quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CAMINHADA ECOLÓGICA EM TRAMANDAÍ REÚNE PATRULHA AMBIENTAL E PROJETO PRAIA LIMPA

   Na tarde desta quarta-feira, (08-02), o Coordenador do Brigada Orienta, Tenente Coronel Paulo Cesar Franquilin participou da caminhada ecológica na beira da praia em Tramandaí, juntamente com integrantes da Patrulha Ambiental e do Projeto Praia Limpa.
   A Ação contou com a presença de 50 meninos e meninas do Projeto Praia Limpa, coordenado pelo Sr. Felipe Kerne e o Instrutor da Brigada Miltiar Sd Figueiró e ainda Sd Tatiane Flores e Sd Lissandra Almeida da Patrulha Ambiental.
   O repórter Max Correa do Programa Ulbra Noticias, da TV Ulbra, entrevistou o TCel Franquilin que falou do Brigada Orienta Programa que reuni os projetos sociais que estão sendo desenvolvidos no litoral norte e sul.
  Durante o percurso os adolescentes distribuíram folders com dicas ecológicas e sacolas plasticas para os veranistas recolherem o lixo dando informações sobre os cuidados com a preservação da natureza.






SEMINÁRIO INTERNACIONAL E A SEGURANÇA PÚBLICA REUNE SERVIDORAS EM RIO GRANDE

          Na manhã da terça-feira (7/2), às 11h, no CCMar, em Rio Grande, reuniram-se servidoras da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Susepe e do IGP, da região sul, para receberam a coordenação do Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública, Major Simone Kilian Braga, da Brigada Militar, a Delegada da Polícia Civil, Patrícia Sanchotene, Maisa Oliveira, da SUSEPE, todas da coordenação executiva do seminário que acontecerá de 6 a 9 de março em Porto Alegre.

          O Seminário organizado pelo governo do Estado tem o objetivo de analisar a crescente presença da mulher nos serviços de segurança pública e suas conseqüências. O evento abordará o poder das mulheres no Brasil e no mundo, o histórico e o papel das mulheres na segurança pública entre outros temas.




AGENDADA A FORMATURA DO PROJETO PRAIA LIMPA DE TRAMANDAÍ

     Na manhã desta quarta-feira, (08-02), às 10h, o Coordenador do Brigada Orienta, o Tenente Coronel Paulo Cesar Franquilin Pereira visitou o Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS), Casa da Cidadania de Tramandaí, onde é realizado o Projeto Praia Limpa, que atende 100 adolescentes em vulnerabilidade social  moradores dos bairros São Francisco e Agual em Tramandaí.
     O Coordenador do Praia Limpa Sr. Felipe Kerne e o  Soldado Figueiró, instrutor dos adolescentes, apresentaram para o TCel Franquilin o uniforme utilizado no curso.
    Na oportunidade foi agendada para o dia 24 de fevereiro, sexta feira, a formatura das crianças que será às 19h, no Auditório da Prefeitura de Tamandai e para abrilhantar ainda mais o evento, o Grupo Teatro Brigada em Cena, da Brigada Militar fará a apresentação de uma peça teatral para o público presente.
     Durante a reunião, o Coordenador do Projeto Praia Limpa Felipe Kerne entregou o uniforme do projeto ao TCel Franquilin, como forma de agradecimento pelo apoio que o Brigada Orienta presta ao Projeto Praia Limpa.


PESQUISA ALERTA SOBRE O USO ABUSIVO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE MENINAS DE 14 A 16 ANOS

CAMPANHA PUBLICITÁRIA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Este tipo de campanha publicitária que deveria ter no Brasil:
PROCURE MOSTRAR PARA SEUS AMIGOS E FILHOS.
Uma das maiores empresas de marketing do mundo resolveu passar uma mensagem para todos através de um vídeo criado pelo TAC (Transport Accident Commission).

Espero que todos assistam, mesmo que não se alcoolizem ou usem algum tipo de drogas, e que reflitam e passem para os seus contatos.

