terça-feira, 9 de outubro de 2012

CONVITE SEMINÁRIO DE MOBILIDADE HUMANA

A SJDH e o Forum Permanente de Mobilidade Humana - Migrantes, Refugiados, Marítimos, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas - Movimento no Rio Grande do Sul, tem a honra de convidá-los a participar do 1º Seminário de Mobilidade Humana: Tendências e Desafios no Brasil e no Rio Grande do Sul, que será realizado no dia 22 de outubro de 2012 a partir das 08h30, conforme programação em anexo e no blog www.forummobilidaders.wordpress.com

Junto ao Seminário acontecerá o Ato de Instalação do Comitê de Atenção para Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas - COMIRAT, coordenado por esta Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.

Local: Auditório do Palácio do Ministério Público Estadual (Praça Mal. Deodoro, 110/3º andar)

Contamos com a presença de todos(as).


Departamento de Direitos Humanos e Cidadania Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Borges de Medeiros, 1501 - 11º andar
Cep: 90.110-150 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3288-7373


ADH PARTICIPA DO BRECHÓ DO IBCM

A Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, representada pela Capitã Letícia Dal'Igna, do Centro de Formação D.A.R.E/PROERD, Sgt João Batista Silva Xavier, Assessor de Direitos Humanos e o Soldado Rodrigo Domingues, Assessor de Direitos Humanos, participaram, na manhã desta terça-feira, do Brechó IBCM (Instituto Beneficente Coronel Massot), realizado na Sede Principal da Associação.
Os itens foram doados pela Infraero e serão comercializados em dois Brechós, um dia 09 e o outro dia 10 de outubro na Sede principal da Instituição, e no dia 11 de outubro na Sede da IBCM do Partenon. O dinheiro arrecadado será utilizado para a tradicional atividade de fim de ano Sonho de Natal.
O Brechó teve como madrinha da Edição a Sra Estela Belíssimo Campos de Abreu, esposa do Comandante Geral da Brigada Militar Cel Sergio Roberto de Arreu.











Chefe da ADH participa do SEMINÁRIO "O NEGRO E A LEI PENAL"


A Liga de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), juntamente com o Departamento de Direitos Humanos da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS), promoveram nesta segunda-feira (8/10), às 18:45hs, o seminário O Negro e a Lei Penal, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (av. Borges de Medeiros, 1501 – térreo – Praia de Belas, Porto Alegre).
A conferência de abertura, abordou o tema O Policiamento e a Questão Racial com a presença da conferencista a socióloga norte-americana Martha Huggins, da Universidade de Tulane University (New Orleans, EUA). Ela é coautora do livro Operários da Violência - Policiais Torturadores e Assassinos Reconstroem as Atrocidades Brasileiras, com os pesquisadores Mika Haritos-Fatouros e Philip Zimbardo. Os debatedores foram Giancarla Brunetto, da Liga de Direitos Humanos da Universidade Federal do RS (Ufrgs) e Paulo César Franquilin Pereira, assessor de Direitos Humanos da Brigada Militar (BM).
O tema O Negro e os Crimes Raciais foi o enfoque do segundo painel, com a participação do juiz federal da 4ª Região, Roger Raupp Rios, do advogado Antônio Carlos Côrtes e do procurador do Estado, Jorge Terra.




socióloga norte-americana Martha Huggins

Giancarla Brunetto

TCel. Paulo César Franquilin Pereira



procurador Jorge Terra - advogado Antônio Carlos Côrtes- juiz federal Roger Raupp Rios.