segunda-feira, 4 de junho de 2012

27º REUNIÃO DO COMITÊ PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO SETOR PÚBLICO E ONG'S

          Na tarde desta segunda-feira (04/06) às 15:30 horas ocorreu a 27º REUNIÃO DO COMITÊ PARA A PROMOÇÃO PARA A IGUALDADE RACIAL NO SETOR PÚBLICO  E ONGS, com a presença da Sd Luciana Andrade e a Sd Rosimar Viera, as quais representaram o TCel Franquilin, Chefe da Assessoria de Direitos Humanos.
         A reunião ocorreu na sala 617, no 6º andar do prédio Sede do Correios, na rua Siqueira Campos.  Compareceram no local a Sra Carla Cavalheiro da ONG CASSANGE( Alvorada), Sra Angela R. da Silva do CONCOR,  Sr Giovanne N. Talavera da SINDISERF,  Sr Jairo A. da Silva Brum da ONG MOVIMENTAÇÃO/ECT,  Sr Claudio Siboney da AFROARTIS,  Sra Maria Luisa da ONG KIZOMBA.
          Foram tratados assuntos referentes ao SEMINÁRIO que será realizado pelo Comitê, que estava agendado para o dia 10/07 e que foi transferido para duas possíveis datas (16 ou 22/08), e marcada a próxima reunião que será dia 26/06 no município de Alvorada.







REUNIÃO DO CEDICA RS

     Na manhã desta segunda-feira (04/06), ocorreu a reunião do (CEDICA) Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do RS, Conselheiros: Selita Maria Dalusa, Assistente Social, representando a Sociedade Sulina Divina Providência, Elaíde Marconi representando a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas do RS (FADERS) e o Sgt Túlio Cesar Figueiró, representando a Brigada Militar do Estado do Rio grande do Sul. Foram abordados entre outros assuntos, a verificação e análise de projetos encaminhados àquele órgão.

AULA INAUGURAL DO CURSO AVANÇADO DE ADMINISTRAÇÃO POLICIAL MILITAR(CAAPM/2012)

           Na segunda-feira (4/6), às 11h, no Auditório da Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, foi realizada a Aula Inaugural do Curso Avançado de Administração Policial Militar (CAAPM/2012), a qual foi ministrada pelo Comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu.

           Estiveram presentes na solenidade, representando o secretário da Segurança Pública, a delegada Patrícia Tolót, o Chefe do Estado-Maior da BM, Coronel Valmor Araújo de Mello, o diretor de ensino, coronel Uilson Miguel Miranda do Amaral, o coronel Sergio Pastel, o comandante da APM, tenente coronel Humberto de Sá Garay, o diretor administrativo financeiro da Corag, Dorvalino Santana Alvarez e demais oficiais e autoridades.

            Na ocasião foram entregues ao Comandante-geral, ao comandante da APM e aos chefes de turma do CAAPM, kits de produtos da Corag.







           

REUNIÃO DA ADH COM REPRESENTANTES DO INSTITUTO SAGRES

     Na segunda-feira (04/06), às 14h, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar (ADH) Tenente-Coronel Paulo César Franquilin Pereira, reuniu-se com os representantes do Instituto Sagres, o Presidente Sr. Mário Andreuzza e os Consultores Sr. Pedro Zacarias e Carlos Porfírio Júnior, tendo como pauta o SIGAI (Sistema Integrado de Gestão do Acesso à Informação) que foi desenvolvido com o propósito de atender as exigências da Lei n.º 12.527 de 18 de Novembro de 2011.

ALDEIA AMBIENTAL NO TERRITÓRIO DA PAZ DO 21º BPM

          Na terça-feira (5/6), às 14h, acontecerá na praça Esplanada, na avenida João Antonio da Silveira, no bairro Restinga, Território da Paz do 21º Batalhão de Polícia Militar, o projeto Aldeia Ambiental que é uma parceria do Comando Ambiental da Brigada Militar, Escolinha de Trânsito do Batalhão Rodoviário, Canil do 1º BOE, 4º RPMon, Departamento Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura de Porto Alegre (DMLU) e da Braskem.

        O objetivo é sensibilizar os participantes para a conservação dos recursos naturais, evitando degradações que estão diretamente relacionadas com catástrofes naturais enfrentadas nos últimos tempos. A atividade de educação ambiental não-formal tem como público-alvo alunos do ensino fundamental das redes públicas e privada e das comunidades do Bairro Restinga e Extremo Sul da Capital. 

COMEÇAM AS OBRAS PARA A CONSTRUÇÃO DO NOVO ALOJAMENTO DO PRESÍDIO ESTADUAL DE ENCANTADO

               O novo alojamento do Presídio Estadual de Encantado começou a ser moldado nesta semana. A estrutura abrigará 33 detentos do regime aberto e semiaberto, juntamente com uma ala feminina de 12 vagas. A realização do projeto é uma parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Conselho da Comunidade e Judiciário local.

