segunda-feira, 8 de abril de 2013

CABM realiza Encontro Estadual de Educadores Ambientais


Na quinta-feira (04/04), na Quinta da Estância, em Viamão, teve início o Encontro Estadual de Educadores Ambientais. O evento acontece também na sexta-feira (05/04).
   Os 30 policiais militares do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) recebem orientação e atualização dos conteúdos a serem ministrados. O CABM pretende, com esse encontro, potencializar a educação ambiental como forma de reduzir os impactos ambientais existentes atualmente.
   O foco da atividade de educação ambiental estabelecido para 2013, além de atender a comunidade urbana, presa também pela comunidade rural, através da educação e proteção ambiental no seguimento dos produtores e comunidades rurais.







2º RPMon, na Fronteira Oeste, comemora seu centenário

O 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon), localizado em Santana do Livramento, Fronteira Oeste, comemorou o seu centenário em evento realizado na noite da sexta-feira (05). 

   Autoridades civis e militares do Brasil e do Uruguai prestigiaram a solenidade e foram recepcionadas pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, e pelos comandantes do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste (CRPO FO), coronel Iguaraçu Ricardo da Silva, e do 2º RPMon, tenente-coronel Antônio Osmar da Silva.

   O ato foi marcado por diversas homenagens, entre elas o descerramento de uma placa alusiva aos 100 anos do Regimento, oferecida pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar (AsofBM); o lançamento do selo comemorativo do centenário, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; e entrega da comenda “O Heroico”.

   Em seus pronunciamentos, os coronéis Fábio Fernandes e Iguaraçu, além do tenente-coronel Osmar, o presidente da AsofBM e o gerente dos Correios destacaram a importância do legado deixado pelos antepassados que iniciaram a história do 2º RPMon e que se reflete no trabalho atual, valorizado pela sociedade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Agraciados com a comenda “ O Heroico”:
1 - Coronel Iguaraçu Ricardo da Silva
2 - Coronel Flávio da Silva Lopes
3 - Coronel Adauto Garcês da Silva
4 - Coronel  Anísio Severo Portilho
5 - Coronel Willman E. Marcenal
6 - Coronel da Reserva José Moacir Barros Maciel
7 - Major Antônio Ney da Silva Junior
8 - 1º Sargento Paulo Cesar Leal Cruz
9 -  1º Sargento Claumir Possada da Silva
10 - 2º Sargento RR Máximo Garcez do Espírito Santo
11 - 2º Sargento Moacir Gonçalves Nazário
12 - 3º Sargento Carlos Roberto Pereira de Castro
13 - Sargento Alexandre Ramos Soares
14 - Soldado Eduardo Brum Ferreira
15 - Soldado Rudineli de Oliveira de Souza
16 - Soldado João Alberto Pires Menezes
17 - Rudineli de Oliveira de Souza
18 - Embaixador Vitor C.P. Gobato
19 - Inspetor Mayor Luiz Eduardo Madera Brasil
20 - Luiz Carlos de David Nunes 
21 - Righi Comércio de Gêneros Alimentícios
22 - Adroaldo Pötter 
23 - Família do tenente-coronel João Zazycki Filho








Solenidade Militar em alusão aos 77 anos do 6º BPM


Nesta sexta-feira (05/4), às 11h, dentro das comemorações do 77º aniversário do 6º Batalhão de Polícia Militar, aconteceu uma solenidade militar com o efetivo da unidade, autoridades e convidados.

   Prestigiaram a solenidade, o capitão de Corveta Sanches, representando o 5º Distrito Naval, o secretário Luis Francisco Spotorno, representando o Prefeito de Rio Grande, o chefe do Estado Maior do CRPO Sul, representando a unidade, o tenente-coronel Eliseu Antônio Vedana, o agente de Polícia Federal, Sergio Rocha, o superintendente do Porto, Dirceu Lopes, o delegado Regional, Elione Luiz Lopes, a Coordenadora da 18º Coordenadoria Regional de Educação, Professora Neila da Silva, o administrador da Penitenciária Estadual de Rio Grande, Guilherme Ulguim, o gerente de comunicação social e institucional da Quip, Gilson Moreira, o presidente do Consepro, Isaac Barreto Dutra, e o diretor da RBS TV, Alex Gasparetto, entre outras autoridades civis, militares e convidados.
   Durante a cerimônia, o comandante do 6º BPM, tenente-coronel Carlos Alberto Brusch Terres, entregou medalhas de serviço Policial Militar aos servidores que completaram 10 e 20 anos de serviços prestados na Brigada Militar, sendo eles, o sargento Cláudio Pereira Nunes e os soldados Minéia Santos da Costa, Peterson de Souza Borges e Luciano Pacifico Ávila. A medalha coronel Octávio Frota foi entregue para a soldado Adriana Novo Duarte, que visa distinguir militares estaduais que no exercício de suas atividades tenham se destacado nas ações de polícia em favor da coletividade. E a medalha de relevantes serviços prestados à ordem pública foi entregue ao superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Silva Lopes.

   Ainda foram conferidas a Comenda 6º BPM “Batalhão coronel Claudino” que visa a distinguir oficiais e praças da Brigada Militar, além de outros militares e civis em geral, que tenham se destacado no sentido de promover o desenvolvimento além de reforçar positivamente a imagem do 6º Batalhão de Polícia Militar, sediado na cidade de Rio Grande desde o ano de 1936.
   Foram agraciados com a comenda 6º BPM “Btl Cel Claudino”, em sua segunda edição, a coordenadora da 18º CRE, professora Neila Gonçalves Silva, o delegado Regional de Polícia Civil, Elione Luiz Lopes, e o Sr Nildo Farias. Os militares da reserva remunerada, tenente José Edrovando Montiel, e os militares da ativa, tenente Nelson Castro Machado, sargentos Ricardo Soares de Moraes, Vilmar Alencar, Mauro Santos, José Homero Figueira e Francisco Delmar Einhardt, e os soldados Marcelo Heinze dos Reis, Luciano Pons Borges, Roger Portarrioux, Clauber Antunes Ribeiro, Adriana Caldas Mello, Maria Angélica Matias e Peterson de Souza Borges.
   A solenidade foi encerrada com palavras do comandante da unidade e o desfile da tropa.