segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

REUNIÃO COM A SECRETÁRIA DE TURISMO E LAZER DE PINHAL

       Na tarde desta segunda-feira (17/12), integrantes da Brigada Militar que desenvolvem os projetos sociais que fazem parte do Programa Brigada Orienta, reuniram-se na Prefeitura Municipal do Balneário Pinhal com a Secretária de Turismo e Lazer Tatiana Rita Weissheimer.

       O Programa Brigada Orienta coordenado pela Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, reúne os projetos sociais: Salva vidas Mirim, Salva Vidas Master, Proerd Praia, Brigada na Comunidade, Brigada em Movimento e o Grupo Teatral Brigada em Cena, e serão desenvolvidos no litoral Norte e Sul do RS durante a 43ª Operação Golfinho.

        Durante a reunião foi agendado dentro da programação da Secretaria os dias que os Projetos Sociais acontecerão no Município.


    



CASA DA BRIGADA MILITAR EM CAPÃO DA CANOA

     Na tarde do dia 17/12, (segunda-feira), o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral (ADH/BM), Ten. Cel. Franquilin, realizou uma visita na Casa da Brigada Militar, para ajustar detalhes da participação dos Projetos Sociais coordenados pela ADH/BM na inauguração da Casa de Governo em Capão da Canoa pelo Vice-Governado, Srº. Beto Grill que ocorrerá na próxima quarta-feira.




VISITA AO 2º BPAT - CAPÃO DA CANOA



     Na tarde desta segunda-feira (17/12), integrantes da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar (ADH-BM), realizaram uma visita ao comandante do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas na cidade de Capão da Canoa.

     O Chefe da ADH, Ten. Cel. Paulo Cesar Franquilin Pereira, o Major Ney Humberto Fagundes Medeiros e o Sd Rodrigo Domingues dos Santos foram recebidos pelo Ten. Cel Paulo Ricardo Garcia da Silveira, comandante da unidade.



Governo instala Território de Paz e Policiamento Comunitário em Esteio

   No sábado (15/12), em Esteio, o Governo do Estado instalou o Território de Paz São José e Primavera.  Na cerimônia, o governador Tarso Genro falou sobre a importância da integração da comunidade na efetividade das políticas públicas de segurança.
   "Temos o compromisso de levar tranquilidade para as famílias que estão trabalhando em conjunto com o Estado para promover a segurança e as políticas cidadãs." Ele também ressaltou a presença do Estado no cotidiano das comunidades, executando os compromissos firmados no inicio do governo para uma sociedade mais segura, com desenvolvimento e inclusão social.
   O Estado tem nove Territórios de Paz instalados, iniciativa que se constitui em promover ações sociais e de segurança nas comunidades, incentivando novas formas de convivência entre os moradores da região.
   Durante o evento também foi instalado o Policiamento Comunitário no município, que foi dividido em dois núcleos, com três policiais militares cada um. O investimento em equipamentos de segurança e viaturas foi de R$110 mil. Os policiais moram nos bairros onde atuam, e o aluguel das casas é pago pela prefeitura por meio de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600. Todos frequentaram o curso de Promotor de Polícia Comunitária, desenvolvido pelo Departamento de Ensino e Treinamento (DET), da Secretaria de Segurança Pública.
   Para o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o Estado quer promover a cultura de paz nas comunidades. "Devemos atuar de forma preventiva, a instalação do Território de Paz é o inicio de um processo para o enfrentamento à violência."
   Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o deputado federal Ronaldo Zulke, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o coordenador do programa RS na PAZ, delegado Carlos Sant'ana, o secretário da Segurança Pública do município, Arno Leonhardt, integrantes da comunidade e demais autoridades.








FORMATURA BOMBEIRO MIRIM EM SANTANA DO LIVRAMENTO

         O 10º Comando regional de Bombeiros realizou na manhã do dia 15 de Dezembro de 2012 ás 10 horas, no Auditório da UNIPAMPA, formatura da 6º edição do Projeto Bombeiros Mirins 2012.
         O projeto formou 48 crianças na faixa dos 10 aos 12 anos, regularmente matriculadas na rede pública de ensino. Projeto Bombeiro Mirim tem por objetivo tornar os alunos multiplicadores do conteúdo prevencionista aprendido durante as aulas, além de possibilitar um aumento de autoestima e confiança, e trabalhar com valores básicos para a sociedade, como respeito mútuo, preservação do meio ambiente, e os direitos e deveres das crianças.