PRESOS DA PENITENCIÁRIA DE CAXIAS DO SUL RECEBEM DIPLOMA NA ÁREA DE METALÚRGICA

       Detentos do regime fechado da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS) receberam, nesta sexta-feira (1º) certificados do Curso de Lid Metrologia. Com carga horária de 35 horas, o curso consiste na leitura e interpretação de aparelhos utilizados no setor metalúrgico (desenhos). Os certificados foram entregues a onze apenados.

      As atividades foram ministradas pelos próprios presos, que já trabalham na produção de limpadores de parabrisas de ônibus e assentos de veículos da linha pesada, na empresa RGB do Brasil, por meio de um Protocolo de Ação Conjunta com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

     De acordo com o diretor da PICS, Antônio de Oliveira Severo, mais dez presos serão contemplados para participar na segunda fase do curso.
Texto:Neiva Motta
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51)3210-4305
 

ANIVERSÁRIO DO CENTENÁRIO DA BANDA DA AJUDÂNCIA-GERAL DA BRIGADA MILITAR

GOVERNO DO ESTADO APRESENTA PROPOSTA DE AUMENTO PARA SERVIDORES DO IGP

         A secretária adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, receberam nesta quinta-feira (31), na Casa Civil, a direção do Sindicato dos Servidores do Instituto Geral de Perícias do RS (Sindipericias). O Governo do Estado apresentou uma proposta de aumento salarial que prevê um índice de 49,73%, até 2014.

         A proposta prevê reajuste no básico e no risco de vida dos servidores da categoria, que representa peritos, papilocopistas/fotógrafos e auxiliares de perícia. Neste período, o risco de vida passa de 60% para 80%, sem contar as vantagens pessoais.

Confira a proposta:
2012: 10% de aumento no básico da carreira
2013: 10% de aumento no básico da carreira + 70% de risco de vida
2014: 10% de aumento no básico da carreira + 10% de risco de vida, totalizando 80%

        A secretaria adjunta Mari Perusso disse que o objetivo do Executivo é valorizar os servidores e qualificar o trabalho da polícia científica. "Mantemos nosso compromisso de valorização das carreiras da segurança pública, que é uma das prioridades deste Governo. Estamos oferecendo um aumento histórico e a nossa expectativa é que a categoria aceite a proposta". Uma reunião foi marcada para a quarta-feira (5).
Texto: Joice Proença
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305
Secretaria da Segurança Pública
Expediente

Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda à sexta.
Rua Voluntários da Pátria, 1358/8º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Desenvolvido pela
PROCERGS


PARCERIAS GARANTEM TRABALHO PARA APENADOS DA COLÔNIA PENAL AGRÍCOLA EM CHARQUEADAS

          A Susepe celebrou, nesta quinta-feira (31), na sede da Colônia Penal Agrícola (CPA) Daltro Filho, em Charqueadas Protocolos de Ação Conjunta (PACs) que devem garantir mais de 60 oportunidades de trabalho para apenados da instituição. Com este acréscimo, serão mais de 100 presos trabalhando no estabelecimento prisional.

         Na próximas semanas, outra empresa deve iniciar a construção de sua área de produção para gerar mais 30 vagas de trabalho. As novas oportuinidades vão garantir mão de obra de presos para empresas de marcenaria, de móveis e estofados, de telhas e tijolos de concreto, de pufes e colchões. Os apenados vão trabalhar nas estruturas construídas, por eles mesmos, para abrigar as linhas de montagens das empresas. Os empresários estimam um investimento de mais de R$ 2 milhões nas instalações de suas fábricas junto à CPA.
          Oportunidades e parcerias
         Durante a apresentação das empresas e dos projetos, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, agradeceu as parcerias firmadas. "Uma das formas de colaborar para o sistema penitenciário é a oportunidade de trabalho e renda aos apenados. E aqui nós temos hoje um ato humanitário, de justiça, de políticas sociais extremamente importantes. Estas iniciativas visam a proporcionar uma ocupação e uma qualificação para os apenados, que precisam deste incentivo", comentou.

         O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, salientou a importância de parcerias para proporcionar oportunidades de trabalho e renda aos apenados. "Só temos a agradecer a estes empresários que apostaram que é possível mudar uma realidade com o trabalho. Acreditaram, acima de tudo, no ser humano. O sistema penitenciário não funciona sem o envolvimento da sociedade. As soluções, muitas vezes, estão do lado de fora. As pessoas que estão recolhidas, vão retornar ao convívio e nós devemos oportunizar com que elas saiam melhores", afirma.
 
          Exemplo e experiência
 
          Um dos primeiros PACs realizados na Colônia Penal surgiu da experiência de Adriano Medeiros, que passou pelo Presídio de São Jerônimo e, atualmente, cumpre pena em regime domiciliar. Ele conta que a motivação veio por não ter conseguido a mesma oportunidade e pela vontade de ajudar quem quer se melhorar. "Muitos só precisam de uma chance. Meu desejo é colocar os presos a trabalhar, porque, se eu não voltasse a trabalhar, eu poderia ter tido um destino diferente. Durante seis anos, vi pessoas que precisavam ter o que fazer e eu quero colaborar para que isso se torne realidade", relatou. A empresa comemora os resultados com a venda das peças para grandes redes de lojas.
 
Texto: Tiago Dias
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305