sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O 1º RPMon de Santa Maria destina viatura exclusiva para o PROERD.


Na manhã do dia 24 de agosto de 2012 em Santa Maria, foi lançada a Campanha “Sorrir na Escola”, que surgiu da união de dois importantes projetos sociais, o PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA-PROERD da Brigada Militar, que tem como Coordenador Regional, o Capitão QOEM Edi Paulo Garcia de Ávila. E o projeto MAIS UM DIA DE PAZ NA ESCOLA da UNIFRA, sob coordenação das professoras enfermeiras Drª. Regina Santini Costenaro e Ms. Rosiane Filipin Rangel.
Essa campanha busca fortalecer as relações de união entre escolas, famílias, alunos e Brigada Militar para a reconstrução da paz na escola.
Ainda no evento foram entregues as chaves da viatura do 1º RPMon adesivada aos instrutores do PROERD.


9º EDIÇÃO DO CURSO DE INSTRUTORES PROERD(PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E A VIOLÊNCIA) FORMA TRINTA E UM POLICIAIS MILITARES DE PASSO FUNDO.

     Na quinta-feira (23/8), às 15h30, ocorreu no salão de eventos do 3°RPMon, a cerimônia de formatura de 31 Policiais Militares no Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
    O curso que está em sua 9ª edição, foi realizado no período de 13 a 24 de agosto de 2012, sob  execução do Centro Mercosul de Formação PROERD e coordenação da  Acadêmia de Polícia Militar do RS, sendo organizado nesta edição pelo Major Ricardo Alex Hoffman, coordenador regional do PROERD.
      No Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto, que conta com 83 Municípios, o PROERD está sendo desenvolvido em 24 municípios, isso com 34 instrutores, já tendo formado mais de 70.000 alunos desde o ano 2000. 
     O PROERD busca trabalhar um dos maiores problemas sociais da atualidade que é o uso de drogas, pois as mais diversas formas de crimes estão direta ou indiretamente relacionados com seu uso, motivo pelo qual os objetivos do programa são os de informar o público estudantil dos malefícios das drogas, usando métodos que priorizem a moral e os bons costumes, a afetividade e modelos de vida sadia e saudável; e também a ensinar os jovens a reconhecerem e resistirem às pressões que os influenciarão a experimentar as drogas.
    O programa é próprio para crianças das séries iniciais, com até 8 anos, e nos currículos do 5º e do 7º Ano do ensino fundamental, onde as crianças estão na faixa etária dos 9 aos 13 anos, e ainda não se envolveram com as drogas.
    Nos currículos do 5º e do 7º ano do PROERD o Policial Instrutor ministra dez (10) Aulas de 50 minutos, acompanhado do professor da turma, uma vez por semana no semestre, preparando o aluno para ser um defensor dentro da escola e junto a sua família e amigos, do não uso das drogas.
    A cerimônia de formatura dos novos instrutores contou com a presença de 30 crianças oriundas de escolas de Passo Fundo. Além das crianças estiveram presentes no evento o Cel Sérgio Roberto de Abreu, Comandante-Geral da BM, a Sra Vera Maria Vieira, Secretária de Educação de Passo Fundo, o Cel Angelo Vieira, comandante do Batalhão Ambiental da BM, o Cel João Darci Gonçalves da Rosa, comandante do CRPO-Planalto e demais comandantes da região.










Comando Ambiental da BM inaugura sede do 3ª BABM.

