sexta-feira, 25 de maio de 2012

23° BPM promove inclusão social e exercício de cidadania

Na manhã de sexta-feira (25/5), no município de Santa Cruz do Sul, ocorreu a Assembléia Pública Municipal do Sistema de Participação Popular Cidadã – Orçamento Participativo do ano de 2013 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.  

      Neste evento, 35 integrantes do bairro Bom Jesus, pais dos PMs Mirins, tiveram participação ativa na votação das demandas do Orçamento Participativo Estadual.

      Desde 2007, o 23° Batalhão de Polícia Militar (23° BPM) vem realizando inúmeras atividades sociais com o intuito de propiciar a inclusão social e o exercício pleno da cidadania. 

      A Operação Convivência em Harmonia, no bairro Bom Jesus, foi a mais relevante, onde inicialmente foi realizado o congelamento do bairro, ações de policiamento ostensivo e em uma segunda etapa, desenvolvidas diversas atividades sociais junto com a comunidade, a Patrulha Comunitária e o Projeto PM Mirim.



20° BPM realiza Dia da Solidariedade

Na sexta-feira (25/5), às 15h, na Escola Argentina, no bairro Jardim Lindóia, o 20º Batalhão de Polícia Militar (20° BPM) e a direção da Escola realizaram o Dia da Solidariedade.

      Durante o evento, com a participação de 700 crianças da Vila Nazaré, foram realizadas diversas atividades, entre elas, visita ao Museu da Brigada Militar, palestra do Comando Ambiental, passeio a cavalo com o 4º Regimento de Policia Montada (4º RPMON), participação do 1º Comando Regional de Bombeiros, passeio de ônibus e com o Grupamento Especial de Motociclistas (GEM) do batalhão.





3ª TURMA DE FORMAÇÃO PROERD EM ALVORADA

           Na manhã desta sexta-feira a 3ª Turma de Formação de Instrutores do PROERD que esta sendo realizado no Município de Alvorada, composta por um Facilitador, uma Pedagoga, cinco Mentores e vinte e seis Formandos, deslocaram até o Hemocentro de Porto Alegre para a realização de Doação de Sangue e Teste de Medula Óssea.
Ação de grande louvor e que pode salvar várias vidas.





Locais para doação:

HEMORGS – HEMOCENTRO DO RS
Av. Bento Gonçalves, 3722
Partenon, Porto Alegre
CEP: 90650-001 – Fone (51) 3336.6755
Site: www.hemocentro.rs.gov.br
HEMOPASSO – HEMOCENTRO DE PASSO FUNDO
Av. Sete de Setembro, 1055
Centro – Passo Fundo
CEP: 98900-000 – Fone: (54) 3311.5555
e-mail: hemopasso@pmpf.rs.gov.br
HEMOCS – HEMOCENTRO DE CAXIAS DO SUL
Rua Ernesto Alves, 2260
Centro - Caxias do Sul
CEP: 95020-360 – Fone: (54) 3290.4576/ 3290.4577
e-mail: hemocs@caxias.rs.gov.br
HEMOSAR – HEMOCENTRO DE SANTA ROSA
Rua Boa Vista,401 – Centro – Santa Rosa
CEP: 98900-000
e-mail: hemocentrosantarosa@yahoo.com.br
HEMOPEL – HEMOCENTRO DE PELOTAS
Av. Bento Gonçalves, 4569 – Centro, Pelotas
CEP 9601015-140 begin_of_the_skype_highlighting            9601015-140      end_of_the_skype_highlighting – Fone (53) 3222.3002
e-mail: hemopel@fepps.rs.gov.br
HEMOCENTRO DE CRUZ ALTA
Rua Barão do Rio Branco, 1445, Cruz Alta
CEP: 98010-770 – Fone (55) 3326.3168
e-mail: carla-coelho@fepps.rs.gov.br
HEMOCENTRO DE ALEGRETE
Rua Gen. Sampaio, 10 – Bairro Canudos – Alegrete
CEP: 97541-130 – Fone (55) 3426.4127
e-mail: hemoeste@alegrete.rs.gov.br
HEMORGS – REGIONAL DE SANTA MARIA
Rua Alameda Santiago do Chile, 35 – Bairro Nossa Sra. De Lourdes
CEP: 97050-685 – Fone: (55) 3221.5262/ 3221.5192
e-mail: hemorgs-sm@fepps.rs.rs.gov.br
HEMOCENTRO DE PALMEIRA DAS MISSÕES
Rua Nassib Nassif esquina Gen. Osório, 351 – Palmeira das Missões
CEP: 98300-000 – Fone (55) 3742.1480


ADH PRESTIGIA EVENTO "CELEBRANDO A ÁFRICA EM PORTO ALEGRE"

