No sábado (15/12), em Esteio, o Governo do Estado instalou o Território de Paz São José e Primavera. Na cerimônia, o governador Tarso Genro falou sobre a importância da integração da comunidade na efetividade das políticas públicas de segurança.
"Temos o compromisso de levar tranquilidade para as famílias que estão trabalhando em conjunto com o Estado para promover a segurança e as políticas cidadãs." Ele também ressaltou a presença do Estado no cotidiano das comunidades, executando os compromissos firmados no inicio do governo para uma sociedade mais segura, com desenvolvimento e inclusão social.
O Estado tem nove Territórios de Paz instalados, iniciativa que se constitui em promover ações sociais e de segurança nas comunidades, incentivando novas formas de convivência entre os moradores da região.
Durante o evento também foi instalado o Policiamento Comunitário no município, que foi dividido em dois núcleos, com três policiais militares cada um. O investimento em equipamentos de segurança e viaturas foi de R$110 mil. Os policiais moram nos bairros onde atuam, e o aluguel das casas é pago pela prefeitura por meio de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600. Todos frequentaram o curso de Promotor de Polícia Comunitária, desenvolvido pelo Departamento de Ensino e Treinamento (DET), da Secretaria de Segurança Pública.
Para o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o Estado quer promover a cultura de paz nas comunidades. "Devemos atuar de forma preventiva, a instalação do Território de Paz é o inicio de um processo para o enfrentamento à violência."
Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o deputado federal Ronaldo Zulke, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o coordenador do programa RS na PAZ, delegado Carlos Sant'ana, o secretário da Segurança Pública do município, Arno Leonhardt, integrantes da comunidade e demais autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário