quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ÔNIBUS DO BRIGADA EM CENA COM NOVO VISUAL

           No final da tarde de quinta-feira (12/01) o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) e Coordenador do Programa Brigada Orienta, Ten Cel Paulo Franquilin conferiu a adesivagem do ônibus do Projeto Brigada Orienta, juntamente com os integrantes do Grupo Teatral.
           Uma parceria entre a Brigada Militar, através da ADH, e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, pelo Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (DEPPAD), possibilitou o novo visual do veículo.





BRIGADA EM CENA NAS RUAS DE TRAMANDAÍ

    Na tarde desta quinta feira, (12/01) o Coordenador do Programa Brigada Orienta, Ten Cel Franquilin acompanhou o Projeto Brigada em Cena que fez brincadeiras com os passageiros que utilizaram o "Dindinho"  da Empresa Carrosauro, tipo de transporte  que iniciou em 1992 e  durante a alta temporada funciona diariamente, a partir das 08h até a meia noite. 
     Durante o percurso por diversos bairros como: São José, São Francisco, Zona Nova Turisbarra e Orla, além do Centro de Tramandaí,  os palhaços e personagens que integram o grupo Brigada em Cena orientavam, através de brincadeiras, os passageiros, motoristas  e pedestres. 
         Também foi distribuido material aos passageiros com dicas de segurança pelos integrantes do grupo.














COORDENADOR DO BRIGADA ORIENTA VISITA CRAS SÃO FRANCISCO DE TRAMANDAÍ

     Na tarde de (12-01), o Chefe da ADH, TCel Paulo Franquilin, juntamente com o Secretário de Ação Social Luiz Carlos Gauto da Silva conheceu o Centro de Referência de Assistência Social do bairro São Francisco.
     Neste local funciona o Projeto Praia Limpa do Programa Brigada Orienta, que tem por objetivo instruir e orientar os jovens em situação de vulnerabilidade social da região sul  do município de Tramandaí, sobre preservação do Meio Ambiente, Noções de Cidadania e Direitos Humanos. O projeto funcionará durante a 42º Operação golfinho.








COORDENADOR DO BRIGADA ORIENTA PARTICIPA DE REUNIÃO COM PREFEITO DE TRAMANDAÍ

      Nesta quinta (12-01), o Chefe da ADH e Coordenador do Brigada Orienta, TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira participou de reunião com o Prefeito de Tramandaí, Sr Anderson Jose Tomiello Hoffmeister e o Secretário Municipal de Ação Social, Sr Luiz Carlos Gauto da Silva, na Prefeitura de Tramandaí, onde apresentou o Brigada Orienta e seus Projetos Sociais, e convidou o Prefeito e o Secretário para prestigiarem o Brigada Amiga que ocorrerá no sábado (14/01) a partir das 9h, na Estação Verão do SESC, proximo a guarita 150.
      Na ocasião o TCel Franquilin recebeu das mãos do Prefeito de Tramandaí, um acordo de cooperação de ação social, voltado para o atendimento de cem adolescentes em situação de vulnerabilidade social, dos bairros São Francisco  I e II e Agual.
       O documento de cooperação, já devidamente assinado pelo Prefeito Municipal será encaminhado para o Gabinete do Comandante Geral.



SOLDADO DA BRIGADA MILITAR EVITA TRAGÉDIA COM CRIANÇA EM CANOAS

Soldado SALEM, do 15º Batalhão de Polícia Militar, efetua Reanimação Cárdio Pulmonar (RCP) em criança de um ano de idade após afogamento em caixa d?água.

O fato ocorreu em 11 de janeiro de 2011, às 15h e 40min, na Rua Colômbia, Niterói, Canoas. O pedido de socorro foi feito pela avó da criança informando o afogamento pelo fone 190 informando a ocorrência envolvendo uma criança afogada. A Vtr 6286 do 15º Batalhão de Polícia Militar ao chegar no local se deparou com a vitima, uma criança de um ano de idade sem sinais vitais e com aspecto desfalecido, imediatamente o Sd Salem efetuou o procedimento de RCP, logrando êxito em ressuscitar a criança que foi encaminhada imediatamente ao HPSC, onde ficou internada.

A avó da criança Informou que havia colocado uma Caixa d?água a encher e quando percebeu seu neto estava interior dela já desacordado.

CHEFE DA ADH VISITA CASA DA RBS DE CAPÃO DA CANOA

     Na quarta feira (11-01), o Coordenador do Brigada Orienta, TCel Paulo Franquilin visitou a Casa da RBS de Capão da Canoa, onde conversou com o Jornalista Paulo Germano do Jornal Zero Hora.
     Durante a conversa o TCel explicou o funcionamento dos projetos sociais no litoral, entregou folders e cartões sobre o Brigada Orienta e Revistas da Legalidade e 174 anos da BM.


