quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Brigada em Cena no Carrossauro de Tramandaí

Na quinta-feira (02/02), pela tarde, o Brigada em Cena, integrante do Brigada Orienta, realizou um passeio no Carrossauro de Tramandaí, que se iniciou pelo Centro e seguiu por diversos bairros, entre eles o bairro São Francisco e a orla marítima, chegando até a Barra, abrangendo um público de aproximadamente 2.300 pessoas.
No passeio, os integrantes do Brigada em Cena, além de divertir a todos, repassaram orientações de segurança e entregaram folders do Programa Estadual “Verão Numa Boa” e do Programa “Brigada Orienta”.
 O Coordenador do Brigada Orienta, TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira acompanhou as atividades do grupo, juntamente com sua família.
O Programa Brigada Orienta da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar vem desenvolvendo atividades preventivas, na 42ª Operação Golfinho, tanto na beira mar, quanto nos bairros e vilas dos municípios do Litoral Norte e Sul, repassando diversas orientações de segurança à comunidade.
Todos os projetos do Brigada Orienta são abertos ao público em geral e o calendário geral é divulgado nos endereços: http://direitoshumanosbm.blogspot.com, http://www.facebook.com/brigadaorienta e no site www.brigadamilitar.rs.gov.br.
Maiores informações através do email projetosbm@brigadamilitar.rs.gov.br ou com o coordenador-geral do Programa Brigada Orienta, Ten Cel Franquilin pelo fone: 85016542.







ADH recebe policial envolvida na abordagem dos estudantes africanos

       Na tarde do dia 30 de janeiro de 2012, a Cap Letícia recebeu, na sede da Assessoria de Direitos Humanos, a policial militar envolvida na abordagem dos estudantes africanos.

       Durante a conversa sobre o fato, a Oficial colocou os serviços e o apoio da Assessoria à disposição da militar estadual. Após a reunião, ambas foram recebidas pelo Subcomandante-Geral, Cel Altair.

SALVA VIDAS ASSISTEM PEÇA TEATRAL EM TRAMANDAÍ

       Na noite de terça-feira (31/01), cerca de 100 salva vidas, assitiram a peça teatral "Ser Policial Não é Fácil", interpretada por policiais militares que compoem o Grupo Brigada em Cena, projeto coordenado pelo Programa Brigada Orienta viculado a Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral.
      A peça mostra, de uma forma muito divertida, o conflito entre um policial, que age de forma errada, e 4 soldados em formação, fazendo com que o público reflita sobre a forma de agir de certos policiais.









   

EQUIPES DO PROGRAMA BRIGADA ORIENTA VISITAM CRAS MAGISTÉRIO

    Dentro das atividades do dia 31/01, no litoral norte, as equipes do Brigada Orienta visitaram o CRAS da Praia de Magistério e foram convidados a almoçar com as crianças que são atendidas pela instituição.
    Após o almoço o TCel Franquilin deu de presente aos funcionários do CRAS, bonés do Projeto Salva Vidas Mirim, em forma de agradecimento pela acolhida calorosa ao integrantes da Brigada Militar.
  


SALVA VIDAS MIRIM NO BALNEÁRIO PINHAL

    Na manhã de terça-feira (31/02), foi realizada pelos integrantes do Projeto Salva Vidas Mirim, mais uma aula para as crianças que estão veraniando no Balneário Pinhal.
    Durante as atividades os instrutores deram dicas de segurança para as crianças e falam da importância de utilizar corretamente os telefones de emergência e ao final entraram em grupos no mar e realizaram uma simulação de salvamento.




 

