sábado, 28 de janeiro de 2012

ADH PRESENTE NO EVENTO DA ASSINATURA DO TERMO DE INSTALAÇÃO DO ESPAÇO HISTÓRIA, MEMÓRIA E LIBERDADE DO MEMORIAL DO RS

Em 28 de janeiro de 2012, a Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral da Brigada Militar, que tem como Chefe o TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira, participou do evento da assinatura do termo de instalação do Espaço História. Memória e Liberdade do Memorial do Rio Grande do Sul.
Presentes no Evento: a Ministra dos Direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário, Secretário Estadual de Cultura Luis Antonio de Assis Brasil, na ocasião representando o Exmº Sr Governador do Estado do Rio Grande do Sul Tarso Genro, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado Deputado Adão Vilaverde, Prefeito do Município de  Porto Alegre José Fortunatti.
Contou também com a presença do Secretário de Direitos Humanos da República da Argentina Eduardo Luis Duhalde e o Diretor do Arquivo e Memória da República da Argentina Carlos Lafforgue.





da esquerda para a direita: Diretor do Arquivo e Memória da República da Argentina Carlos Lafforgue, Sgt João Batista Silva Xavier da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, Exmª Ministra dos direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário, Secretário dos Direitos Humanos da República da Argentina Eduardo Luis Duhalde.

                              Prefeito do Município de Porto Alegre José Fortunati e Sgt Batista


Comitê Gestor inicia debates sobre os Centros de Referência do RS na Paz

Os debates sobre os Centros de Referência do RS na Paz tiveram início nesta terça-feira (24), durante reunião do Comitê Gestor do Programa. De acordo com o coordenador do Programa, delegado Carlos Sant'Ana, trata-se de "mais um elemento facilitador da gestão da transversalidade, além das estruturas das secretarias estaduais, que ficará responsável pela implantação das atividades de todos os órgãos e secretarias que participam dos Territórios."
Na abertura dos trabalhos, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou que o comitê está promovendo a democratização na execução das políticas de segurança pública, para garantir que essas políticas sejam debatidas e aprovadas pelo Governo. Durante o encontro, foi confirmada a realização de um seminário com a participação de todos os integrantes do Comitê, no próximo dia 9, para a apresentação e consolidação das ações de cada secretaria.
Órgãos que integram o RS na Paz
Fazem parte do RS na Paz as secretarias da Segurança Pública, da Educação, da Saúde, da Cultura, da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, do Esporte e do Lazer, da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Habitação e Saneamento, do Turismo, da Justiça e dos Direitos Humanos, de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Geral do Governo, Casa Civil, Casa Militar, do Banrisul e CEEE.


Coordenação divulga Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública no interior do RS

Para analisar a crescente presença da mulher nos serviços de segurança pública e suas conseqüências, o Governo do Estado realiza, de 6 a 9 de março, o Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública, em Porto Alegre. O evento abordará também a relação da população feminina do meio urbano e rural com o setor.
A coordenação tem percorrido várias cidades gaúchas para divulgar o seminário. Nesta quarta-feira (25), a major Simone Kilian Braga e a delegada Patrícia Tolotti Rodrigues, da coordenação executiva, vão se reunir com as servidoras da Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe e IGP, em Passo Fundo. O encontro ocorre às 14h, no 1º BRBM, na Rua Daltro Filho, 40.
Na quinta-feira (26), a chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública, Raquel Arruda Gomes, junto com a delegada Patrícia e a major Simone, estará em Lajeado. A partir das 14h30, elas divulgarão o evento para as servidoras das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública (SSP) no Comando Regional de Policiamento Ostensivo, na Rua Marechal Deodoro, 212, Centro.
A Equipe de Trabalho do Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública também visitará as servidoras da SSP de Capão da Canoa, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e Caxias do Sul.
Políticas públicasO evento pretende ouvir e conscientizar as participantes sobre as políticas públicas e iniciativas de sucesso em benefício das mulheres, por meio de explanações e debates participativos entre Governo e sociedade civil organizada. Também visa proporcionar um amplo debate quanto ao papel da mulher na sociedade atual, perspectivas, avanços e empoderamento, fomentando a importância da defesa da igualdade de gênero.  Além de identificar experiências promissoras de combate à violência, o seminário se constitui em um importante instrumento de luta e organização de igualdade de direitos.


