sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CONVITE "´DIÁLOGOS: AS POLÍTICAS DE DIREITOS HUMANOS"




A Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado convida para o Diálogos CDES-RS que terá como pauta: As Políticas de Direitos Humanos, a realizar-se dia 17 de setembro de 2012, às 09h30min, no Salão Negrinho do Pastoreio, Palácio Piratini -  Porto Alegre/RS.
Este evento terá a participação da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Data: 17/09/2012
Hora: 09h30min às 12h
Local: Salão Negrinho do Pastoreio
   Palácio Piratini - Porto Alegre/RS

EXPLICAÇÕES SOBRE A CARTEIRA DE NOME SOCIAL


CHEFE DA ADH TCEL FRANQUILIN REALIZA PALESTRA NA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

   No dia 06/09 às 16:30 horas, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral da Brigada Militar, o TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira, realizou uma palestra no auditório do IGP no prédio da Secretaria de Segurança Pública, para em torno de 60 (sessenta) alunos peritos do Instituto Geral de Perícias do RS. 

   O assunto da palestra foi relativo ao papel da Brigada Militar frente ao lançamento das carteiras de nome social, e que a instituição já está lançando Normas Internas,  para que seu efetivo tenha conhecimento de como proceder no momento em que se deparar com uma ocorrência onde um dos envolvidos possua uma carteira de nome social (CNS), para que não ocorra constrangimentos de nenhuma das partes. 


    A Carteira de Nome Social é um documento voltado a travestis e transexuais. e já começou a ser emitida pelo Instituto Geral de Perícias, em Porto Alegre. Por enquanto, a CNS vale apenas em território gaúcho.

    Os interessados em fazer a carteira devem procurar os postos de identificação da Capital, levando a da certidão original de nascimento e da última carteira de identidade. A primeira via do documento é gratuita para travestis e transexuais.