Recentemente, na cidade de Rivera, Uruguai, tiveram início as atividades do Proerd ministradas por policiais uruguaios para alunos de seu país.
A iniciativa está sendo coordenada pelo chefe de polícia de Rivera, inspetor general licenciado Eribierto Fagundes, contando com o suporte do comissário Gustavo Lopes Oliveira, instrutor do Proerd. As atividades estão sendo desenvolvidas pelos agentes de 2ª, Debora Nieves e Rony Stanley.
Os policiais Debora Nieves e Rony Stanley estão desenvolvendo suas atividades duas vezes por semana, nas escolas 147 e nos liceus nº1 e 6 (equivalentes a sétimo ano do ensino brasileiro). O suporte para desenvolvimento das atividades do Proerd junto ao Uruguai está sendo oferecido pelos instrutores do 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon), através dos livros didáticos, bem como a retirada de dúvidas. A previsão de formatura será para a 1ª semana do mês de dezembro.
O ponto de partida foi o seminário realizado em 2010, quando o 2º RPMon, na época comandado pelo tenente-coronel Flavio da Silva Lopes, desenvolveu um encontro visando capacitar instrutores do Proerd e divulgar as ações e necessidades de implantação do programa em cidades fronteiriças.
Na oportunidade, uma representação de seis convidados do país vizinho participou do evento. Na sequência, os policiais que executam as atividades atualmente participaram junto á patrulha escolar do Seminário Nacional de Policia Comunitária em Porto Alegre.
No ano de 2011, estes mesmos policiais participaram juntamente a três policiais uruguaios das atividades do Proerd junto ao colégio Juan Pablo II, onde os mentores, soldados João e Luis, desenvolveram as aulas para duas turmas do país.
Neste mês de novembro, os instrutores uruguaios e uma comitiva do vizinho país participará do Seminário Estadual do Proerd na cidade de Santa Maria/RS, simbolizando uma integração de fato e importantíssima na relação institucional entre o Brasil e o Uruguai, como sintetiza o tenente-coronel Antonio Osmar da Silva, comandante do 2ºRPMon.