segunda-feira, 23 de abril de 2012

INAUGURAÇÃO DE CELAS PARA TRAVESTIS NO PRESÍDIO CENTRAL

Na segunda-feira (23/04), às 14:00, no Presídio Central de Porto Alegre, a Assessoria de Direitos |Humanos (ADH) participou do evento de inauguração de celas para os apenados travestis, onde foi destinado o pavilhão "H" da 3.ª galeria exclusivamente para a população travesti e seus companheiros.
Compareceram no evento o Secretário de Segurança Pública Airton Michels, A Diretora da Secretaria de Direitos Humanos Tâmara Biollo, o Comandante-Geral da Brigada Militar Coronel Sergio Roberto de Abreu, o Chefe da ADH, Tenente-Coronel Paulo César Franquilin Pereira, a Presidente do movimento Igualdade, Marcely Malta, além de outras autoridades.
 A ação faz parte do Programa do Governo do Estado "Rio Grande sem Homofobia".








































ADH PARTICIPA DA 4.ª EDIÇÃO DA REDE DE PARCERIA SOCIAL NA AMRIGS

    Na segunda-feira (23/04), às 10:00, no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), localizada na Avenida Ipiranga, 5311, bairro Partenom - Porto Alegre, a Assessoria de    Direitos Humanos (ADH) esteve presente na solenidade de divulgação dos 177 projetos sociais que fazem parte do Programa Rede de Parceria Social, promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, coordenado pelo seu Presidente Luís Augusto Lara.
Fazem parte do programa o Estado, o terceiro setor e a iniciativa privada, que tem como vetor norteador a redução da pobreza extrema.
    O programa oferece incentivos fiscais referentes à Lei da Solidariedade com a capacitação de pessoas do poder público para trabalhar dentro dos objetivos da referida Lei para ampliar a rede de parcerias e expandir os benefícios à todas as regiões do Estado. Atualmente os recursos disponíveis do programa não foram utilizados na sua totalidade por falta de parcerias para a criação de novos projetos.
    Luís Augusto lara afirma ainda que é necessário a plena utilização de tais recursos, sendo uma forma de controle social sobre o Estado, melhorando a eficácia de seus serviços referentes ao desenvolvimento de projetos sociais ao cidadão.



ASSESSORIA DE DIREITOS HUMANOS DA BM PRESENTE NO CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS E SICONV PROMOVIDO PELA REDE ESCOLA DE GOVERNO

            A Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral, se fez presente no primeiro dia do Curso: Elaboração de Projetos Sociais e Siconv, curso que faz parte do PROGRAMA QUALIFICAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS E AGENTES SOCIAIS PARA 2014, realizado pela Escola de Governo do Rio Grande do Sul através da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH) e Universidade FEEVALE.
          Representou a Assessoria a Sd Luciana Andrade, a qual participará dos seis encontros que acontecerão durante as duas próximas semanas, totalizando 60hs aula.
          Participam também do Curso outros policiais militares como: o 3º Sgt Hamilton da Luz Flores e o 3º Sgt Marcos Cezar Weiss Mendes da 2ª Cia do 1º BPM  e também a Sd Keity Salvaro Gonçalves da Ajudância Geral do Quartel General da BM.     

          

DIÁLOGO PELA INFÂNCIA

Convidamos todos(as) os agentes envolvidos na área da Criança e do adolescente para participar do:
DIÁLOGO PELA INFÂNCIA, com a participação da Ministra Maria do Rosário.
LOCAL: Fundação Pão dos Pobres.
END: Avenida da República , 801, Bairro Cidade Baixa.
DIA: 25 de Abril de 2012.
HORÁRIO: 15:00 hr.

PROJETOS SOCIAIS DA BRIGADA MILITAR PRESENTE NO LANÇAMENTO DO PROJETO RS MAIS IGUAL

         No sádado 21 de abril de 2012 aconteceu no Centro Humanístico Vida em Porto Alegre o lançamento do Programa RS MAIS IGUAL, trinta e três municípios da Região Metropolitana aderiram ao programa estadual. A parceria vai promover ações de transferência de renda, ampliação do acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades à população que vive em situação de vulnerabilidade econômica e social. Ao todo, 150 municípios já aderiram ao programa, que está integrado ao Plano Brasil Sem Miséria, da União.         
         Paralelo ao lançamento do RS Mais Renda e à adesão dos municípios ao RS Mais Igual, o Governo do Estado promoveu também o quarto Mutirão Social. Além da inscrição no Bolsa Família, RS Mais Renda, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia e Próximo Passo, as pessoas puderam ter acesso à confecção gratuita de documentos, como a carteira de identidade, CPF, certidões, oficinas culturais e de reciclagem, feira de economia solidária e inclusão digital.
             A Brigada Militar participou do Mutirão Social com os Projetos Sociais desenvolvidos dentro da instituição como a Escolinha ABC de Trânsito, Exposição de Animais Taxidermizados (empalhados), Palestras do PROERD, além da presença dos bonecos institucionais que interagiram com as crianças presentes no evento e a banda de Música da Brigada Miltiar que tocou musicas para todos os públicos.
            Aproximadamento 2000 pessoas passaram pelos espaços da Brigada Militar, onde tiveram orientações sobre trânsito seguro, prevenção ao uso de drogas e alcool. A Banda de Música da Brigada Militar alegrou o público presente.
             Também foi assinado o Programa RS Mais Renda, que visa estimular o desenvolvimento do Rio Grande do Sul por meio da qualificação de recursos humanos e complementação de renda mensal de R$ 50,00 para os beneficiários do Bolsa Família que estejam matriculados no ensino médio, EJA ou cursos de qualificação profissional.