segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

BRIGADA ORIENTA DE TORRES AO CHUÍ SUPERA PÚBLICO DE 55 MIL PESSOAS

O Programa Brigada Orienta da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, que vem desenvolvendo diversos Projetos Sociais, na 42ª Operação Golfinho, nesta última semana, realizou suas atividades desde a Barra do Chuí, no Litoral Sul, até a praia de Torres, no Litoral Norte, atingindo um público de aproximadamente 8 mil pessoas.
Desde o início da Operação Golfinho até domingo (12/02) já participaram do Programa Brigada Orienta através dos diversos projetos sociais mais de 55 mil pessoas.
Na quarta-feira (08/02), na beira mar de Tramandaí, os jovens do Praia Limpa participaram da 1ª Caminhada de Conscientização Ambiental, que juntamente com a equipe do Patrulheiro Ambiental Mirim distribuíram folders com dicas ecológicas e sacolas plásticas para os veranistas recolherem o lixo e desenvolverem uma consciência de preservação da natureza.
Nesta semana o Patrulheiro Ambiental Mirim formou duas turmas, uma na praia de Cidreira e outra em Rio Grande, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Cidade de Águeda.
Na quinta-feira (09/02), os projetos Salva-vidas Mirim e Salva-vidas Master foram recebidos pela Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT), onde foram repassadas às crianças e suas famílias, orientações para que todos tenham um veraneio tranquilo e seguro.
Na sexta-feira (10/02), na abertura da 11ª Copa ABAMF, em Cidreira, o Brigada Orienta realizou seu trabalho de prevenção através dos projetos Brigada Orienta Verão, PROERD Praia e Salva-vidas Master, oportunidade em que foram entregues ao Governador Tarso Genro e ao Secretário de Segurança Airton Michels o boné do Projeto PROERD Praia e uniformes e certificados do Projeto Salva-vidas Master.
Ainda, pela manhã, em Torres, as crianças do Salva-vidas Mirim prestigiaram uma competição de salva-vidas, a tradicional Travessia da Ilha dos Lobos, que teve sua chegada próxima à Guarita 7 onde foram desenvolvidas as atividades do projeto.
No Litoral Sul, o Brigada Orienta através dos projetos Salva-Vidas Mirim e PROERD Praia realizaram, na quinta-feira (9/2) e na sexta-feira (10/2), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Cidade de Águeda, em Rio Grande, diversas atividades de prevenção às drogas e à violência, bem como orientações sobre cuidados durante o veraneio, locais próprios para banhos e demais perigos encontrados nas praias.
No sábado (11/02), ocorreu na Barra do Chuí, a primeira edição do Projeto Surfe-Salva, integrante do Brigada Orienta, que contou com a participação de 40 surfistas que receberam orientações de como auxiliar os salva-vidas em resgates de vítimas de afogamento.
O Litoral Sul também contou com as atividades do Brigada em Cena que realizou duas apresentações, uma na noite de sexta-feira (10/02), na Barra do Chuí, com a peça “CãoFusão na Praia” e outra na noite de sábado (11/02), na praia do Hermenegildo, com a peça “Um dia de Praia”. As peças teatrais além de orientar e educar, proporcionaram momentos de diversão e lazer à comunidade.
Todos os projetos que estão sendo realizados pelo Brigada Orienta são abertos ao público em geral e o calendário geral é divulgado nos endereços: http://direitoshumanosbm.blogspot.com, http://www.facebook.com/brigadaorienta e no site www.brigadamilitar.rs.gov.br.
Maiores informações através do email projetosbm@brigadamilitar.rs.gov.br ou com o Coordenador-geral do Programa Brigada Orienta, Ten Cel Franquilin pelo fone: 85016542.