segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CABM REALIZA PALESTRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TRAMANDAÍ

              Na sexta-feira (3/2) o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), através do 1º Batalhão Ambiental, realizou uma palestra de Educação Ambiental no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
             Na atividade de prevenção de Educação Ambiental, foram tratados diversos assuntos atinentes ao meio ambiente, com a exposição de animais taxidermizados da fauna silvestre, oriundos da caça e pesca ilegal, apresentação do Programa Patrulheiro Ambiental Mirim, oficinas de reciclagem, as atividades do Comando Ambiental, através de vídeo institucional.
             Na próxima quarta-feira (8/2), às 13h30min, na praia de Tramandaí, ocorrerá uma grande caminhada de conscientização aos banhistas, onde os monitores ambientais da Equipe de Educação Ambiental da 42ª Operação Golfinho 2011/12, juntamente com os 100 alunos do CRAS farão a divulgação do trabalho do CABM aos banhistas, distribuindo folders ambientais, com orientações diversas.



TORRES E PINHAL RECEBEM O BRIGADA AMIGA

O Programa Brigada Orienta da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, está desenvolvendo diversos Projetos Sociais, na 42ª Operação Golfinho, dentro do Programa Verão Numa Boa, tanto na beira mar, quanto nos bairros e vilas dos municípios do Litoral Norte e Sul, repassando diversas orientações de segurança à comunidade.

São eles: Salva-vidas Mirim, Salva-vidas Master, Surfe-Salva, Patrulha do Mar, Patrulheiro Ambiental Mirim, Escolinha ABC de Trânsito, Proerd Praia, Brigada em Cena, Brigada Orienta Verão, Praia Limpa e o Brigada Amiga, quando todos os Projetos Sociais são reunidos num único local.

Nesta primeira semana de fevereiro, os projetos, que integram o Programa Brigada Orienta, atingiram um público superior a 11 mil pessoas.

Ocorreram duas edições do “Brigada Amiga”, uma na quarta-feira (01/02), em Torres que contou com a participação de 2 mil pessoas e outra no sábado (04/02), em Pinhal, onde estiveram presentes aproximadamente 2,5 mil pessoas.

 Em Torres, além da realização de todos os projetos sociais do Brigada Orienta e das demais atrações da Brigada Militar, como a banda de música, a exposição do Corpo de Bombeiros, do Comando Ambiental e do Batalhão Aéreo que proporcionou a chegada de helicóptero do mascote “Leo” do Proerd, que abrilhantou a “1ª Gincana do PROERD Praia”, onde mais de cem crianças e adolescentes competiram e se divertiram, sagrando-se campeã a equipe de Capão da Canoa, do Projeto Patrulha do Mar, em segundo lugar a equipe do 8º BPM, de Osório e em terceiro lugar o PM Mirim, de Dom Pedro de Alcantara.

Em Pinhal, onde ocorreu a terceira edição do “Brigada Amiga” podemos destacar a participação da Casa de Passagem Coração de Jesus, de Porto Alegre, nos projeto Salva-vidas Mirim e PROERD Praia, bem como a participação de crianças e adolescentes do Centro de Recuperação e Assistencia Social de Magistério (CRAS),que se encontram em situação de vulnerabilidades e risco social. Elas brincaram, se divertiram e receberam orientações sobre preservação da vida no contato com o mar e prevenção ao uso de álcool e drogas.

No domingo (05/02), pela manhã os integrantes do Brigada Orienta participaram do Segundo Circuito de Corrida e Caminhada CORSAN/BANRISUL, promovido pela RBS Eventos, na Praia de Tramandai.

Neste evento, através de parceria, foram distribuídos kits aos participantes, que continham folders do programa Brigada Orienta com diversas orientações de segurança e material do Verão Numa Boa,  atingindo um público de mais de mil pessoas

Mais de 47 mil  pessoas já participaram do Programa Brigada Orienta, através dos Projetos Sociais desenvolvidos desde o início da Operação Golfinho até o dia 05 de fevereiro de 2012.