COMANDANTE GERAL REALIZA REUNIÃO E JANTAR COM OFICIAIS DA BRIGADA

    Em (11-01), o Comandante Geral, Cel Sergio realizou reunião com oficiais do Estado Maior da BM e da Operação Golfinho, na sede da SABA, na praia de Atlântida.
    Na reunião, os oficiais da Operação Golfinho divulgaram suas atividades em cada área de ação no litoral, momento em que o TCel Franquilin Coordenador do Brigada Orienta falou das ações dos projetos sociais para os oficiais do estado maior da BM.
   Após a reunião, o TCel Franquilin participou de uma jantar com os oficiais do estado maior e da operação golfinho.







CHEFE DA ADH CONCEDE ENTREVISTA PARA RÁDIO HORIZONTE EM CAPÃO

     Ao meio dia de quarta-feira (11-01), o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos e Coordenador do Brigada Orienta da Brigada Militar, TCel Paulo Franquilin concedeu entrevista ao apresentador Giovani Miraglia, da Radio Horizonte 1.310 AM, no programa Ponto de Vista.
     Na  mesa de debates junto com o Defensor Público, Dr Sandro dos Santos, o Vereador Carlos Maia, o Secretário de Obras Municipal, Sr Davenir Lima, o ex-vice-prefeito Sr Valdomiro Novaski,  o TCel Franquilin debateu sobre assuntos referentes ao município de Capão da Canoa, respondeu questões de Segurança Pública e falou sobre o funcionamento dos projetos sociais que estão sendo realizados na 42ª Operação Golfinho..
     Antes do início do programa o TCel Franquilin fez entrega de folders do Brigada Orienta e das revistas 174 anos da BM e da Legalidade a todos os componentes da mesa.




CHEFE DA ADH PRESENTE NA FORMATURA DOS SALVA-VIDAS MIRIM EM CAPÃO

      Nesta manhã, (11-01), o Coordenador do Brigada Orienta da Brigada Militar, TCel Paulo Franquilin acompanhou o curso de Salva-vidas Mirim na praia de Capão da Canoa, litoral norte. 
      O curso contou com 67 crianças do projeto PM Mirim do 17ºBPM de Gravataí, que foram acompanhados  até o litoral pelo Major Padilha,  Subcomandante do Batalhão.
       Durante o evento, o Major Genro, do Batalhão de Aviação da BM palestrou para crianças sobre o trabalho da Unidade e como são feitos os salvamentos com aeronaves no mar.
       Juntamente com o curso, estiveram presentes as crianças do Projeto Patrulha do Mar do município de Capão da Canoa, que abrilhantaram o evento e receberam instrução e orientações de segurança.
        Após o evento, as crianças do PM Mirim e Patrulha do Mar foram almoçar na sede do Projeto, em Capão da Canoa, e a tarde participaram de atividades recreativas na beira da praia.






ADH PRESENTE NA COMPETIÇÃO DE SALVA-VIDAS EM CAPÃO DA CANOA

      Na manhã de quarta-feira (11-01), o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos e Coordenador do Brigada Orienta da Brigada Militar, TCel Paulo Franquilin acompanhou as competições dos Salva-vidas na praia de Capão da Canoa. 
       A  competição contou com modalidades de natação e cabo de guerra, envolvendo salva-vidas das praias de Quintão a Torres, sagrando-se campeã a Equipe da Praia de Cidreira.
       Durante o evento o TCel Franquilin conversou e distribui material informativo do Brigada Orienta para o diretor da Perusso Esportes, Sr João Antonio Perusso, para a Diretora da OI Srª Rita Daudt e para a Coordenadora geral da estação geral do SESC, Srª Melissa Stoffel.



COMANDANTE-GERAL ENTREGA COMPUTADORES PARA O DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DA BRIGADA MILITAR

Na manhã de quinta-feira (12/01), às 10 horas, no auditório do QCG, houve a solenidade de entrega de computadores ao Departamento de Informática da BM pelo Comandante-Geral, Cel. Sergio, recebidos da Secretaria de Segurança Pública, com as presenças do Governador em exercício Dep Adão Vilaverde e do Secretário da Segurança Pública Airton Michels.

A aquisição dos equipamentos fazem parte do Projeto de Reaparelhamento da Brigada Militar, sendo entregues 300 computadores e 80 notebooks.

Também presentes no evento o Sub-Comandante-Geral Cel. Altair, o Chefe do EMBM, Cel. Valmor, oficiais e praças do QCG.









DOAÇÃO DE SANGUE

Solicitação: 5 doadores de sangue para o paciente Tito Fernandes Guerra COM URGÊNCIA.
Local: Laboratório Marques Pereira
Endereço: Rua Vasco da Gama 84, 2o andar - Bom Fim - Porto Alegre. Fone 33118473,
Horário: das 8 às 14 h. Sábado (c/agendamento): das 7 às 11 horas.
 

Necessita-se urgente de 15 doadores de sangue, qualquer tipo, para uma pessoa que será submetida a procedimento cirúrgico na segunda-feira (16/01/2012).
Os doadores deverão dirigir-se ao hospital Santa Casa e fazer a doação em nome de ROSSANE ALVES JOCHIMS.


A Sra VANDA ARETTO BORBA, esposa do SGT CVMI BORBA, precisa de 4 doadores de qualquer tipo sanguíneo. Doações no Laboratório Marques Pereira, rua Vasco da Gama nº 84, Porto Alegre.