          No dia (25/05) com inicio às 10hs e durante o decorrer do dia evento alusivo ao Dia da África, chamado de " CELEBRANDO A ÁFRICA EM PORTO ALEGRE", coordenado e organizado pelo Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais.
       Aconteceu no Centro de Referência do Negro de Porto Alegre, localizado na Avenida Ipiranga, nº 311 no Bairro Menino Deus em Porto Alegre.           
         Realizou a abertura do evento o  jornalista e escritor Oscar Henrique Marques Cardoso do Grupo Multiétnico de Emprendedores Sociais,  que fez  a apresentação da composição da mesa, com as seguintes autoridades: a Sra Franquilina Marques Cardoso, Coordenadora do Grupo Multiétinco de Empreendedores Sociais, o Sr Clóvis  André Silva da Silva Coordenador do Gabinete de Políticas Públicas para o povo negro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sr Eder Farias Respresentante dos Correiros e Telégrafos e do Programa Correios Negros, o Sr Vítor Hugo Amaro, Presidente das Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro,  o Sr. Luis Alberto Porto Alex , cantor e assessor parlamentar do Vereador Waldir Cavel-PRB, o Sr Mamadou Alpha Diallo, natural do Senegal, doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul , palestrante,  a Sra Rejane Almeida do CONCOR - Coordenadoria da Promoção Racial do RS e Cooreios e Telégrafos, a Sra Adriana Marcon, diretora do Instituto Estadual General Flores da Cunha e a Soldado Luciana Andrade, representante da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral da BM. 
          Após as palavras de boas vindas do Sr Clóvis André e algumas considerações sobre o movimento negro, e também das autoridades presentes na mesa, foi realizada a Palestra do Sr Mamadou  com o Título " Celebrando a África em Porto Alegre".




 Sr. Mamadou Alpha Diallo - Palestrante




Professora Maria Marques - Grupo Multiétnico de Emp. Sociais

Apresentação do músico Porto Alex

Professora Franquilina Cardoso - Coordenadora do Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais

Luis Alberto Porto Alex- Assessor Parlamentar

Sd Luciana integrante da Assessoria de Direitos Humanos


Professora Adriana - Diretora do Instituto General Flores da Cunha

Sr Eder Farias - Representante dos Correios Negros  

Sr Vitor Hugo Amaro - Presidente da Associação das Entidades carnavalescas de POA  

Clóvis André da S. da Silva - Coord. do Gab p/ Políticas Públicas para o Povo Negro.(PMPA)





 






    
             

3ª TURMA DE INSTRUTORES DO PROERD - ALVORADA

        O Chefe da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral, TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira, participou do Evento Lúdico Pedagógico da 3ª Turma de Formação de Instrutores do PROERD ocorrido no dia 24 de maio de 2012 as 20:00 hs na Sede da Escola Estadual Érico Veríssimo, presenteando a Turma e a Equipe de Formação com algumas músicas com voz e violão do próprio TCel Franquilin.
        PARABÉNS a toda a Equipe de Formação, e aos futuros Instrutores muito sucesso nessa nova missão a ser desempenhada dentro dos seus respectivos municípios.




FORMATURA DO 1º CURSO INTERNACIONAL PROERD EM PELOTAS

       Na sexta-feira (25/5), às 14h, no auditório do Colégio Gonzaga, na rua General Argolo, no Centro de Pelotas, ocorreu a formatura do1° Curso Internacional de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), onde foram formados 36 novos Instrutores destes 6 Policiais Uruguaios.
      Estiveram presentes no evento o Sub Comandante Geral, Cel Altair, o Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Sul (CRPO/Sul), Cel Flávio, o Comandante do 4º BPM, Cel Adalberto, representando o Comandando 6º BPM, Maj Leonardo, o Chefe da Essessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral, TenCel Franquilin, demanis Oficiais, praças e convidados.
















     
       

ADH PARTICIPA DO SEMINÁRIO MÉTODO APAC - ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS

     Na sexta-feira (25/05), às 09:00, no Auditório do Ministério Público, na Praça Marechal Deodoro, 110, em Porto Alegre, a Assessoria de Direitos Humanos (ADH) participou do Seminário Método APAC - Associação de Proteção e Assistência a Condenados, promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE), onde a pauta foi a melhoria do sistema prisional sendo discutido alternativas ao modelo atual.
     O APAC é uma entidade civil de Direito Privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Busca também, em uma perspectiva mais ampla, a proteção da sociedade, a promoção da justiça e o socorro às vítimas.
     A metodologia APAC fundamenta-se no estabelecimento de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e envolvimento da família do setenciado. A valorização do ser humano e da sua capacidade de recuperação é também um importante diferencial no método da APAC. O condenado cumpre a sua pena em presídio de pequeno porte, com capacidade média de 100 a 180 recuperandos, dando preferência para que o preso permaneça na sua terra natal ou onde reside sua família. Cada APAC é filiada à FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), órgão coordenador e fiscalizador das APACs, reconhecidamente de utilidade pública e nível internacional, que tem a função de orientar, assistir e manter a unidade de propósitos das associações.

3ª TURMA DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DO PROERD EM ALVORADA

Na tarde desta quinta-feira o TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira, Chefe da Assessoria de Direitos Humanos visitou a 3ª Turma de Formação de Instrutores do PROERD que esta sendo realizado na Escola Estadual Érico Veríssimo, no Município de Alvorada e ira formar 26 novos Instrutores.
O Curso tem como Facilitador o 1º Ten Miguel Marques Ourique, como Pedagoga a Sd Sandra Maders Marinho, e como Mentores o Sgt Túlio Cesar Figueiró, Sd Jerusa Oliz Nunes Alves , Sd Alexandro da Silva Tavares, Sd Dirlei de Oliveira Walau, Sd Lauri Moacir Dettoni.








              Ten Ourique, Sd Sandra Maders, Sd Jerusa, Sd Dirlei, Sd Tavares, Sgt Figueiró, Sd Detoni