quinta-feira, 7 de julho de 2011

DIVULGAÇÃO DO PREJETO "EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS" DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE JUNTAMENTE COM A UFRGS

De acordo com os pressupostos do Programa Nacional de Direitos Humanos, no que diz respeito à EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS, segue abaixo, a divulgação de mais um projeto da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (SMC/ SMDHSU/ FASC/ SMED), em parceria com o Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS e realização do TERCEIRA MARGEM GRUPO DE TEATRO. Ao final das apresentações do espetáculo, há uma discussão com os grupos que participam do mesmo, sobre a temática da segurança pública e cidadania em suas regiões.
Contamos com a presença de todos!
Por favor, leiam e repassem.
Abraço solidário!




Atenciosamente,
Mário Humberto Morocini de Azambuja Jr.
Coordenador de Políticas de Direitos Humanos
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
51 3289-7034 e 51 9312-9074
marioazambuja@sdhsu.prefpoa.com.br


PROJETO QUILOMBO CENTRAL APRESENTADO À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Coordenação de Culturas Populares e da Diversidade Cultural, setores da diretoria da Cidadania Cultural, junto com a Comissão organizadora do Mês da Consciência Negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, apresentou à presidente da câmara, vereadora Sofia Cavedon, o projeto Quilombo Central, nessa terça-feira (05).

A proposta é uma ação compartilhada com as instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada, para o evento multidisciplinar numa reflexão como marco histórico de 2011: Ano dos Afro-decendentes no Mundo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Quilombo Central propõe integrar as diferentes manifestações culturais num evento multifacetário com recortes nas culturas étnico-raciais, em especial as culturas das comunidades Quilombolas. Para o coordenador das Culturas Populares, da diretoria de Cidadania Cultural da Sedac, Sandro Santos, essa ação vai formular uma ampliação dos processos participativos das comunidades negras nas políticas públicas do estado.

A presidente da Câmara de Vereadora de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, parabenisou a iniciativa, salientando a importância do fomento às culturas de matriz africana como afirmação da identidade brasileira. A nossa participação nesse projeto será propositiva e de participação nas etapas de desenvolvimento das iniciativas, afirma Sofia.

O projeto apresenta um caráter inovador, especialmente por pensar um evento com diversos significados simbólico?, reflete a comissão organizadora do projeto.

13º BPM - Erechim - realiza Formatura PROERD pais.

BUSCA POR HOMEM DESAPARECIDO

Conforme contato telefônico, encaminho o e-mail sobre o homem a quem estamos buscando.
O Instituto de Identificação recolheu suas digitais na internação no PACS e tenta fazer a identificação digital. Mas, provavelmente ele seja do Rio de Janeiro, talvez Niterói/RJ. Algumas poucas coisas que disse conferem com aquele local. A assinatura que ele faz é ilegível, mas característica de quem foi bem alfabetizado e já assinou muitas vezes. Possui uma assinatura firme, tipo "letra de médico". Deve ter tido uma crise ou passado por alguma situação traumática e desorientado-se.
Necessita retornar para internação clínica (pneumonia dupla grave) e após para internação psiquiátrica para se tentar recuperar sua identidade e história de vida.
Agradeço qualquer informação que vocês obtenham.
Cordialmente,
Lourdes
 
Prezados colegas,
Solicitamos auxílio para a localização deste homem. Não sabe dizer seu nome. Foi apelidado pela comunidade de "César" ou Pezão.
Foi internado no PACS, 3ª à noite com o auxílio da SAMU  e da BM. Está com pneumonia dupla. Saiu da internação clínica no domingo à noite.
Apresenta transtorno mental, não se orientando para vestir-se adequadamente em relação ao frio. Não se localiza para transitar em Porto Alegre, apesar de já estar aqui a bastante tempo. Já morou no Rio de Janeiro, é possível que seja procedente da Bahia. Sempre esteve ao redor do Parcão, 24 de outubro e adjacências.
Está perdido entre o PACS - Cruzeiro  e arredores , tenatndo retornar ao Parcão. Corre risco de vida pelo problema respiratório.
Em anexo, uma foto.
Cordialmente,
Lourdes 
Maria de Lourdes Scarparo
CREAS Centro - Serviço de Abordagem Social
ex - Ação Rua Núcleo Centro FASC
Psicóloga - Matrícula 76123.3
FASC - PMPA
3289.4991