             Prestigiaram o evento as seguintes autoridades:
      Exmo Sr. Wainer Viana Machado- Prefeito Municipal de Sant´Ana do Livramento
      Ilmo. Sr. Ten Cel. Paulo Mauricio Rizzo Ribeiro-Comandante do 7º RC MEC
      Ilmo. Sr Ten Cel Antonio Osmar da Silva- Cmt do 2º RPMon
      Ilmo. Sr Ten Cel Roberto Ortiz-Rep. o CMT do CRPO-FO
      Profª Aline Machado Mota – Coordenadora Pedagógica







 

PELOTÃO MIRIM DO 23° BPM PARTICIPA DE ENTREGA PRESENTES NO MAX SHOPPING CENTER

        No último sábado (15/12), o Pelotão Mirim do 23° BPM participou da entrega de presentes da árvore de Natal do Max Shopping Center, em Santa Cruz do Sul.
        Durante o evento, além de ajudarem na entrega dos mais de 100 presentes para as crianças contempladas, as crianças realizaram a segurança do Papai Noel, brincaram nos jogos do Shopping e, por fim, curtiram uma sessão do cinema.
       De acordo com a SD ÉDINA, uma das responsáveis pelo pelotão, ações como essa motivam o espírito natalino e ao mesmo tempo inspiram os alunos, pois praticam o bem, a benevolência, o perdão, a generosidade e alegria. 




1º BPAF forma mil alunos do PROERD


Nesta quinta-feira (13/12), ás 20h00, na Concha Acústica do Parque Dom Pedro II, em Uruguaiana, o 1º BPAF realizou a formatura de mais mil crianças, as quais foram contempladas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência neste segundo semestre de 2012 e que são alunos das seguintes Escolas: Castelo Branco, Romaguera Correa, Elisa Ferrari Valls, Moacyr Ramos Martins, Senador Salgado Filho, Adir Mascia, Osvaldo Cruz, Hermeto Bermudez, Dom Luiz Felipe de Nadal, Passo de Los Libres, Roberval Beheregaray Azevedo, Ernesto Dorneles, Patricio Lopes, Leda Maria Pereira, Escola Dom Hermeto e alunos do Projeto Bombeiros Mirins.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, dentre as quais estavam além do comandante do 1º BPAF, Major Joni Alvim de Oliveira, a Tenente Braun representando a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, o Tenente Da Poian representado o 22º GAC-AP, o Comandante do 4º Pelotão Ambiental Sgt Jorge Luiz Jardim Souza, o Professor Emerson Noronha Mena Barreto, coordenador adjunto da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Professora Ester Sevilla representando a Secretaria municipal de Educação e demais diretores das Escolas contempladas com o PROERD neste semestre.
Foram contemplados com medalhas aqueles alunos que obtiveram melhor desempenho na redação e com uma bicicleta aro 26 de 18  marchas a aluna Amábili da Escola Moacyr Ramos Martins por ter se destacado na elaboração da redação final do Programa PROERD.



DOAÇÃO DE SANGUE

Nome Julia Pereira Zanger
Doadores devem comparecer no laboratório Marquês Pereira na Av Vasco da Gama nº 84 
Das 08:00 as 14:00 hs

Nome  SONIA MARIA TEIXEIRA DA CUNHA
Precisa de 30 doadores de qualquer tipo sanguíneo.
Doações podem ser feitas no Hemocentro da Santa Casa, em Porto Alegre.

BRIGADA ORIENTA PARTICIPA DO MUTIRÃO SOCIAL "TODOS PELA VIDA"

Na tarde do último sábado, o Programa Brigada Orienta reuniu as diversas atividades sociais da Brigada Militar, no Mutirão Social "Todos Pela Vida", que ocorreu no Parque da Expointer, no município de Esteio.

A Assessoria de Direitos Humanos e a Coordenação Estadual do Proerd informaram, orientaram e divulgaram suas atividades à comunidade presente no local, juntamente com a Exposição de Animais Taxidermizados do Comando Ambiental, Exposição de Materiais de Proteção e passeio no Caminhão do Corpo de Bombeiros de Esteio, Escolinha ABC de Trânsito, apresentação de cães do Canil do BOE, Passeio a cavalos do 4 RPMon.