sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Brigada Mirim do 1º BPAF participa do Desfile em homenagem a Semana Farroupilha



Na quinta-feira (20/09), ás 09h00, na Avenida Presidente Vargas, em Uruguaiana, integrantes da Brigada Mirim juntamente com os policiais do 1º BPAF realizaram a abertura do Desfile alusivo a Semana Farroupilha, onde desfilaram os pelotões, Águia, Pantera, Tigre e o Pelotão de Operações Especiais Mirim.

O evento foi prestigiado diversas autoridades civis e militares do município de Uruguaiana, inclusive pelo Comandante do 1º BPAF, Major Joni Alvim de Oliveira.


DOAÇÃO DE SANGUE

Solicita-se doadores de sangue, de qualquer tipo, para a Jovem Manuela Martins Klein. As doações devem ser realizadas no Hospital de Clínicas, na rua Ramiro Barcelos, 2350 - Porto Alegre.

CHAMA DA LIBERDADE FOI RETIRADA PELOS LANCEIROS NEGROS

"Centelha retirada da Chama Crioula se transforma em chama de liberdade"


Em um ritual que se repete a cada ano o Piquete Lanceiros Negros tiraram uma centelha da Chama Crioula que foi extinta no dia 20, às 17 horas no Palácio Piratini, sendo conduzida até a abertura da Semana da Consciência Negra, sendo guardada até o dia 14 de novembro - data do massacre de Porongos: ocasião em que os negros foram traídos por David Canabarro e todos mortos.

Dando continuidade ao ato iniciado pelo tradicionalista Paixão Cortez, de acordo com o patrão do Piquete Lanceiros Negros, Luiz Fernando Centeno explica: nós os negros, perdemos esta Revolução, nos prometeram liberdade e os poucos que sobraram depois do massacre de Porongos, foram mandados para o Rio de Janeiro como escravos, afirma.



Centeno reitera que "esta centelha se transforme em chama de liberdade para todos os negros gaúchos, que até a contemporaneidade sofrem algum tipo de racismo".


AULA INAUGURAL CBFPM 2012/2 - MUNICÍPIO: RIO PARDO - 2°BPM

No dia 18 de Setembro, no 2°BPM em Rio Pardo realizou-se a Aula Inaugural do CBFPM. O Coronel Edson Luiz Chaves Brendler, Comandante do CRPO/VRP apresentou a estrutura do Comando, seus Batalhões, sua área de abrangência e suas principais características.
Estiveram presentes o Comandante do 2°BPM, Tenente Coronel Afonso Amaro do Amaral Portella, o Tenente Coronel Valmir José dos Reis, Comandante do 23°BPM, o Major Paulo Fernando Soares do Nascimento, Comandante do 35°BPM, além de Oficiais e praças dos Batalhões pertencentes ao Comando.
O Coronel Edson Luiz Chaves Brendler destacou a importância da qualificação dos Soldados, para ascensão à carreira policial militar. Desejando-lhes boas-vindas à Instituição e um bom curso.



O NEGRO E A LEI PENAL

Data: 08.10.2012
Local: Centro Administrativo Fernando Ferrari
Av. Borges de Medeiros, 1501, térreo, Porto Alegre/RS
Coordenadores: Jorge Terra e Giancarla Brunetto
INSCRIÇÕES: secretaria@apergs.org.br ou 32276351

Programação

18h às 18h25min - Credenciamento
18h30min - Abertura
18h45min - Conferência: "O policiamento e a questão racial"
Conferencista: Martha Huggins -Tulane University, New Orleans

Debatedores:
Giancarla Brunetto - Liga de Direitos Humanos da UFRGS
Paulo Cesar Franquilin Pereira - Assessor de Direitos Humanos da Brigada Militar

19h30min/20h05min: Debates:
20h10min - Painel: "O negro e os crimes raciais"
 
Painelistas:
Roger Raupp Rios
Antonio Carlos Côrtes
Jorge Terra

21h10/21h40min - Debates:

