terça-feira, 30 de agosto de 2011

50 anos da Legalidade

Nesta segunda feira (29/08), no salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, reuniu diversas personalidades com o objetivo de homenagear os familiares de João Goulart e Leonel Brizola.
Durante a Solenidade o governador Tarso Genro, entregou a medalha da Ordem do Ponche Verde, aos familiares de João Goulart e Leonel Brizola, em memória aos políticos falecidos. A medalha é oferecida àqueles que empreenderam atitudes pela ação e devotamento à causa do bem comum, paz e desenvolvimento perante a sociedade rio-grandense.
Tarso Genro encerrou a solenidade dizendo que a celebração deveria também servir como ensinamento, questionando o esquecimento deste episódio na história do país e de seus protagonistas, Brizola e Jango. Ressaltou que o Rio Grande do Sul é um Estado politizado e este "manto de silêncio" não é gratuito, e que as comemorações do cinquentenário da Legalidade, são uma forma de contribuir para acabar com o silêncio. "Devemos afirmar a memória histórica de duas personalidades políticas e não é preciso ser trabalhista nem de esquerda para reconhecer isso. Basta apenas aceitar como ponto de partida e olhar o país e a nação com o respeito à constituição soberana", afirmou.
Em seu discurso, o governador lembrou que foi por políticos como Brizola e Jango, que o país se uniu naquele momento. "Este Estado não vai se permitir manter em silêncio", destacou Tarso, ressaltando que o verdadeiro sentido da Semana da Legalidade é o resgate da história, da dignidade política do Estado que tem estes dois homens e outros tantos anônimos como exemplo de Brasil livre, soberano, democrático e justo. Durante a solenidade foram lançados também o site da legalidade www.legalidade.rs.gov.br, o foto-livro "Os 50 anos da Legalidade em imagens" o qual apresenta cerca de 100 imagens entre fotografias e reprodução de revistas e jornais da época, além da revista "Brigada Militar na Legalidade" escrita pela Maj Najara, historiadora e chefe do Museu da Brigada Militar, o Maj Franquilin, jornalista e chefe da Assessoria de Direitos Humanos da BM, o Sd Mattos jornalista e servidor da ADH e a Srª Jussara jornalisra. a Revista trás relatos de Policiais Militares que participaram da Legalidade e fala sobre a importância da Brigada Militar no movimento de 1961.