIENTA - FORMATURA DOS SALVA VIDAS MASTER EM IMBÉ

      No dia 04 de janeiro de 2012, na praia do Imbé, aconteceu a formatura dos Salva-vidas Master, Projeto coordenado pelo programa Brigada Orienta.  Os participantes receberam além do boné e da camiseta do Projeto um Certificado. O TCel Franquilin coordenador do Programa Brigada Orienta, agradeceu a todos pela participação.




ADH BRIGADA ORIENTA REALIZA PALESTRAS A BEIRA MAR EM IMBÉ

      Na manhã desta quarta feira, (04/01) foi realizada na praia do Imbé mais uma Palestra com os integrantes do Brigada Orienta, participaram 14 homens e 25 mulheres totalizando 39 pessoas as quais tiveram orientações de como : reciclar o lixo, cuidar da pele com o uso de protetor solar, prevenir acidentes domésticos com rede elétrica e gaz de cozinha. O grupo realizou ainda, entrega do folder para os banhistas com dicas para ter um verão tranquilo.

 

CALENDÁRIO DO BRIGADA ORIENTA PARA OS DIAS 5 E 6 DE JANEIRO 2012


COMANDANTE GERAL REALIZA REUNIÃO COM OFICIAIS DA OPERAÇÃO GOLFINHO

    Em (04-01), o Comandante Geral, Cel Sergio realizou reunião com oficiais da Operação Golfinho, na sede do comando, em Tramandaí.
    Na reunião, os oficiais da Op Golf apresentaram suas atividades para o Comandante Mayor Antonio Arce, da policia da Argentina, que visitava o comando da Op Golf.
    Na ocasião o Cel Sergio falou sobre a integração com as polícias da Argentina, Uruguai, a fim de trocar informações, visando um bom atendimento aos turistas que se deslocam ao Sul do Brasil.
    Após a reunião, o TCel Franquilin falou ao oficial argentino sobre o Programa Brigada Orienta e os Projetos Sociais realizados no Litoral Norte e Sul. Também fez a entrega de folders eas revistas da Legalidade e aniversário da BM

CHEFE DA ADH CONCEDE ENTREVISTA PARA RÁDIO IMBÉ

Em (04-01), o Coordenador do Brigada Orienta, TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira concedeu entrevista ao apresentador Juliano do programa geral da Rádio Imbé, na praia de Imbé.
   O TCel Franquilin falou sobre o Programa Brigada Orienta e os Projetos Sociais realizados no Litoral Norte e Sul. Também orientou aos banhistas sobre o consumo excessivo de álcool, a exposição ao sol, o combate e prevenção às drogas e o controle sobre a poluição sonora nas praias.


CHEFE DA ADH CONCEDE ENTREVISTA A REPÓRTER DA RÁDIO JOVEM PAN

    Em (04-01), o Coordenador do Brigada Orienta, TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira concedeu entrevista ao Repórter Sandro Sauer da Rádio Jovem Pan, na praia do Imbé.
   O TCel Franquilin falou sobre o Programa Brigada Orienta e os Projetos Sociais realizados no Litoral Norte e Sul. Também orientou aos banhistas sobre o consumo excessivo de álcool, a exposição ao sol, o combate e prevenção às drogas e o controle sobre a poluição sonora nas praias.


ULBRA TV ACOMPANHA REALIZAÇÃO DO PROJETO SALVA-VIDAS MIRIM EM IMBÉ

    Em (04-01), o Coordenador do Programa Brigada Orienta, TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira concedeu entrevista ao Repórter Guilherme Rockett da TV ULBRA, na praia de Imbé.
     Durante a entrevista o repórter Guilherme acompanhou a execução do projeto salva-vidas mMirim na beira da praia, interagiu com as crianças.
     O TCel Franquilin falou sobre o Programa Brigada Orienta e os Projetos Sociais realizados no Litoral Norte e Sul. Também orientou aos banhistas sobre o consumo excessivo de álcool, a exposição ao sol, o combate e prevenção às drogas e o controle sobre a poluição sonora nas praias.
      A Capitã Karine, coordenadora do projeto salva-vidas mirim falou sobre a participação e integração das crianças no projeto.
     Pai, e crianças participantes do programa também concederam entrevista ao Repórter para falarem do quanto é importante a interação da Brigada com os veranistas.








SUSEPE FAZ PARCERIA PARA VIABILIZAR PROJETOS LITERÁRIOS AOS PRESOS

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Coordenadoria da Juventude, negociou na última semana, com a Editora Besouro Box, uma parceria para viabilizar projetos literários. A proposta inclui desde publicação de livro, doação de exemplares e realização de oficinas destinadas à presos.

O ato, inédito no Rio Grande do Sul, oficializa a primeira conquista da Coordenadoria da Juventude que foi lançada, oficialmente, no último dia 16 de dezembro. Na reunião, realizada no gabinete da Susepe, o superintendente Gelson Treiesleben, destacou a importância das parcerias com a iniciativa privada para a inclusão social.

Treiesleben apontou, ainda, o sucesso da disseminação da leitura e das bibliotecas nos presídios que a Susepe vem viabilizando. Para a coordenadoria, é necessário estimular projetos que desenvolvam ações que enfatizem o protagonismo social dos jovens presos.

Conforme o diretor da editora, Marco Cena, o apoio editorial está dentro da proposta da empresa em contribuir com a inserção social. Para tanto, ele afirmou ainda, que vai disponibilizar junto com parcerias, oficinas de literatura que capacitem o exercício da escrita de livros para presos.

Durante encontro, foram tratados ainda itens da doação de livros para casas prisionais de Charqueadas e Porto Alegre, onde há atuação da Coordenadoria da Juventude. Dirigida pelas psicólogas da Susepe, Fernanda Bassani e Maristela Mostardeiro, o objetivo da entidade é auxiliar jovens presos, de 18 a 29 anos, para uma efetiva desvinculação da criminalidade, direcionando-os para programas sociais como RS na Paz, Pronasci e demais ações que possibilitem a redução da reincidência.

O setor atua promovendo o acesso aos direitos e visa a inclusão do jovem na sociedade, por meio da captação e fomento de políticas públicas que integrem a comunidade ao sistema prisional. No Rio Grande do Sul, mais de 20% da população tem entre 18 e 24 anos. Se somados aos presos com idade entre 25 e 29 anos, o número passa para 47%. Exemplo disto, é a publicação do livro que o detento do regime semiaberto, Rodrigo dos Santos Ramos, 28 anos, está produzindo para o próximo ano. Ele é integrante do programa MC's para Paz (Multiplicadores de Cidadania para a Paz).

OPERAÇÃO GOLFINHO ORIENTA: CUIDADO NO MAR!!!

Até as 13h do dia 3 de janeiro de 2012, foram realizados pelos salva-vidas da Operação Golfinho no litoral norte 237 salvamentos. Veja as guaritas com o maior número de casos:

Guarita 10- Torres- 26 salvamentos- 9,74% do total

Guarita 8- Torres- 20 salvamentos- 7% do total

Os salva-vidas da Operação Golfinho orientam aos veranistas para que fiquem atentos às cores das bandeiras, com sinalização semelhante às cores do semáforo, e também para que redobrem a atenção com as crianças.

COMPETIÇÃO DE SALVA-VIDAS - CONVITE

CONVITE

Prestigie a competição de salva-vidas, que será realizada às 10 horas do dia 11 de janeiro de 2012 (quarta-feira), em Capão da Canoa, próximo à guarita 75 (em frente da Unisc).