Vice-governador participa da troca de comando no Território de Paz da Restinga

O vice-governador Beto Grill participou, na manhã desta quarta-feira (25), da solenidade de troca de comando da 1ª Companhia do 21°Batalhão de Polícia Militar, em que o capitão Marcelo Nogueira da Silva passou o cargo ao major Egon Marques Kvietinsk. O 21º Batalhão é responsável pela segurança de bairros como Restinga, Lami, Aberta dos Morros, entre outros, contemplando cerca de 200 mil moradores.
Desde a sua instalação, em setembro de 2011, o Território de Paz da Restinga, primeiro a funcionar em Porto Alegre, registrou uma redução de cerca de 50% no número de homicídios. Para o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Clovis Reis da Silva Júnior, os moradores do bairro Restinga tinham um histórico de baixa autoestima pelas dificuldades que a região enfrentava. Ele destaca que foi necessário um grande trabalho de mobilização social, superando dificuldades com um trabalho integrado entre os diversos órgãos do Estado e a comunidade.
O major Egon Marques Kvietinsk, que faz parte do Comitê de Mobilização pela Segurança no Trânsito, é autor do livro "Fiança Administrativa: Uma solução para o Trânsito do Mercosul", obra que serviu como subsídio para o Projeto de Lei Nº. 6.484/2009, do secretário de Infraestrutura e Logística, deputado federal Beto Albuquerque, aprovado em novembro de 2011 pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
Em seu pronunciamento, o vice-governador Beto Gill destacou a determinação do governador Tarso Genro, no início do mandato, de que o governo estivesse o mais próximo possível das comunidades. "Tenho viajado pelo interior do Rio Grande e, nestas ocasiões, aproveitado para conhecer a instituição BM por dentro. E, como cidadão, reconheço o valor dessa corporação", disse.
Beto Grill ressaltou que a redução na incidência da criminalidade no local se deve "ao reforço no policiamento, no trabalho de mapeamento da criminalidade, nos investimentos em equipamentos e também na qualificação profissional na área de policiamento comunitário, baseado no trabalho conjunto entre Polícia Civil e Brigada Militar e também em uma relação cada vez mais próxima com a comunidade", afirmou.

Em caso de temporais, BM orienta banhistas a saírem da praia

A maioria dos banhistas de capão da Canoa não pode aproveitar a praia na tarde dessa terça-feira (24) em virtude do temporal que desabou sobre a orla. Mesmo com a forte chuva, que espantou grande parte dos banhistas, algumas pessoas ainda insistiram em permanecer na praia, ignorando os riscos ocasionados pela grande incidência de descargas elétricas.
Próximo da guarita 77, os policiais militares da Operação Golfinho visualizaram famílias jogando futebol, surfistas, atletas correndo e pedalando em meio à forte chuva e raios. Os próprios salva-vidas orientaram as pessoas que passavam pelas guaritas, a deixarem a orla. Outro fator ressaltado pelos profissionais é que, durante a chuva, o mar pode ficar propício para o surfe, porém, com grandes riscos aos atletas que se expõem.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 80% dos casos de morte por raios poderiam ser evitados caso as pessoas soubessem como se proteger. O instituto criou uma cartilha onde faz as seguintes orientações que devem ser seguidas durante tempestades: não fique em campos abertos, praias, próximo de árvores ou perto de cercas, não fique em abrigos abertos como varandas, toldos ou sacadas.
A melhor orientação é procurar um veículo para se abrigar ou uma edificação. Na cartilha, o Inpe ainda esclarece que a maioria das pessoas é atingida por correntes indiretas, ou seja, dos raios que vêm pelo chão. Os casos em que as pessoas são diretamente atingidas pelos raios são raros, porém, causam morte instantânea. Ainda, contrariando o dito popular, os raios podem sim cair no mesmo lugar. A intensidade típica de um raio é de 30 mil ampéres, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico.
A cada 50 mortes por raio no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. São 130 mortes, mais de 200 feridos por ano e um prejuízo de um bilhão de reais no país.