Orientem os seus filhos, sobrinhos, amigos etc...
Repasse para todos que você sabe que bebem e dirigem:


http://www.youtube.com/watch_ popup?v=Z2mf8DtWWd8&vq=medium



ÔNIBUS DO 33º BPM TRANSPORTOU 12 MIL PESSOAS EM 2011 EM AÇÕES COMUNITÁRIAS

            No ano de 2011, um dos grandes aliados das ações comunitárias do 33°Batalhão de Polícia Militar (33°BPM) foi o ônibus da Brigada Militar. Só em 2011, ele transportou 12 mil pessoas. O veículo doado por uma empresa de transporte coletivo no ano de 2007, durante o comando do Coronel Uilson Miguel Miranda do Amaral, até hoje é utilizado pela comunidade de Sapucaia do Sul para diversas finalidades.

           Dentre as ações do veículo destacamos passeios ao zoológico, transporte de crianças para visitação ao quartel do 33º BPM pelo projeto quartel tri-legal e para as formaturas do PROERD (Programa de Resistência às Drogas e à violência). O ônibus também atua junto aos Parceiros Voluntários de Sapucaia do Sul, apoiando às atividades do referido projeto.

          O ônibus também já apoiou outras unidades da Brigada Militar para transporte de efetivo, bem como demais instituições da cidade, como escolas estaduais, municipais, particulares e a prefeitura municipal. 
Além da função de transporte, o ônibus atua em ações ostensivas em diversos eventos que demandam grande efetivo, como rodeios, semana farroupilha, natal luz e outros.

        O comandante do 33º BPM, Major Ronie Coimbra assim refere:
        “O ônibus da Brigada Militar de Sapucaia do Sul é um veículo utilizado para aproximar nossos policiais da comunidade. Nele, milhares de crianças e adultos tem a oportunidade de conhecer a Brigada Militar e a sua cidade. A demanda do ônibus da Brigada Militar foi muito elevada em 2011, porém conseguimos satisfazer a população com essa modalidade de interação.”

COMANDANTE GERAL RECEBE VISITA EM SEU GABINETE

       Na terça-feira (7/2), na sede do Comando-Geral da Brigada Militar, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, recebeu a visita professor da UFRGS, José Vicente Tavares e do Secretário Executivo da Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

       A pauta da visita foi a realização do 6° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que acontecerá em Porto Alegre no mês de julho.


 

PROJETOS SOCIAIS DA BM ATINGEM 47 MIL PESSOAS DESDE O INÍCIO DA OPERAÇÃO GOLFINHO

          Mais de 47 mil pessoas já participaram do programa Brigada Orienta, por meio dos projetos sociais desenvolvidos desde o início da Operação Golfinho até o dia 5 de fevereiro. O programa da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar desenvolve projetos sociais na 42ª Operação Golfinho, dentro do programa Verão Numa Boa. As atividades ocorrem tanto na beira do mar, quanto nos bairros e vilas dos municípios do litoral Norte e Sul, repassando orientações de segurança à comunidade.
         Nesta primeira semana de fevereiro, os projetos sociais - que integram o Brigada Orienta - atingiram um público superior a 11 mil pessoas. São eles: Salva-vidas Mirim, Salva-vidas Master, Surfe-Salva, Patrulha do Mar, Patrulheiro Ambiental Mirim, Escolinha ABC de Trânsito, Proerd Praia, Brigada em Cena, Brigada Orienta Verão, Praia Limpa e o Brigada Amiga, quando todos os projetos sociais são reunidos num único local.
           Em fevereiro, foram realizadas duas edições do "Brigada Amiga". A primeira ocorreu na quarta-feira (01), em Torres, e contou com a participação de 2 mil pessoas. A segunda aconteceu no sábado (04), em Pinhal, onde estiveram presentes, aproximadamente, 2,5 mil participantes.
           Todos os projetos são abertos ao público e o calendário é divulgado nos endereços nos seguintes sites:


SUSEPE E TVE AMPLIAM PARCERIA PARA VAGAS DE TRABALHO AOS PRESOS

          A Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão - TVE passa a contar com mão de obra de mais 12 presos, resultado do termo aditivo do Protocolo de Ação Conjunta (PAC) assinado em janeiro com a Superintendência dos Serviços Penitenciários. Os detentos são do regime aberto e semi-aberto do Instituto Penal de Viamão (06) e do Patronato Lima Drummond (06).
          A emissora já conta com o trabalho dos presos do Instituto Penal Pio Buck. A Fundação Cultural Piratini irá pagar um salário mínimo regional, vale transporte e vale refeição, de acordo com carga horária de, no máximo, 44h mensais.

EM AULA MAGNA, TARSO CONFIRMA QUE CANDIDATOS DA POLÍCIA CIVIL SERÃO CONVOCADOS EM BREVE

            O governador Tarso Genro ministrou a Aula Magna para 500 novos alunos dos Cursos de Formação de Inspetores e Escrivães da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (07). Em seu discurso, o Chefe do Executivo ressaltou a importância da segurança pública para a sociedade, sendo atualmente um pré-requisito para o exercício da plena cidadania. E acrescentou que os candidatos do concurso da Polícia Civil, que não haviam sido chamados por falta de vaga, deverão ser convocados em breve.
             A plateia, que lotava o auditório, aplaudiu em pé as palavras de Tarso Genro. Estavam presentes na mesa o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, o chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o subchefe de Polícia, delegado Ênio Gomes de Oliveira e o Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu. Também prestigiaram o evento diretores de departamentos e divisões, entre outros delegados.
            O evento, que teve início às 9h, foi realizado no Auditório Cícero do Amaral Viana, localizado no 1º andar do Palácio da Polícia, na Av. João Pessoa, 2050, na Capital.




DIVULGAÇÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHERES E A SEGURANÇA PÚBLICA NO INTERIOR DO RS

           O Governo do Estado realiza o Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública entre 06 e 09 de março, em Porto Alegre. Analisar a crescente presença da mulher nos serviços de segurança pública e suas consequências, bem como a relação da população feminina, meio urbano e rural, com o setor, são os principais objetivos do Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública.
           A organização já está percorrendo várias cidades para divulgar o evento. Nesta terça-feira (07), uma comitiva, coordenada pela major Simone Kilian Braga, vai reunir-se com as servidoras da Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe e IGP, em Rio Grande e Pelotas. Em RG, o encontro ocorre às 11h, no Centro de Convivência de Menores, na Rua Paranaguá, nº 24, Centro. Em Pelotas, a reunião tem início às 15h, na Delegacia de Polícia Regional, na rua Barros Cassal, nº 516, bairro Areal.
          Na quinta-feira, a partir das 14h, as delegadas Patrícia Tolotti Rodrigues e Patrícia Sanchotene estarão em Santa Maria, na Delegacia de Polícia Regional, na rua Alberto Pasqualini, nº 28, Centro. A divulgação junto às servidoras da SSP de Caxias do Sul está prevista para o próximo dia 13, às 14h, no auditório do 12º BPM, na Travessa Santa Maria, nº 900, bairro Kaiser.

Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública

          O evento pretende ouvir e conscientizar as participantes sobre as políticas públicas e iniciativas de sucesso em benefício das mulheres, por meio de explanações e debates participativos entre governo e sociedade civil organizada. Também visa proporcionar um amplo debate, discutindo o papel da mulher na sociedade atual, perspectivas, avanços e empoderamento, fomentando a importância da defesa da igualdade de gênero. Além de identificar experiências promissoras de combate à violência, o seminário se constituí em um importante instrumento de luta e organização de igualdade de direitos.


POLÍCIA RODOVIÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NO LITORAL NORTE

         O feriado prolongado de Navegantes e o início das férias de fevereiro obrigaram o Comando Rodoviário da Brigada Militar a reforçar o efetivo nas rodovias de acesso ao Litoral Norte. Desde o início desta sexta-feira (3), mais de cem homens do 3º Batalhão Rodoviário participam da Operação Viagem Segura, realizando barreiras na Estrada do Sol, Estrada do Mar, RS-030 e RS-040. O objetivo é coibir principalmente o uso de bebida alcoólicas por motoristas, transporte de drogas e excesso de velocidade.
         A operação prosseguirá até o próximo domingo (5), com apoio de fiscais do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A ideia é fiscalizar o transporte irregular de passageiros e utilizar cães farejadores para coibir o tráfico de drogas. De acordo com o comandante do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, major André Feliú, o foco principal é o combate ao álcool na direção. "Com o aumento da fiscalização e a aplicação do bafômetro em todos os motoristas, conseguimos reduzir em 10% o número de acidentes em comparação com o ano passado", afirma.
        Na manhã desta sexta-feira (3), um condutor foi preso em flagrante. O teste do bafômetro apontou que ele tinha dez vezes o limite máximo permitido de álcool no sangue. "Este sujeito passou a noite toda bebendo e veio de Laguna, Santa Catarina, conduzindo perigosamente o seu carro. Felizmente não provocou nenhum acidente e agora seu automóvel está recolhido", explicou o sargento Dilmar Brasil, que participa da operação em uma das entradas de Xangri-lá.
        No primeiro dia de Operação Viagem Segura foram abordados 21,5 mil condutores. As ações prosseguirão até o fim do Carnaval, em todos os fins de semana. Já a Operação Balada Segura, que também combate o uso de álcool na direção, ocorre de terça a domingo em todas as praias do litoral.


