quarta-feira, 11 de abril de 2012

REUNIÃO DO COMITÊ PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO SETOR PÚBLICO NO QCG

Na quarta-feira (11/04), às 15h, no auditório do Gabinete do Comando-Geral, foi realizada a reunião dos membros do Comitê para Promoção da Igualdade Racial no Setor Público e Ongs, com a participação do Chefe da Assessoria de Direitos Humanos (ADH), TCel. Paulo César Franquilin Pereira e dos assessores 3.º Sgt. Carlos Miguel Nunes da Rosa e Sd. Rosimar Vieira de Assis, tendo como pauta a questão do negro no âmbito cultural dentro das intruções formativas ministradas pela Brigada Militar, das abordagens e atendimentos de ocorrências envolvendo pessoas afro-descendentes, da necessidade de padronização dos procedimentos e atitudes nas instruções realizadas pela Brigada Militar sobre a abordagem policial, da conscientização dos policiais militares contra a discriminação racial e o racismo, assim como o seminário que será realizado na Academia de Polícia Militar, na data de 10 de julho, com o título: "Empreendedorismo Afro-Brasileiro".
Integrantes do Comitê presentes na reunião: João Frederico (SEDAC); Gercy R. de Mattos (GCA); Ângela Rosa (CONCOR); Jeanice Dias Ramos (IGTF); Carla Cavalheiro (Ong Cassangue), Rejane M. Almeida (CONCOR/ECT); Cleiton Meireles (Brigada Militar); Oscar Henrique M. Cardoso (GMES); Franquilina M. Cardoso (GMES); Claudio Siboney (Aforartis); Paulo Correa (Quilombo Urbanos), Pâmela Iris Mello Silva (APPN/Prefeitura de Gravataí); Maria de Fátima Rodrigues (AFRICAXÉ).




GOVERNO DO ESTADO ATENDE REIVINDICAÇÃO HISTÓRICA DA BRIGADA MILITAR

O Governo do Estado apresentou, nesta terça-feira (10), no Palácio Piratini, proposta que contempla a verticalidade nos vencimentos básicos nas graduações e postos da Brigada Militar de Nível Médio em relação aos coronéis, a partir de 2013. O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, acompanhado pelo subcomandante geral da Brigada Militar, Altair de Freitas Cunha, e o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, sinalizou o atendimento à reivindicação histórica da categoria em reunião com a direção da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf).  
 
 
PostoVerticalidade 2013Verticalidade 2014
1º Tenente41%43%

GraduaçãoVerticalidade 2013Verticalidade 2014
1º Sargento30%33%
2º Sargento28%31%
3º Sargento25%28%
Cabo22%24%
Soldado21%23%

Para atingir a verticalidade na proporção apresentada, como forma de antecipação, o Executivo propôs um reajuste de 6% em novembro de 2012 para todos as graduações e postos de nível médio. Carlos Pestana salientou que quando o Governo iniciou, em 2011, o vencimento de um soldado correspondia a apenas 11% do vencimento de um coronel.
"Estamos cumprindo nosso compromisso de valorização da Segurança Pública. Em 2011, já concedemos reajuste de até 23,5% para os soldados da BM, cuja a última parcela será paga agora, em abril. Nossa política de reajustes prevê um ganho real para toda a Brigada Militar e atende à reivindicação histórica da categoria, que é a verticalidade", disse Pestana. A proposta foi entregue aos dirigentes sindicais que deverão submetê-la à apreciação da categoria.

REUNIÃO ENTRE ADH E RS NA PAZ

No dia 10 de abril, na Sede da Secretaria de Segurança Pública, o Ten Cel Franquilin, Chefe da ADH/GCG, reuniu-se com o  Delegado Santana, Coordenador do RS na Paz para ajustar detalhes da participação dos Projetos Sociais no dia evento que ocorrerá no dia 21 de abril, proximo, no Centro Vida, dentro do Território da Paz Rubem Berta.
Neste evento serão lançados programas do RS Mais Igual, visando a união de esforços dos Governos Estadual e Federal para a redução da desigualdade e vulnerabilidade social.

PIRATINI APROVA VERTICALIDADE DE SALÁRIOS PARA A BRIGADA MILITAR

Soldado passará a receber 21% do vencimento de um coronel em 2013 e 23%, em 2014.
O Governo do Estado apresentou, nesta terça-feira, 10, no Palácio Piratini, proposta que contempla a verticalidade nos vencimentos básicos nas graduações e postos da Brigada Militar de Nível Médio em relação aos coronéis, a partir de 2013.

O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, acompanhado pelo subcomandante geral da Brigada Militar, Altair de Freitas Cunha, e o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, sinalizou o atendimento à reivindicação histórica da categoria em reunião com a direção da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf).

O secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, apresentou calendário válido a partir do próximo ano, pelo qual um soldado passa a receber o equivalente a 21% do vencimento de um coronel, em 2013, e o correspondente a 23%, em 2014. Para primeiro-sargento, esses percentuais atingem 30% no próximo ano e 33%, em 2014. O salário de um primeiro-tenente corresponderia a 41% do vencimento de um coronel em 2013 e, no ano seguinte, a 43%.

Carlos Pestana, além de salientar que o Executivo acatou a sugestão, considerou a proposta uma evolução, já que no início do governo Tarso um soldado recebia o equivalente a 11% do salário de um oficial. Em média, os vencimentos básicos de um coronel giram hoje em torno de R$ 9 mil. Para atingir a verticalidade, como foi apresentada, a expectativa é de que haja uma antecipação de reajuste de 6% em novembro deste ano para todos os postos de nível médio.