quarta-feira, 26 de outubro de 2011

III - JORNADA ANUAL DA ESCOLA GESTÃO O ENSINO EM SEGURANÇA PÚBLICA COMO VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Em 26 de outubro de 2011, a Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar (ADH), participou da          3ª Jornada Anual da Escola Gestão o ensino em segurança pública como valorização do servidor, o evento ocorreu no Teatro do Grêmio Náutico União na Sede Alto Petrópolis, cito rua João Obino nro 300 em  POA-RS.
A abertura do evento ocorreu as 09:00 h com a presença dos Secretários Airton Michels e Vinícius Wu.
No evento estiveram presentes os servidores da Brigada Militar, Polícia Civil, IGP e SUSEPE.

POLICIAIS FEMININAS ASSISTEM PALESTRA REALIZADA PELO MOVIMENTO “ OUTUBRO ROSA” EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Realizou-se no dia 24 Out 11, ás 17 horas no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini a Palestra “Saúde da Mama Dignidade e Cidadania”, realizada pela Presidente do Instituto da Mama – IMAMA, a doutora Maira Caleffi , prestigiou o evento a Primeira Dama  do Estado do Rio Grande do Sul a Sra Sandra Genro. Compareceram também como representantes da Brigada Militar a Cap Isabele da Assessoria de Controle Interno, Sd Luciana da Assessoria de Direitos Humanos, Sd Magaliz da Assessoria de Controle Interno e a Sd Joice da Assessoria Jurídica.  


COMANDANTE GERAL REALIZA REUNIÃO ALMOÇO

O Cel Sérgio reuniu-se nesta manhã do dia 26 Out 11, em uma reunião almoço com o Deputado Estadual Valdeci Oliveira e seus assessores parlamentares.

CPC REALIZA PROJETO BRIGADA AMIGA NA LOMBA DO PINHEIRO

Na quarta-feira (09/11), a partir das 9h, o Comando de Policiamento da Capital (CPC), estará realizando através do 19º Batalhão de Policia Militar (19ºBPM), o projeto Brigada Amiga, no Território da Paz do bairro Lomba do Pinheiro, na Rua Jaime Lino dos Santos Filho, ao lado da Escola de Educação Infantil Portal Encantado.
O Projeto visa aproximar a polícia militar da comunidade, estabelecendo e fortalecendo o vínculo de confiança entre ambos. Serão disponibilizadas diversas atividades como passeio em caminhão dos Bombeiros, Escolinha Ambiental, atividades hípicas com os cavalos do 4º Regimento de Polícia Montada, educação e higiene bucal oferecidos pela IBCM (Instituição Beneficente Coronel Massot), atividades recreativas realizadas pelos policiais da Escola de Educação Física da Brigada Militar, tudo com a animação dos bonecos institucionais e da Banda de Música da corporação.

SÃO LEOPOLDO REFORÇA CAMPANHA DO DESARMAMENTO

A Campanha Nacional do Desarmamento 2011 - Tire uma Arma do Futuro do Brasil ganhou reforço em São Leopoldo. Nesta terça-feira (25), o secretário da Segurança Pública, Airton Michels e seu adjunto, Juarez Pinheiro, receberam representantes do Comitê Leopoldense por um Brasil sem Armas. O encontro ocorreu na sede da SSP e contou também com a participação da secretária municipal da pasta, Eliene Amorim dos Santos.
Airton Michels elogiou e agradeceu o empenho do Comitê em colaborar com a campanha, visando à redução de armas de fogo e da violência junto à população. O secretário destacou que o Governo do Estado trabalha com o objetivo de reduzir o número de homicídios. Michels assinalou que, no RS, 72% deles são provocados por armas de fogo e que 30% das armas adquiridas pelos cidadãos acabam nas mãos de traficantes.
Juarez Pinheiro acrescentou que a Campanha do Desarmamento está obtendo o apoio dos gaúchos, o que faz do Rio Grande do Sul, em números proporcionais, o Estado que mais arrecada armas no País. Pinheiro disse que, no período de seis de maio até 21 de outubro, o RS arrecadou 3.486 armas. "Isso mostra a preocupação da nossa sociedade em reduzir os índices de criminalidade e que as pessoas estão entendendo que ter uma arma não representa mais segurança. Ao contrário, provoca mais insegurança."
A secretária de São Leopoldo destacou que o município está empenhado em fortalecer a cultura de paz junto à comunidade. "O Comitê, criado no início de junho, atua junto à população prestando esclarecimentos sobre a importância de todos para a redução dos índices de violência". Eliene Amorim dos Santos assinalou que, em 2011, São Leopoldo registra uma queda de 25% no número de homicídios em comparação com o período de janeiro a outubro de 2010.
Campanha no Estado
O resultado positivo verificado no Estado, na avaliação de Juarez Pinheiro, deriva de um esforço da Secretaria da Segurança Pública, coordenado pela equipe do Departamento de Gestão Estratégica Operacional (DGEO), envolvendo o trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil em conjunto com as polícias Federal e Rodoviária Federal, totalizando 229 postos de recolhimento no RS. Mais informações sobre como participar da Campanha podem ser obtidas no site do Ministério da Justiça: www.mj.gov.br.