Videomonitoramento garante mais segurança aos municípios do litoral norte

Desde o dia 10 de janeiro, as ruas de Balneário Pinhal são vigiadas 24 horas por dia por seis câmeras de videomonitoramento operadas pela Brigada Militar, oferecendo mais segurança à população residente e aos veranistas. As imagens captadas pelas câmeras são imediatamente enviadas a oito monitores e dois telões instalados na sede do pelotão, onde policiais militares acompanham atentamente a movimentação de pedestres e motoristas.
Na manhã de segunda-feira (23), foi realizada a primeira prisão em flagrante com o apoio da nova tecnologia. Por volta das 11h, a Brigada Militar foi informada sobre a ocorrência de um assalto. Através das câmeras, os operadores identificaram um casal suspeito, acompanharam a movimentação e acionaram as viaturas, informando a localização exata do casal.
O funcionamento ainda está em fase de adaptações, mas os primeiros resultados já são comemorados pelo secretário de segurança de Balneário Pinhal, Nelson Fornasier. "Antigamente, os assaltos aconteciam e nós ficávamos sem condições eficientes de combatê-los, mas agora isso mudou", comemora Fornasier, que trabalhou durante 23 anos como policial civil no município.
Já o comandante do policiamento local, tenente Sandro Ricardo da Silva, acredita que as câmeras também auxiliam na prevenção dos crimes. "Além da repressão, podemos atuar preventivamente, identificando atitudes suspeitas e evitando possíveis delitos". Outras duas câmeras ainda serão instaladas na praia de Magistério, totalizando oito aparelhos em Balneário Pinhal.
A central regional instalada na sede da BM também controlará outras 26 câmeras nos municípios vizinhos, como Cidreira, Capivari, Palmares, Mostardas e Tavares. O sistema será totalmente interligado via Internet e comandos de voz (VOIP).
Litoral Norte terá 156 câmeras
O projeto, orçado em R$ 12,3 milhões, foi elaborado em parceria entre Governo do Estado, Ministério da Justiça e Associação dos Municípios do Litoral Norte, prevendo a instalação de 156 câmeras nos 24 municípios da região (incluindo Rolante) até junho deste ano. O território monitorado chegará a 283km, de Torres a Tavares. Além de Pinhal, outras centrais em Osório, Tramandaí e Capão da Canoa controlarão o sistema.
As câmeras estão sendo instaladas pela empresa Expert, contratada pelo consórcio formado pelos municípios do Litoral Norte. Capazes de identificar detalhes em uma distância de até 450 metros, elas giram em 360° e possuem um dispositivo em que o pedestre pode se comunicar diretamente com a central. Também está prevista a utilização de outros quatro dispositivos móveis para ocorrências pontuais em regiões afastadas ou com aglomerações de pessoas, como shows e eventos.
A parceria com os municípios - gestada ainda em 2009 quando Tarso Genro era Ministro da Justiça - prevê ainda a instalação de cinco câmeras nos acessos às praias. Equipadas com o sistema OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), elas serão capazes de identificar placas de automóveis e enviar a informação para as centrais. Estes equipamentos serão instalados na ERS-040, em Capivari do Sul; na ERS-030, em Tramandaí; na Estada do Mar, em Capão da Canoa; e outras duas na BR-101.


Parcerias geram alta produção e trabalho para presos em Erechim

Apenados do Presídio Estadual de Erechim produzem, diariamente, cerca de 1 mil pares de sapatos e botinas e outros 1,2 mil pares de luvas, por meio dos Protocolos de Ação Conjunta (PACs) com as empresas Newol e Cal-Luvas. As oportunidades de trabalho são destinadas a presos do regime fechado.
As parcerias da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) com empresas públicas, privadas e prefeituras, visam ressocializar os indivíduos em situação de prisão, para que eles retornem à sociedade com um ofício e não deem mais entrada no sistema prisional. O trabalho também é uma forma de redução da pena: a cada três dias trabalhados, se reduz um dia da condenação.
Na produção de luvas, trabalham 35 apenados, que recebem 75% do salário mínimo regional. Na produção de sapatos e botinas, 34 apenados estão envolvidos no processo e recebem por produção, conforme o modelo do calçado. O PAC com a Newol existe desde 1993, e o da Cal-Luvas, desde abril de 2011.
Para o regime semiaberto, há um acordo com a Prefeitura de Erechim, no qual 22 presos trabalham na área de serviços gerais. Na empresa Cargipel, 25 presos trabalham na atividade de separação, classificação e enfardamento de papéis.

Competição "Salva-Vidas de Poseidon" agita Cidreira

Uma nova competição entre os salva-vidas da Operação Golfinho da Brigada Militar ocorreu na manhã desta quarta-feira na praia de Cidreira. A prova "Salva-vidas de Poseidon" reuniu 12 equipes de todos os balneários do Litoral Norte.
Os participantes deveriam nadar e contornar a plataforma de pesca de Cidreira, completando um percurso de natação de cerca de 750 metros, além de realizar mais 350 metros de corrida finalizando com um salto na água. Dentro d'água, um dos membros da equipe simulava um afogamento, devendo ser resgatado pelo salva-vidas e levado até a areia, completando mais 350 metros de natação.
A equipe de Quintão foi a mais rápida e completou a prova em 48 minutos e cinco segundos. O time foi composto pelos soldados Résler, Chouene e Roger. Résler foi o campeão geral da prova e conseguiu concluir sua etapa em pouco mais de 21 minutos. Em segundo lugar ficou a equipe de Imbé Sul, composta pelos soldados Kazinski, Paim e Gustavo. Os salva-vidas Maldaner, Olkoski e Jeferson Luiz, da praia de Torres ficaram com o terceiro lugar, e completaram o percurso em 49 minutos e 56 segundos.
De acordo com o major Ederson, comandante dos salva-vidas de Cidreira e organizador do evento, a prova recebeu esse nome porque os salva-vidas devem ser "senhores do mar", como Poseidon, deus dos mares segundo a mitologia grega. De acordo com o oficial, os salva-vidas devem ter coragem e respeito pelas águas salgadas, principalmente no mar do Rio Grande do Sul, que constantemente apresentam correntes e outras condições adversas, intimidando a maioria das pessoas.
Formatura 
Além da prova também ocorreu a formatura de mais 17 salva-vidas civis temporários (SVCT) que concluíram o curso de formação na praia de Tramandaí. Após 200 horas-aula de atividades teóricas e práticas, os profissionais foram considerados aptos para atuar nas guaritas ao lado dos salva-vidas militares. Os formandos receberam dos veteranos o uniforme de salva-vidas, e o SVCT Marlon Machado, uma homenagem pela melhor classificação no curso de formação.