            Na tarde de quinta-feira (23/8), em Passo Fundo, o Comando Ambiental da Brigada Militar realizou a inauguração da sede do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM).
           O evento teve a presença do governador do Estado, Tarso Genro, do procurador-geral de Justiça em exercício, Ivory Coelho Neto, do secretário adjunto da Segurança Pública (SSP), Juarez Pinheiro, do deputado estadual Diógenes Basegio, do prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, do comandante-geral da BM, coronel Sérgio Roberto de Abreu, do comandante regional de polícia ostensiva do planalto, coronel João Darci Gonçalves da Rosa, do comandante do Comando Rodoviário, coronel Julio Cesar Schwantz Oliveira, do comandante do Comando Ambiental, coronel Ângelo Antonio Vieira da Silva, entre outras autoridades civis e militares.
          Além de realizar o corte da fita e do descerramento da placa, o governador Tarso Genro foi homenageado pelos oficiais do Comando Ambiental. Outras autoridades civis e militares foram reconhecidas por suas contribuições prestadas à unidade e receberam a Comenda do Comando Ambiental, honraria que representa o agradecimento pelo apoio às atividades do Batalhão.
          Criado em 2005, o 3º BABM abrange 238 municípios, nas regiões Norte, Serra e Noroeste do Rio Grande do Sul. O novo prédio foi construído em parceria entre Município, Estado e sociedade civil, totalizando um investimento de R$ 700.000,00. Durante a inauguração, Tarso Genro afirmou que essa colaboração permitirá que a Brigada Militar consiga oferecer um trabalho ainda melhor para comunidade.
          A sede tem três pavimentos e irá abrigar a 1ª Companhia Ambiental, alojamentos e salas de aula para atividades ambientais, uma garagem para as viaturas, barcos e o material apreendido durante as operações. Construído em modelo modular, o prédio é prédio autossustentável ecologicamente, possui iluminação solar e separadores para o descarte correto do lixo.
          Comandado pelo major Eliel de Souza Roque, o 3º BABM tem como missão exercer o policiamento ostensivo na área ambiental, fiscalizar atividades que possam causar a degradação do meio ambiente e promover a educação ambiental. Na região de Passo Fundo, os crimes ambientais mais praticados são o desmatamento, poluição e animais em cativeiro.
          Durante a cerimônia, o secretário adjunto, Juarez Pinheiro, afirmou que o prédio do 3º BABM sintetiza o novo conceito de segurança pública, que distribui a responsabilidade pela prevenção à criminalidade entre o Estado, Município e a sociedade civil. "Passo Fundo é uma cidade parceira porque investe nos projetos de segurança pública como a polícia comunitária e os Territórios de Paz, que já apresenta redução nos índices de crimes violentos".
 
   Fonte: SSP e BM





   

BRIGADA AMIGA - PROJETO PAZ NOS ESTÁDIOS


Na manhã de quarta-feira (22/8), no complexo do Departamento de Ensino, em Porto Alegre, o Comando de Policía Ostensiva da Capital (CPC) realizou mais uma ação do chamado Programa Brigada Amiga, com a participação, desta vez, de aproximadamente 300 crianças e jovens que integram os projetos sociais realizados pela Brigada Militar, em Porto Alegre, em especial o PM Mirim, Aluno Cidadão e Proerd, desenvolvidos junto aos Territórios de Paz.
Além de oferecer atividades lúdicas e educativas às crianças, o foco da ação foi chamar a atenção dos pequenos para o comportamento dos torcedores de Grêmio e Internacional por ocasião do Grenal, que ocorre no próximo final de semana.
A iniciativa buscou incentivar uma cultura de paz entre os jovens torcedores, mostrando aos colorados e gremistas que a disputa deve ficar apenas dentro do campo de jogo entre os atletas.    
O comandante do CPC, coronel Alfeu Freitas Moreira, recepcionou as crianças acompanhado de oficiais e praças do CPC e unidades subordinadas, e destacou que "eles são os torcedores de amanhã, então, se trabalharmos com a conscientização dos pequenos, fica mais fácil evitar conflitos quando eles forem maiores", disse o oficial.
Além das brincadeiras, no local foi realizada uma apresentação com o canil do 1º Batalhão de Operações Especiais e também da Banda de Música da BM. O evento teve ainda uma exposição com o helicóptero do Batalhão de Aviação, exposição de Educação Ambiental, passeios a cavalo com os equinos do 4º Regimento de Polícia Montada, Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário, brinquedos infláveis entre outras atrações.

Destaque para a participação de 30 crianças que fazem parte do PM Mirim do Inter, que devidamente identificados pela farda da Brigada Mirim e do Interagir, puderam usufruir de todas as oficinas oferecidas. 
Além dessa atividade, outras ações estão sendo adotadas pelo CPC para desenvolver uma cultura de paz e fraternidade entre as torcidas, tudo com o objetivo de garantir a segurança de todos os torcedores durante o clássico do próximo domingo e demais jogos até o final do ano.

Salienta, por fim, o coronel Freitas, que a Brigada Militar atuará como sempre, observando os direitos humanos e as garantias constitucionais na proteção dos torcedores, visando manter a ordem e a integridade física das pessoas.