BRIGADA ORIENTA NA RADIO PAMPA ATLÂNTIDA

    Na tarde do dia 28 de janeiro de 2012 (sábado), foi transmitido diretamente dos estudios da Rádio Pampa na praia de Atlântida o programa Rio Grande do Sol, que abordou dentre outros assuntos o Programa Brigada Orienta, que é coordenado pela Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Miltiar (ADH BM).
   Durante o programa o TCel Franquilin, responsável pela ADH e coordenador do Programa Brigada Orienta falou aos ouvintes sobre a importância de atitudes que de tão simples, como verificar a validade da mangueira e do registro de gás, acabam sendo esquecidas pela população e que podem evitar tragédias.    
    Foi entregue pelo TCel Franquilin, aos participantes, material educativo do Programa Brigada Orienta, contendo dicas de segurança para que todos possam ter um Verão Numa Boa. O patrono da Feira do Livro de Tramandaí Sr. Alcy Cheuiche, presenteou o comunicador da Rádio Pampa com o Livro " Entre o Senna e o Guaíba" autografado por ele e pelo TCel Franquilin que escreveram o livro em conjunto com outros escritores, divulgando a sessão de autógrafos no dia 04 de fevereiro, as 20h, no Ginásio de Esporte de Tramandaí.  
   Os participantes elogiaram o trabalho que está sendo desenvolvido pela Brigada Militar e Governo do Estado, que tem na prevenção, uma poderosa aliada na educação de crianças e adultos.
   Ainda foram debatidos os temas relativos ao derramamento de óleo em Tramandaí, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente do Município Sr. Antonio José Matos da Silva, sendo informado que o Brigada em Cena projeto integrante do Programa Brigada Orienta atuaria no Carrosauro (transporte público local que passa pela região central, bairros e vilas do município), orientando os veranistas e moradores da necessidade de evitar entrar no mar durante o período em que estiver impróprio para o banho.






     
    

COORDENADOR DO BRIGADA ORIENTA É ENTREVISTADO NA TV BAND

     Na tarde de quarta feira, (01-02), às 13h, durante a programação do Brigada Amiga em Torres, o Coordenador do Programa Brigada Orienta, Tenente Coronel Paulo Cesar Franquilin Pereira entrou ao vivo no programa Boa Tarde RS da Band TV.
    O TCel Franquilin falou sobre os Projetos Sociais, que estão sendo desenvolvidos de norte a sul na 42º Operação Golfinho, divulgou a data do próximo Brigada Amiga, que acontecerá às 09h, de sábado, na estação verão SESC, em Pinhal, distribui folders do Programa Brigada Orienta e presenteou jornalistas e funcionários com as revistas "Brigada Militar na Legalidade" e a Revista da Brigada Miliar edição comemorativa aos 174 anos da instituição.






BRIGADA AMIGA EM TORRES

   Na manhã desta quarta feira, (01-02), na tenda do SESC na praia de Torres, o Coordenador do Brigada Orienta, Tenente Coronel Paulo Cesar Franquilin Pereira acompanhou a segunda edição do Brigada Amiga, evento que envolve todos os Projetos Sociais da Brigada Militar. 
  Dentro da programação aconteceu a gincana organizada pelo Projeto PROERD Praia, que contou com a parceria do SESC de torres e teve inicio com a chegada do Leão do PROERD que desembarcou do Helicóptero da Brigada Militar na beira da praia sendo recebido pelas crianças que participavam da gincana e pelos Bonecos institucionais da Brigada Militar: Bombeirucho e Ambientalito. 
   Na sequência o grupo teatral "Brigada em Cena" apresentou a peça "Cãofusão na praia", para os veranistas e crianças dos Projetos Patrulha do Mar de Capão da Canoa, Patrulheiro Ambiental Mirim do 1º BABM, Pelotão Mirim de Dom Pedro de Alcântara e Pelotões Proerd de Osório.
   Com o auxilio dos integrantes da escola de educação fisica da Brigada Militar e Salva-vidas de torres deu-se inicio a gincana organizada pelo Projeto PROERD Praia, que teve como provas o salto em distância, cabo de guerra, corrida do saco e revezamento 4x100, sagrando-se campeã a equipe vermelha (Patrulha do Mar de Capão da Canoa), vice-campeã a equipe Azul (Pelotão Mirim de Dom Pedro de Alcantara), terceiro lugar a equipe Amarela ( PROERD Osório), quarto lugar a equipe laranja (Patrulha ambiental Mirim) e quinto lugar a equipe verde (Patrulha Ambiental Mirim Torres).
   Também foram realizados os projetos Salva-vidas Mirim, Salva-vida Master, Brigada Orienta Verão e a Escolinha ABC de Transito do Batalhão Rodoviário Estadual.
   Durante todo evento o público presente pode prestigiar a exposição realizada pelo Batalhão Ambiental, que apresentou animais taxidermizados (empalhados) e explicou a importância da preservação do meio ambiente e dos animais. Os integrantes do Corpo de  Bombeiros, demosntraram o funcionamento de equipamentos utilizados pela corporação no combate a incêndios e deram dicas de segurança para evitar incêndios.   
   O TCel Franquilin juntamente com integrantes do Brigada Orienta entregaram a todos os participantes da gincana bonés do Proerd e medalhas para as equipes que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar.
   O Prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Sr Telmo Pedro Dimer, a Mãe Neuza Cury e a Coordenadora do SESC Torres Srª Itamara Dalpiaz acompanharam o evento.