Bombeiros combatem incêndio em restaurante de Capão da Canoa

O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta quinta-feira (26), em Capão da Canoa, para atendern um incêndio em um restaurante na avenida Paraguassú, n° 585, em frente ao supermercado Nacional. De acordo com o major Renato, comandante do Corpo de Bombeiros do município, o fogo teve início após um curto circuito em um ventilador, e atingiu com maior intensidade uma sala utilizada como depósito do restaurante Public. O local, de cerca de 70 m², ficou completamente destruído.
Além da guarnição de Capão da Canoa, outros dois caminhões das cidades de Osório e Terra de Areia apoiaram o efetivo para conter as chamas. Cerca de dez bombeiros atuaram na ocorrência, que ainda está em andamento e não registrou nenhum ferido. O efetivo do policiamento ostensivo também esteve no local realizando o desvio do trânsito e isolamento para auxiliar no trabalho dos bombeiros.

Território de Paz recebe o ônibus do projeto "Transparência Hacker'

Jovens e crianças do Território de Paz da Restinga recebem, nesta sexta-feira (27), o ônibus do projeto ?Transparência Hacker', que percorre o Brasil promovendo oficinas e debates sobre a transparência pública e a participação política por meio da internet e de novas tecnologias. Pintado, grafitado e com bancos a menos no fundo para criar espaço de debates, o veículo estacionará, às 14h, junto ao posto móvel da Brigada Militar, na rua Belize, em frente à Escola José do Patrocínio.
Na Restinga, os integrantes do projeto vão interagir com a comunidade local, usando o ?Ônibus'' como espaço de conversa sobre dados abertos da segurança pública e sobre os Territórios de Paz, além das oficinas ligadas à cultura digital. O ?Transparência Hacker' está participando do Fórum Social Temático, que prossegue até o dia 29 de janeiro, em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Primeira-dama registra trabalho do efetivo feminino da Brigada Militar

A primeira-dama do Estado, Sandra Genro, fotografou na quarta-feira (25) o trabalho de policiamento do efetivo feminino do 1° Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do 4° Regimento de Policia Montada (RPMon). A atividade ocorreu durante a partida entre o Sport Club Internacional e o Once Caldas, no Estádio Beira-Rio. 
Sandra percorreu o local registrando o efetivo feminino que trabalha no policiamento montado, na revista e triagem nos portões que dão acesso ao público. As fotos farão parte de uma exposição que o Gabinete da Primeira-Dama está organizando, a pedido da Secretaria de Segurança Pública. O objetivo é homenagear as mulheres que trabalham neste segmento, durante o Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de março no auditório do Ministério Público Estadual.

Desde dezembro do ano passado o Gabinete já registrou o trabalho do Departamento Médico Legal (DML), do Comando Ambiental da Brigada Militar, da Delegacia da Mulher, do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), do Departamento de Criminalística, das agentes da SUSEPE na Penitenciária Madre Pelletier e Penitenciária Modulada de Charqueadas e do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).

ADH RECEBE TROFÉU DA IGUALDADE

     Em 26-01, às 15h, no Parque da Harmonia, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos, TCel Franquilin, recebeu das mãos da Presidenta da Igualdade do RS, Marcele Malta, troféu em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Brigada Militar através da Assessoria de Direitos Humanos na defesa da cidadania e igualdade dos direitos dos travestis e transexuais.
     O troféu faz parte da campanho do Ministério da Saúde do Governo Federal e da Associação Nacional das Transexuais ( ANTRA), sendo entregue a pessoas e entidades que trabalham na Defesa dos Direitos HUmanos, sendo a primeiroa ves que a Brigada Militar recebe tal distinção.
      Também, receberam o troféu o Major Albuquerque do Presidio Central e a senhora Ivarlete Guimarães de França, da SUSEPE, pelo trabalho desenvolvido na casa prisional modificando o tratamento dado aos travestis e transexuais.





CALENDÁRIO DE ATIVIDADES NA 42ª OPERAÇÃO GOLFINHO