Todos os projetos do Brigada Orienta são abertos ao público em geral e o calendário geral é divulgado nos endereços: http://direitoshumanosbm.blogspot.com, http://www.facebook.com/brigadaorienta e no site www.brigadamilitar.rs.gov.br.

Maiores informações através do email projetosbm@brigadamilitar.rs.gov.br ou com o Coordenador-geral do Programa Brigada Orienta, Ten Cel Franquilin pelo fone: 85016542.










CRPO-SUL RECEBE COORDENAÇÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHERES E SEGURANÇA PÚBLICA

        Amanhã, terça-feira (7/2), em Pelotas, o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul estará recebendo a coordenação do Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública composta pela Major Simone Kilian Braga, da Brigada Militar e a delegada Patrícia Tolotti Rodrigues, da coordenação executiva.

         As coordenadoras irão se reunir com as servidoras da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Susepe e do IGP da região sul às 14h, no auditório do Colégio Gonzaga, em Pelotas.

         O Seminário tem o objetivo de analisar a crescente presença da mulher nos serviços de segurança pública e suas consequências, e será realizado de 6 a 9 de março, em Porto Alegre. O evento abordará também a relação da população feminina do meio urbano e rural com o setor.


Fonte: PM-5

Maconha - Que preço as Famílias e o Estado pagarão?

Dependentes de drogas e traficantes são criativos para inventar mentiras e desculpas o tempo todo 
(Expressão de traficante de drogas, cumprindo pena no Presídio Central de Porto Alegre)
 
O Brasil, um "cadinho de raças" e culturas, assume no mundo globalizado uma amostra de todas as tendências, que por aqui chegam invariavelmente com algum atraso.
Somos o mundo! Repletos de sonhos buscamos nossa identidade, lutando dentre mercados formais e informais, legais e ilegais.
Como "freio inibitório", no tempo de nossos avós havia o temor do "castigo divino", no de nossos pais os rigores da lei, e na atualidade, um vácuo, a falta de limites, o "tudo pode".
O ser humano moderno precisa de limites, eis que existem as leis. Se as leis desagradam, através de projetos poderemos altera-las.
Acordemos! Pessoas sob efeito de tais substâncias, com senso de percepção da realidade distorcida, passam a levantar uma "Bandeira", onde a consequência será aumentar vetores de risco à saúde pública.
Em um país democrático, pessoas se reúnem para confraternização de ideias, sob o pretexto de cultos religiosos, o do "cachimbo da paz", o último exemplo numa ação humana contemporânea de busca de identidade, autoajuda, flagelo e de suicídio em longo prazo.
Assim como o tabaco, droga lícita e geneticamente modificada, a maconha como vem defendendo o movimento, se tornando lícita, entrará pela lógica de mercado, via monopólio econômico, causando também danos diretos, congestionando hospitais, clínicas de tratamento e comunidades terapêuticas, além de danos indiretos, como o aumento da violência pelas concorrências de mercado, as "bocas de fumo".
Pessoas que defendem tal marcha transformaram tais ações, como forma de serem vistos e aceitos, por qualquer motivo, se não das intenções eleitorais, ou "falta de opções da administração do tempo livre".
A Organização Mundial da Saúde - OMS reconhece a dependência de drogas como doença, logo tais pessoas precisam de ajuda, e estando com o senso de percepção afetado, a defesa da liberação está comprometida!
Questionemos: Precisamos urgente de líderes, mas de cara limpa, lúcidos, pois caso não haja reação será tarde e difícil encontrá-los!
A evolução humana não nos preparou para a preservação de nossa espécie, pois maconha não é alimento, causa dano pessoal e social, sua aplicação terapêutica já é superada, pois existem fármacos mais eficazes e com menores efeitos colaterais, além de sustentar organizações criminosas e seus crimes conexos (Tráfico de Armas, Tráfico de humanos, Exploração sexual adulto-infantil).
Traídos pela emoção, e com baixa resistência às pressões e frustrações, nossa comunidade é afetada por falta de informação científica e de atitudes proativas, ficando submetidos a decisões fragmentadas frias e polêmicas, mascarando egos e vitimizando os dependentes de drogas. Tal dependência que fomenta a desarmonia familiar e social, também sustenta conflitos armados locais, pelas organizações criminosas, que dependem do mercado, que é sustentado pelas vítimas (Usuários, "abusuários" e dependentes de drogas, co-traficantes).
A nossa Comunidade necessita de informação científica,  e para tanto, divulguemos o serviço nacional gratuito, o qual funciona 24h:
Serviço  VIVAVOZ 0800.510.0015.Ligue pra gente, a gente liga pra você.
Tal serviço presta informações e orientações a usuários, pais, professores e estudantes interessados em pesquisas, além de informar os locais para acolhimento e tratamento.
Façamos a "Marcha da Informação", divulgando tal serviço de utilidade pública, promovido pela Faculdade de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Outros serviços de utilidade pública estão disponíveis à Comunidade, basta às pessoas informarem com o maior número de dados possíveis: 
- Disque DENARC  0800.518.518 (Anônimo e 24h)
- Disque Denúncia  181   (Anônimo e 24h)
Tomemos uma atitude, a da informação, pois a quem realmente interessa a legalização da maconha? Que preço as famílias e o Estado pagarão?
 
