quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRACIA DELIBERATIVA.

      Será realizano nos dias 29/10, 12/11, 19/11, 26/11, sempre aos Sábados no turna da manhã (das 9h às 11h30min), nas dependências da ESADE, na Rua General Vitorino, 25, centro de Porto Alegre o Curso de extensão universitária sobre políticas públicas e democracia deliberativa.
      Será disponibilizado aos participantes o material sobre Políticas Públicas e Democracia Deliberativa elaborado pelo Prof. *Luigi Bobbio (Universidade de Turim).
     A certificação acadêmica está a cargo da ESADE (Escola Superior de Administração, Direito e Econômia). O investimento é de somente R$ 15,00 (custo emissão de Certificado). Caso o participante não exija certificado (apenas a declaração de participação), não haverá custos.  
     Esta iniciativa é uma parceria do Prof. Luigi Bobbio com o Laboratório de Políticas Públicas e Sociais - Lappus e a Esade.
As inscrições podem ser feitas pelo email da Vera vefigueiredo91@gmail.com
*Luigi Bobbio nasceu em Turim (Itália) em 1944, formado em direito mas com trabalhos de caráter sociológico, participou ativamente nas organizações políticas da esquerda universitária, tornando-se, durante os anos 70, militante da Organização Revolucionária Luta Contínua.
Professor por vocação, no campo das políticas territoriais conduziu diversos estudos sobre processos de decisão relativos a grandes projetos de transformação urbana, assim como sobre as políticas dos bens culturais e políticas ambientais.
Seguindo a estrada do seu pai Norberto Bobbio, Luigi é atualmente professor da Faculdade de Ciência Política da Universidade de Turim; é Presidente do Mestrado em Análise de Políticas Públicas (MAPP) e Diretor do Laboratório de Políticas (LaPo).

INICIA A III JORNADA DA ESCOLA DE GESTÃO DA SSP

A importância da gestão em segurança pública foi destacada pelo secretário da pasta, Airton Michels, durante a abertura da III Jornada da Escola de Gestão, nesta quarta-feira (26). "Um evento como este é muito importante para que nós, gestores em segurança pública, possamos evoluir na construção de conhecimento e gestão", afirmou.
Michels destacou ainda que os problemas de segurança pública no Brasil decorrem de questões sociais e da necessidade de atendimento em saúde, educação, lazer, além da geração de emprego e renda. "O RS na PAZ, Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania, prevê ações em todas essas frentes, além do enfrentamento à violência feito pela Polícia Civil e Brigada Militar".

O evento, que faz parte das comemorações da Semana do Servidor Público, contou com a participação do chefe de Gabinete do Governador, Vinicius Wu, que abordou a gestão pública sob diversos aspectos. Em sua fala, ele defendeu o uso da tecnologia da informação e da internet para aprimorar o serviço público.

"A falta de acesso à informação é um entrave para o desenvolvimento de estratégias em segurança pública. A SSP é uma referência em dados abertos". Estiveram presentes o diretor do Instituto-Geral de Perícias, João Luis Corso, e representantes da Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários.

SSP DEBATE PROJETO DE INTEGRAÇÃO NO MONITORAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA

      A Secretaria de Segurança Pública realizou, nesta terça-feira (25), reunião técnica para discutir a elaboração de projeto de monitoramento integrado da segurança pública do Rio grande do Sul. O encontro retomou a iniciativa que tem como objetivo integrar as policias municipais, estadual e federal no monitoramento das vias públicas, por meio de câmeras de vídeo e comunicação por rádio.
     A reunião, que contou com a presença do secretário adjunto, Juarez Pinheiro, foi presidida pelo coordenador do RS na Paz - Programa de Segurança Pública com Cidadania, delegado Carlos Sant'Ana. Participaram também representantes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e de secretarias de Segurança Pública municipais de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.
     Juarez Pinheiro destacou a importância de colocar o projeto de integração em prática, para dar mais agilidade e eficácia às operações policiais de proteção pública. "Precisamos migrar do sistema de monitoramento analógico para o digital", afirmou.
Trabalho conjunto
     Sant'Ana salientou que, ao integrar o monitoramento e unificar as operações policiais, "agilizaremos as investigações, coibindo e reduzindo delitos como roubos e furtos de veículos, entre outros".
    Também foram discutidas as primeiras providências que precisam ser tomadas para viabilizar a implantação do projeto de integração, como verificar as condições técnicas. A PRF e cada município, dos onze atendidos pelo RS na Paz na Região Metropolitana, terão seus sistemas de monitoramento integrados e poderão se comunicar via rádio.