21h45min - Encerramento

GRENAL DE BOMBACHAS NO VALE DO RIO PARDO

No dia 19 de setembro, na Sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo realizou-se o "Grenal de Bombachas", que contou com a participação de 26 jogadores pertencentes à Brigada Militar. O jogo faz parte da programação da Semana Farroupilha do CRPO/VRP, que terá como encerramento uma "janta gaudéria". O jogo contou com a presença de um arbitro diferenciado com o seu "relho" para manter a ordem da partida e "mala de garupa"; além de apetrechos como facas, e vestimentas gaudérias trajadas pelos jogadores. O Coronel Edson Luiz Chaves Brendler, Comandante do CRPO/VRP destaca a importância de atividades diferenciadas, como o tradicional "Grenal", envolvendo o efetivo da corporação, mantendo a união e demonstrando o espírito de camaradagem existente entre os militares.




BATALHÃO MIRIM DE SANTA CRUZ DO SUL NO DESFILE DE 20 DE SETEMBRO

Na manhã dessa quinta-feira (20/09) ocorreu o Desfile Farroupilha em comemoração aos Festejos Farroupilhas. Além do Batalhão Mirim, a Brigada Militar de Santa Cruz do Sul contou com a participação de seu efetivo motorizado e montado, representando a força policial militar presente no município e região. Além disso, desfilaram em torno de 50 crianças que participam do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e violência), trata-se de um programa social desenvolvido por Policiais Militares voluntários, treinados para realizar o trabalho de prevenção às drogas e à violência nas escolas e também na comunidade, envolvendo pais, professores, alunos e sociedade, somente em Santa Cruz do Sul, desde o início do programa, em 2001, já foram formadas mais de 15 mil crianças para dizerem NÃO as drogas.
O Batalhão Mirim tem foco preferencial das ações sócio educativas, assim recebem de Profissionais da Brigada Militar instruções gerais, envolvendo cidadania, ordem unida, saúde física, educação ambiental, prevenção às drogas e à violência, higiene pessoal e coletiva, disciplina, auto-estima, dentre outros conhecimentos, além disso, tem por finalidade desenvolver o senso de responsabilidade, estabelecer vínculos de confiança e proximidade com a corporação, respeito e conhecimento do trabalho policial militar, envolver as unidades familiares, escola e comunidade numa ação concreta que visem ao desenvolvimento das crianças, formar cidadãos críticos, reflexivos capazes de atuarem em sociedade, incentivar a formação de agentes transformadores em suas próprias realidades, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos de maneira geral, promovendo assim uma série de direitos, dentre eles o exercício da cidadania, de nossas crianças e adolescentes.
Em torno de 150 Crianças desfilaram, demonstrando o seu entusiasmo de vestir a farda militar e poder participar do Programa do Batalhão Mirim.
O Coronel Edson Luiz Chaves Brendler, Comandante do CRPO/VRP e o Tenente Coronel Valmir José dos Reis, Comandante do 23°BPM, destacaram essa iniciativa como “Um programa que ensina valores sociais e culturais, ajudando na formação das crianças como cidadãos dignos”.

Atenciosamente,


EDSON LUIZ CHAVES BRENDLER
CEL QOEM - CMT CRPO/VRP



Assessoria de Comunicação do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP)
Contato: Sd Luíza
E-mail: crpovrp-comsoc@brigadamilitar.rs.gov.br
Fone: (51) 3717-1100 ou (51) 9850-3105
Endereço: Rua 28 de Outubro, n°143 - Santa Cruz do Sul








DOAÇÃO DE SANGUE


Solicito doadores de sangue, de qualquer tipo sanguíneo, para a Srª Vani Mari de Ros.
As doações deverão ser realizadas no Banco de Sangue do Hospital Santa Casa de Misericórdia / Porto Alegre.

*Favor informar o nome da paciente para a qual você esta doando.

Horário: De 2ª a 6ª, das 7h às 18h / Sábado, das 7h30 às 12h
Contato: (51) 3214 8025
Localização: Av. Independência, 75