LANÇAMENTOS DE TERRITÓRIOS DA PAZ

Os Territórios da Paz de Passo Fundo e do bairro Mathias Velho, em Canoas, serão lançados nos dias 22 e 29 de novembro, respectivamente. As atividades integram o RS na PAZ - Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul, que inaugura uma nova fase na consolidação do princípio de que segurança pública não é sinônimo de polícia. É um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade e da vulnerabilidade das pessoas. Em Canoas, o Território será implantado no bairro Mathias Velho, e, em Passo Fundo, nos bairros Integração e Záchia. Sobre o desafio de encarar a temática de segurança pública sob essa abordagem, Tarso explica que a chave é cortar as veias alimentadoras que reproduzem a criminalidade, que são aquelas pessoas, aqueles jovens, adolescentes, pré-adolescentes, que são levados ao crime, porque, para eles, não tem educação, não tem oportunidades, não tem tratamento cultural, não tem treinamento profissional, não tem oportunidades de subir na vida.
Para o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, os Territórios da Paz possibilitam, além do controle preventivo da violência, a convivência pacífica nas comunidades que é direito de todos, mas vem sendo negado aos locais mais periféricos e pobres. Ele destacou que segurança pública é um serviço que o Estado presta a todos, e o Gabinete Digital é uma ferramenta importante para sua qualificação porque possibilita o contato direto do cidadão com o Governo. A população apresenta suas demandas e participa ativamente da gestão pública.
As atividades do RS na PAZ começam com o diagnóstico das áreas de maior concentração de violência e criminalidade. A etapa seguinte é a ação policial intensa e qualificada contra o crime. A partir daí, a permanência da polícia nos locais críticos garante a ordem pública e possibilita a implantação de ações sociais que materializem a presença do Estado nessas áreas. O RS na PAZ atua prioritariamente com jovens entre 12 e 24, faixa etária em que é possível trabalhar com a prevenção do uso e dependência de drogas e também do envolvimento com o tráfico de entorpecentes.
"Um programa que muda é um programa que muda a médio e longo prazo, define o governador. Nós já vamos instalar, de maneira completa, esses dois territórios de paz. Quando se diz de maneira completa é que começa e dali a dois, três, quatro, cinco meses, no máximo, ele já está integralmente funcionando. É lá na cidade de Passo Fundo, dia 22 de novembro, nós vamos instituir um território de paz de maneira harmônica e no bairro Matias Velho em Canoas.

GOVERNADOR ANUNCIA NOVIDADES NA SEGURANÇA PÚBLICA

A implantação de Territórios da Paz em Passo Fundo e no bairro Mathias Velho, em Canoas, em novembro, foi anunciada pelo governador nesta terça-feira (25).  O questionamento sobre segurança pública foi o tema mais votado na edição deste mês do Governador Responde, espaço em que Tarso Genro fala com a população a partir de perguntas encaminhadas ao Gabinete Digital. O vídeo pode ser assistido no site www.gabinetedigital.rs.gov.br/govresponde. Na gravação, além do anúncio dos primeiros territórios do RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança com Cidadania , o Governador recupera algumas das ações que o Estado vem implementando na área, destacando indicadores como a redução da criminalidade, as ações das polícias, além da inédita proposta de valorização salarial dos servidores da Brigada Militar e Polícia Civil.

SEGURANÇA PÚBLICA BUSCA MAIS RECURSOS PARA PRESÍDIOS GAÚCHOS

Recursos para o sistema prisional do Rio Grande do Sul e a estratégia nacional de fronteiras estão na pauta da agenda do secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, em Brasília, nesta quarta-feira (26). Pinheiro se reúne com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, às 8h30, e com o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Augusto Eduardo de Souza Rossini, às 10h. Os debates darão continuidade a uma conversa preliminar realizada pelo governador Tarso Genro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com o objetivo da liberação, pelo Governo Federal, de recursos para a conclusão de prédios de presídios, como os de Passo Fundo, Guaíba e Bento Gonçalves.

UFRGS CONVIDA PARA FEIRA DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul convida para  
Feira de Hortaliças Orgânicas que ocorrerá a partir de 25 de outubro até 20 de dezembro, sempre às terças-feiras no horário das 16h00 às 19h00, na Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha Porto Alegre - Rio Grande do Sul.

OBSERVAÇÃO: Ao entrar no Campus pelo portão da Paulo Gama ou pelo portão da Sarmento Leite, procurem pelo prédio da Educação, a feira estará entre o prédio da Educação e o prédio da Loja Contraponto.