segunda-feira, 18 de abril de 2011

ADH e CVV firmam parceria para divulgação do telefone 141 - Apoio Emocional

Na tarde de quarta feira (18/04), os voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), visitaram o Sr. Comandante da Brigada Militar, Coronel Sérgio, momento em que firmaram parceria entre a entidade e a Brigada Militar através da Assessoria de Direitos Humanos, para a divulgação do telefone de atendimento 141 - Apoio Emocional. http://www.cvv.org.br/


Instalação da Assessoria de Direitos Humanos

Na manhã da segunda-feira (18/4), no Auditório do Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, aconteceu a cerimônia de instalação da Assessoria de Direitos Humanos.

A sessão, vinculada ao Gabinete do Comando-Geral da Brigada Militar, tendo como Chefe o major Paulo Cesar Franquilin Pereira.

Esteve presente no evento, representando o Tribunal de Justiça, o Desembargador Humberto Subbrack, representando o Procurador Geral de Justiça, o Procurador e Ouvidor do Ministério Público, Luiz Cláudio Varela Coelho, representando a Procuradoria Geral do Estado, o Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da PGE, Dr. Carlos Cesar D’elia, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels, o Comandante-Geral da BM, cel Sérgio Roberto de Abreu, o membro titular da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Edegar Pretto e o Subchefe da Polícia Civil, Delegado Ênio Gomes de Oliveira.

O major Franquilin apresentou, aos presentes na cerimônia, as atividades desempenhadas pela Assessoria.
Ao final, foram distribuídas lembranças do evento.


























ADH BM participa de Audiência Pública

ADH participa de audiência publica que debateu sistema carcerário do RS
Data: 13.04.11  
O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (13), no Teatro Dante Barone da ALRS, e reuniu parlamentares, advogados, representantes do Judiciário e entidades ligadas ao tema O Chefe da Assessoria de Direitos Humanos, Maj Franquilin participou, na manhã desta quarta-feira (13), da audiência publica que debateu o sistema carcerário do RS.


O evento ocorreu no Teatro Dante Barone e reuniu parlamentares, advogados, representantes do Judiciário e entidades ligadas ao tema, como a Acriergs ? Associação dos Advogados Criminalistas do RS, que esteve representada por seus presidente e vice, Morel de Assis Filho e Cesar Peres. A Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS esteve representada por seu membro, Roque Reckziegel.


O Deputado Miki Breier, Presidente da Comissão de Cidadadania e Direitos Humanos destacou a diversidade de visões expostas sobre o sistema prisional e a necessidade da quebra de alguns mitos que ainda povoam a nossa sociedade sobre a questão. "Precisamos continuar refletindo sobre a questão da superlotação dos presídios, que não é só a questão da falta de vagas, mas toda uma avaliação sobre quem de fato está ou deveria estar preso e de como a sociedade trata as pessoas que hoje estão cumprindo pena e que voltarão ao convívio social dentro de alguns anos", avaliou.


O deputado Jeferson Fernandes (PT) pediu que o tema seja tratado com a máxima lucidez, sem que se perca a indignação diante do quadro atual dos sistemas prisionais gaúcho e brasileiro.


Demais Manifestações
O coordenador do Mutirão Carcerário no Rio Grande do Sul, Douglas de Melo Martins, apresentou alguns dados já recolhidos no sistema prisional gaúcho. Para ele, os operadores de justiça e entidades possuem visões diferentes sobre o tema, mas é necessário o respeito às diferenças para que haja uma evolução da situação.    Douglas relatou que, durante as visitas às casas prisionais gaúchas, verificou-se a precariedade estrutural e a corrupção de agentes públicos, mas também boas práticas, que poderiam ser copiadas pelo sistema, como apenados trabalhando. Uma das constatações feitas por ele é que o número de prisões efetuadas não guardam relação com aumento ou diminuição dos índices de violência e nem interferem na sensação de segurança da sociedade. Para o coordenador, não basta somente pensar em zerar o déficit de vagas no sistema prisional, mas repensar todo o sistema.


Miguel Seadi Júnior, representante da Defensoria Pública, defendeu a necessidade de um mutirão permanente, pois o apenado, quando se encontra numa casa prisional para cumprir sua pena, deixa de ser um criminoso e passa a ser um sujeito de direito. "O Estado retira a liberdade, mas não pode retirar os outros direitos humanos inerentes à pessoa", frizou. Ele salientou que todo este reflexo que se verifica no Rio Grande do Sul não é pela falta de vagas nos presídios e perguntou se temos a necessidade de termos 30 mil presos aqui e se todos que estão aprisionados mereceriam estar lá. "Será que não estamos retroalimentando o sistema ao invés de diminuir o número de presos? Não é esta a função do Estado. A função do Estado é evitar que as pessoas estejam lá, é evitar que se tenha que abrir vagas ao invés de fazer colégios. E isso é simples, basta olharmos as pessoas que estão lá como sujeitos de direito", defendeu.


Para o desembargador e representante do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, José Aquino de Camargo, a questão é um objetivo estratégico da entidade. "É preciso que se entenda esta questão dos presídios como uma questão de Estado. Ela não é simplesmente uma questão de governo e não pode prescindir de políticas públicas", sublinhou.


Gerson Triesleben, superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), fez referência a uma carta de 1824 que relatava as precárias condições da cadeia velha de Porto Alegre, demonstrando que o sistema prisional atual padece de velhos vícios jamais sanados. "É impossível pensar em ressocialização e fazer com que estas pessoas que estão no sistema retornem melhores para a sociedade com a atual circunstância que encontramos", avaliou. Ele destacou os esforços do atual governo para aumentar o número de vagas nas casas prisionais, mas também para qualificar o trabalho desenvolvido pelo Poder Público junto à população carcerária no Rio Grande do Sul.


O promotor de Justiça Gilmar Bortolotto sustentou que o sistema prisional atual é reflexo daquilo que a sociedade deseja. "O que não podemos permitir é que essa forma de pensar se transforme em política pública", afirmou. Para Bortolotto, todos nós somos responsáveis pelo sistema carcerário que possuímos.


Participaram do debate os deputados Adolfo Brito (PP), Álvaro Boessio (PMDB), Alexandre Postal (PMDB), Ana Affonso (PT), Miriam Marroni (PT), Adão Pretto (PMDB), Jeferson Fernandes (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), Marlon Santos (PDT), além de representantes do Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público, Tribunal de Justiça do RS, Ministério Público RS, Secretaria Estadual da Segurança Pública, Defensoria Pública, entre outras instituições ligadas ao tema dos direitos humanos.


Saiba mais
O Mutirão Carcerário é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e tem por objetivo fazer um relato do funcionamento do sistema de justiça criminal, revisar as prisões, implantar o Projeto Começar de Novo e, ao final, no relatório dos trabalhos, construir proposições destinadas aos órgãos que compõem o sistema de justiça criminal, visando ao seu aperfeiçoamento.


A linha de atuação dos mutirões carcerários assenta-se em três eixos: efetividade da justiça criminal - diagnóstico das varas criminais e de execução penal; garantia do devido processo legal - revisão das prisões; e reinserção social - Projeto Começar de Novo.