 
Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do RS
(51) 3288.5961  /  3288.5962

PROGRAMA BRIGADA ORIENTA NOS DIAS 04 E 05 FEV NAS PRAIAS DO LITORAL SUL E NORTE

         As crianças receberam kit (boné/camiseta), folders de orientações, certificado e lanche doado por parceiros do projeto. Os pais e público presente receberam panfletos de orientação sobre cuidados nas águas, para um veraneio seguro.
         Escolinha de Trânsito em Balneário Pinhal.
         Também no sábado a Escolinha de Trânsito esteve em Balneário Pinhal, onde 81 crianças e 32 adolescentes foram contemplados com o projeto. Os futuros motoristas receberam noções sobre segurança no trânsito  através de um aprendizado inovador.
         Projeto Brigada em Cena em Pinhal
         Na manhã de sábado (4/2), na praia de Pinhal, na Estação SESC, o Grupo Teatral Brigada em Cena participou da edição do Brigada Amiga, onde apresentou a peça “CãoFusão na Praia”. A peça busca através do lúdico (fantasias de cachorros) a conscientização dos veranistas e moradores quanto a mudança de pensamento em levar animais para beira da praia. Com texto educativo, expõe para crianças e adultos os perigos tanto para os animais, quanto para os seres humanos, da presença dos animais junto a areia da praia.
        Um total de 265 pessoas entre crianças, jovens e adultos, riram e interagiram com as brincadeiras dos “cachorros” em cena. O grupo procura, através de todo o recurso lúdico e pedagógico que o teatro proporciona, instruir, divertir e educar crianças e adultos. “A prevenção sob um novo olhar”.
         “Brigada Orienta” na Rústica Corsan/Banrisul em Tramandaí.

          Na manhã deste domingo (5/2), os Projetos Sociais do Brigada Orienta, participaram do Segundo Circuito de Corrida e Caminhada CORSAN/BANRISUL, promovido pela RBS Eventos, na praia de Tramandaí.
          O evento contou com a participação maciça dos projetos sociais da BM, coordenado pelo chefe dos projetos Ten. Cel. Franquilin, e Cap. Cilon. Participaram também integrantes do Corpo de Bombeiros, Escola de Educação Física da BM, Equipe dos Salva-vidas e diversos militares de Organizações Policiais Militares da Brigada Militar. Durante o evento foram distribuidos Kits aos participantes, os quais continham Folders do Projeto Brigada Orienta Verão. O público atingido pelo projeto foi de 1089 pessoas.

        A Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar vem realizando em todo litoral Norte e Sul diversos projetos sociais, que integram o Programa Brigada Orienta, tais como: Salva-vidas Mirim, Salva-vidas Master, Surfe-salva, Patrulha do Mar, Patrulheiro Ambiental Mirim, Escolinha ABC de Trânsito, Proerd Praia, Brigada em Cena, Brigada Amiga, Brigada Orienta Verão e Praia Limpa.