quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SALVA-VIDAS SE INTEGRAM ÁS HOMENAGENS A NAVEGANTES E IEMANJÁ

          Bombeiros e agentes salva-vidas da Operação Golfinho participam, desde a noite de quarta-feira (01), das homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes e a Iemanjá, a rainha dos mares das religiões afro. Durante toda a madrugada e o início desta quinta-feira (02), fieis se mobilizaram em praias do litoral gaúcho, como Capão da Canoa, Cidreira, Torres e Tramandaí.
          Em Torres, as homenagens começaram às 10h de quinta-feira (01) na Praia da Cal e se estenderam até o início da madrugada. À meia-noite, os agentes salva-vidas conduziram a embarcação com oferendas e a estátua da santa até a última rebentação do mar.
           De acordo com a mãe-de-santo da Casa de Nação Iansã e Ogum, Janice Teixeira, as comemorações já duram doze anos. "Os salva-vidas nos ajudam voluntariamente neste ritual" elogia Janice, após abençoar os nadadores.
            As homenagens prosseguiram durante toda esta quinta-feira (02), em procissões nas ruas de Tramandaí e Torres. Após ser conduzida em terra por caminhões de bombeiros, a imagem da santa foi levada ao mar por um conjunto de embarcações. Para o comandante dos salva-vidas da Operação Golfinho, tenente-coronel Rogério Alberche, a participação dos agentes já é uma tradição na festa: "Participamos com muito orgulho deste momento".


Nenhum comentário:

Postar um comentário