quinta-feira, 28 de julho de 2011

Apreensão de Drogas registra índice 196% Superior a 2010


Investimentos estruturais como reformas em delegacias, aquisição do primeiro helicóptero para operações, além do aumento nos indicadores de apreensão de drogas foram alguns dos destaques do balanço das ações da Polícia Civil, no primeiro semestre, apresentados ao governador Tarso Genro durante café na manhã nesta quarta-feira (27), em Porto Alegre. O secretário de Segurança Airton Michels, o comandante da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, e delegados acompanharam a exposição feita pelo chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior.
A ampliação das ações contra o tráfico surtiu resultado. Além de um aumento de 14,5% nas prisões de traficantes, na comparação com o ano passado, as apreensões de drogas pela Polícia cresceram significativamente. Somente na Operação Perdigueiro, foram mais 1,5 tonelada de maconha. Em seis meses, as operações da polícia retiraram de circulação 3,9 toneladas de maconha, índice 196% superior ao registrado em 2010. As apreensões de outras drogas como a cocaína e o crack também registraram acréscimo.
Como resultado da operação integrada entre os órgãos de Segurança, o Rio Grande do Sul registrou, ainda, a redução de 12,3% nos homicídios, 10% nos furtos e 15,6% nos roubos.
"Estou muito orgulhoso do trabalho que vocês estão realizando", disse Tarso, que voltou a defender a atuação da corporação na Operação Cartola, afirmando que a Polícia gaúcha não fez nenhum ato de "espetacularização". Ao ressaltar a atuação conjunta das polícias nos gabinetes integrados de Segurança, o governador declarou que o Rio Grande do Sul possui a melhor corporação militar do País e a melhor Polícia Civil, "portanto, temos sim condições de dar exemplo para o Brasil na área de Segurança Pública".
O secretário Michels também comentou os números do primeiro semestre, destacando que esses indicadores oferecem uma perspectiva positiva para a área da segurança como um todo. "Estamos combatendo os crimes e promovendo a integração das polícias", completou.

SSP organiza Feirão Caixa da Casa Própria em Santana do Livramento


A cidade de Santana do Livramento recebe, nos dias 29 e 30 julho, a Edição Especial do Feirão Caixa da Casa Própria. Na oportunidade, técnicos responsáveis pela análise e liberação de financiamentos, com vantagens exclusivas para servidores da Segurança Pública, atenderão na Agência Móvel da Caixa, que estará na Avenida Daltro Filho, nº 2054, Bairro Fluminense.
Por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, servidores das instituições vinculadas à SSP (IGP, Susepe, Polícia Civil e Brigada Militar) podem financiar imóveis novos e usados com os mesmos subsídios do programa Minha Casa Minha Vida, com a vantagem de que os interessados podem estar com restrição cadastral.
O financiamento é destinado a servidores com renda bruta familiar de até R$ 4.360. O desconto é feito na folha de pagamento e pode comprometer até 30% da renda familiar bruta mensal.
A próxima cidade a sediar o Feirão Caixa da Casa Própria será em Uruguaiana, nos dias 2 e 3 de agosto.

I Seminário em Psicologia e Políticas Públicas de Assistência Social

Departamento de Ensino da SSP realiza palestra sobre Elaboração de Projetos

O Departamento de Ensino e Treinamento (DET) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) realiza na próxima terça-feira (02) palestra sobre Elaboração de Projetos. A iniciativa tem o objetivo de facilitar a criação e a elaboração de proposições prevendo prazos, prestação de contas, lançamentos virtuais, informar sobre o uso do Sistema de Convênios (Sistema Siconv), entre outros pontos. A palestra ocorre nos períodos da manhã e da tarde na Escola de Gestão, localizada no 6º andar (Ala Norte) do prédio da SSP (Voluntários da Pátria, 1358) e é dirigida aos servidores da área da segurança pública.