SALVA-VIDAS SE INTEGRAM ÁS HOMENAGENS A NAVEGANTES E IEMANJÁ

          Bombeiros e agentes salva-vidas da Operação Golfinho participam, desde a noite de quarta-feira (01), das homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes e a Iemanjá, a rainha dos mares das religiões afro. Durante toda a madrugada e o início desta quinta-feira (02), fieis se mobilizaram em praias do litoral gaúcho, como Capão da Canoa, Cidreira, Torres e Tramandaí.
          Em Torres, as homenagens começaram às 10h de quinta-feira (01) na Praia da Cal e se estenderam até o início da madrugada. À meia-noite, os agentes salva-vidas conduziram a embarcação com oferendas e a estátua da santa até a última rebentação do mar.
           De acordo com a mãe-de-santo da Casa de Nação Iansã e Ogum, Janice Teixeira, as comemorações já duram doze anos. "Os salva-vidas nos ajudam voluntariamente neste ritual" elogia Janice, após abençoar os nadadores.
            As homenagens prosseguiram durante toda esta quinta-feira (02), em procissões nas ruas de Tramandaí e Torres. Após ser conduzida em terra por caminhões de bombeiros, a imagem da santa foi levada ao mar por um conjunto de embarcações. Para o comandante dos salva-vidas da Operação Golfinho, tenente-coronel Rogério Alberche, a participação dos agentes já é uma tradição na festa: "Participamos com muito orgulho deste momento".


FISCALIZAÇÃO DA PESCA DURANTE O PERÍODO DE ESTIAGEM SERÁ INTENSIFICADA

           Ações para intensificar a fiscalização e coibir a pesca predatória durante o período de estiagem foram definidas durante reunião do Grupo de Trabalho dos Pescadores, realizada nesta quarta-feira (1º), na Secretaria da Segurança Pública. Após um mapeamento das áreas mais críticas, com maiores índices de pesca irregular, os comandantes do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Carlos Magno S. de Oliveira e do Rodoviário Estadual, Hermito Cesar Bortoluzzi definiram a articulação das atividades para realizar a fiscalização não só nas áreas litorâneas e margens de rios, mas também nas estradas, identificando o transporte de material não autorizado para a pesca.
           Integrante da Sala da Situação da Estiagem, o GT é constituído pelas Secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; da Agricultura, Pecuária e Agronegócio; Casa Civil (RS Mais Igual), Comando Rodoviário e Comando Ambiental da Brigada Militar, e tem como objetivo formular e monitorar ações para garantir o retorno das atividades dos pescadores artesanais após o período do defeso, e, dessa forma, assegurar sua subsistência.

Áreas Mapeadas
           Barra do Quarai, Uruguaiana, Garruchos, Porto Chavier, Porto Lucena, Vera Cruz, Barragem do Chapecó, Barragem Ita até Porto Mandai, Delta do Jacuí, Barragem Amápolis e Cachoeira do Sul

Sala de Situação
            Desde o começo de dezembro de 2011, por determinação do Governador Tarso Genro, foi criada a Sala de Situação para debater os efeitos da estiagem no Estado. Sob a coordenação da secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e por meio de um esforço conjunto de técnicos de mais de 17 órgãos e secretárias, a Sala de Situação está diariamente debatendo e propondo soluções para amenizar os efeitos da estiagem na produção agropecuária e no abastecimento humano.